TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: LAVAGEM DE MÃOS

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  3.329 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSIS GURGACZ

LUANA SCHWARZ

RAFAELA BEATRIZ MENEGUSSO

LUANA EDUARDA LISBOA

LARISSA CAMILA PAGLIOSA DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: LAVAGEM DE MÃOS

CASCAVEL

2017


CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSIS GURGACZ

LUANA SCHWARZ

LUANA EDUARDA LISBOA

RAFAELA MENEGUSSO

LARISSA CAMILA PAGLIOSA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: LAVAGEM DE MÃOS

Trabalho apresentado à disciplina de Bases de técnica dietética como requisito parcial para obtenção da aprovação semestral no Curso de Nutrição pelo Centro Universitário Assis Gurgacz.

Professora: Adriana Hernandes Martins

CASCAVEL

2016

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO……………………………………………………….pg4

2.OBJETIVO………………………………………………………….....pg4

3.MATERIAIS E METODOS…………………………………………...pg4

4.RESULTADOS.......................................................................................pg5

5.DISCUSÃO E CONCLUSÃO.................................................................pg6

6.REFERENCIAS........................................................................................pg7

  1. INTRODUÇÃO

No dia 15 de Março de 2017, no laboratório de Nutrição foi feita a aula prática sobre Técnicas de pré-preparo dos alimentos.

O pré-preparo é toda a operações que os alimentos sofrem antes de serem preparados para o consumido, inclui todas as operações antes do preparo, por exemplo, pesagem, limpeza, divisão e união (ALQUIMIA DOS ALIMENTOS).  As técnicas do pré-preparo que foram desenvolvidas no laboratório foram: descascar (retirar a pele com o auxilio de uma faca), raspar, corte Julienne, espremer (retirar o líquido de alimentos sólidos, utilizando as mãos ou espremedores), pelar, cortar em rodelas, ralar, cortar em palitos, picar (dividir um alimento em pedaços pequenos com o auxílio de facas), quebrar ovos (PHILIPPI)

  1. OBJETIVO

Conhecer diferentes técnicas de pré-preparo dos alimentos. Calcular o Indicador de Parte Comestível e Índice de Conversão dos alimentos.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Grupo 1: Descascar- foram utilizadas quatro batatas que foram pesadas com  auxilio de uma balança, duas foram descascadas com a faca por dois membros do grupo diferentes, e as outras duas foram descascadas com um descascador de legumes pelos outros dois membros do grupo. Cada batata foi pesada e cozida separadamente, depois de cozidas foram colocadas em pratos para apresentação. Raspar- foram utilizadas três cenouras, onde foram pesadas separadamente com o auxilio de uma balança, duas cenouras foram raspadas com uma faca e a outra com um descascador de legumes, depois foram pesadas e cozidas separadamente, por final foram colocada em um prato para apresentação.

Grupo 2: Corte Julienne- foi utilizada uma cenoura que foi pesada, descascada, cortada ao meio e nas extremidades formando um quadrado, em seguida foi cortada em fatias longitudinais e em tirinhas de 4 a 5cm de comprimento por 2 a 3mm de largura, por final foi colocada em um prato para apresentação. Espremer- duas laranjas foram pesadas e cortadas ao meio, uma foi espremida com a mão e a outra com um espremedor manual, depois o suco de cada laranja foi pesado e medido o seu volume em um copo  e esse mesmo processo foi feito com dois limões.

Grupo 3: Corte jardineira- foi utilizada uma batata onde foi pesada, cortada nas extremidades formando um quadrado e em cubos de 1 cm e depois pesada novamente, depois disso os cubinhos foram cozinhados e  acrescentados á carne moída. Pelar- foram usados dois tomates, onde um tomate foi espetado com um garfo e levado á chama do fogão, quando a pele esquentou foi retirado a pele, pesado, aberto e retirado as sementes e foi pesado novamente, o outro tomate teve sua base cortada, e na outra extremidade foi feita um cruz com o auxilio de uma faca, foi utilizada uma panela com água fervente e fervido o tomate por 1 minuto, foi retirado a pele, pesado, aberto, retirado as sementes e pesado, por fim os tomates foram postos em pratos para apresentação.

Grupo 4: Cortar em rodelas: foi utilizado um pepino, retirado as extremidades, cordado em rodelas de 0,5cm, pesado e colocado em um prato para apresentação. Ralar: foi utilizada uma abobrinha que foi pesada, ralada em ralo grosso, e pesada novamente, depois foi refogado 1 colher de óleo e um dente de alho espremido com sal e colocado em um prato para apresentação.

Grupo 5: Quebrar ovos:  foram utilizados dois ovos que foram pesados dois ovos separadamente, um ovo foi quebrado e pesado, o outro foi quebrado e retirado a clara da gema e pesado os dois separados, depois disso foi frigido o ovo com o auxílio de uma frigideira e colocado em um prato para apresentação. Cortar em palitos- foi utilizado uma batata que foi pesada e descascada, depois foi cortada em palitos de 5 a 6cm de comprimento e 1cm de largura e pesada, foram pegos dois bastões e fritos em óleo quente por final foram colocados em um prato para apresentação.

Grupo 6: Picar: foi utilizado uma cebola, que foi pesada com o auxílio de uma balança, descascada e picada em pedaços pequenos e novamente pesada. Carne moída refogada: foram utilizadas 250g de carne moída, 1 colher de sopa de óleo, 1 dente de alho espremido e sal. A carne moída foi pesada, em uma panela foi aquecido óleo e acrescentado o alho, depois foi acrescentada a carne moída e o sal e refogada até ficar sem água, e foi novamente pesada.

Todas as práticas feitas tiveram o índice de correção dos alimentos e indicador de parte comestível calculados.

           4.RESULTADOS

ALIMENTO

IPC

IC

IR

Batata descascador membro 1

1,2

0,828

-

Batata descascador membro 2

1,2

0,828

-

Batata faca membro 1

1,2

0,828

-

Batata faca membro 2

1,2

0,828

-

Corte Juliana

1,21/-

-

Laranja mão

2,69/-

-

Laranja espremedor

2,88/-

-

Limão mão

2,31/-

-

Limão espremedor

2,14/-

-

Corte Jardineira

1,31

0,85

-

Picar (cebola)

1,95

-

-

Cenoura raspada com faca

1,08

0,877

-

Cenoura descascada com faca

1,08

0,877

-

Cenoura descascada com descascador de legumes

1,08

0,877

-

Tomate pelado com garfo

-

Tomate pelado água quente

-

Rodelas pepino

1,025

-

-

Ovo inteiro

1,1372

0,6470

-

Clara

4,0666

-

-

Gema

1,6486

-

-

Carne moída refogada

-

0,612

-

Ralar abobrinha

1,080

0,8174

-

Palito (batata)

1,1982

0,7268

-

*resultados em branco não foram trocados com as outras bancadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com