TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promoção da Saúde

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

SAUDE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada pela ONU a fim de lidar com questões relacionadas à saúde global. Os estatutos da OMS foram aprovados em 22 de julho de 1946 durante Conferência Internacional da Saúde, convocada pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) reunido em Nova York.  A OMS tem como propósito garantir um bom nível de saúde para todos e possui uma filosofia de que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade (CONSTITUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 1946).

Além de ser um dos assuntos mais abordados e importantes nos países, tem como relação que a saúde para todos contribuiria tanto para melhor qualidade de vida como também para a paz e segurança globais, segundo os signatários da-Ata, que pregavam uma ação urgente para promover a saúde de todos os povos do mundo (DECLARAÇÃO DE ALMA-ATA, 1978).

Os Estados Membros da Constituição da OMS criaram uma lista com princípios básicos para o completo bem estar da população, direcionada a fim de atuar como autoridade e liderar trabalhos internacionais no domínio da saúde; envolver-se em parcerias na qual a ação conjunta é importante; moldar a agenda de pesquisa; estimular a geração, tradução e divulgação de conhecimentos valiosos (OMS, 2014).

A  OMS tem como metas promover, em cooperação com outros organismos especializados e, quando necessário, o melhoramento da alimentação, da habitação, do saneamento, do recreio, das condições econômicas e de trabalho e de outros fatores de higiene do meio ambiente; promover a cooperação entre os grupos científicos e profissionais que contribuem para o progresso da saúde; promover a melhoria das normas de ensino e de formação prática do pessoal sanitário, médico e de profissões afins; e ajudar a formar entre todos os povos uma opinião pública esclarecida sobre assuntos de saúde (BIBLIOTECA VIRTUAL DE DIREITOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2014).

 Segundo a Organização Mundial da Saúde, para ter uma saúde completa há uma serie de cuidados básicos que devemos tomar, como na promoção, prevenção, no tratamento e na reabilitação da saúde.

A alimentação exerce grande influência na vida de um indivíduo, principalmente em sua saúde. Quando uma pessoa está desnutrida, fica fraca, sem vontade de realizar qualquer atividade que exija muito esforço muscular ou cerebral (MÔNICA GALISA, 2008).

Já quando está em estado de sobrepeso, qualquer mínimo esforço resulta em um cansaço anormal, além de poder desencadear diversas doenças, como a obesidade, que está se tornando uma epidemia mundial devido à má alimentação e sedentarismo (MÔNICA GALISA, 2008).

Portanto, deve-se cuidar da alimentação conforme as necessidades especiais, já que esta exerce uma decisão em no desenvolvimento, condição e eficiência para realizar atividades do dia a dia (MÔNICA GALISA, 2008).

Para tal, utilizou-se a Pirâmide Alimentar Brasileira (anexo 1), que consiste em determinar a quantidade correta de cada grupo de alimentos que deve ser consumida diariamente (MÔNICA GALISA, 2008).  

Em uma dieta de 2000kcal, deve-se ingerir uma porção de óleos e gorduras, açúcares e doces, carnes e ovos, feijões e oleaginosas; três porções de leite, queijo, iogurte, legumes, verduras e frutas e seis porções de arroz, batata, pães, massas em geral, distribuídas em seis refeições (café da manhã, almoço, janta e lanches intermediários) (MÔNICA GALISA, 2008).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com