TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO VISITA TÉCNICA

Por:   •  21/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  2.152 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE, CIÊNCIAS [pic 1]

HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUI

Curso de Nutrição / Série: 3º Período

Disciplina: Microbiologia dos alimentos

                                                 Professora: Layana Rodrigues Chagas

                                                 Relator(a): Katiuce Ribeiro de S. Raulino.

VISITA AO LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA Dr. “ COSTA ALVARENGA” ( LACEN/PI)

Relatório de visita em atendimento à disciplina de microbiologia dos alimentos, orientada pela professora: Layana Rodrigues Chaves.

 

Maio/ 2017

APRESENTAÇÃO :

Atendendo a solicitação da professora Layana Rodrigues Chaves, da disciplina de microbiologia dos alimentos, apresentando em seguida , relatório das atividades desenvolvidas durante visita da turma do curso de Nutrição, 3° período da faculdade Uninovafapi.

O laboratório central de saúde pública- Lacen/ PI, foi inaugurado em setembro de 1977 e institucionalizado através da lei 3.712 de abril/ 79, integrando o sistema de nacional de laboratórios de saúde pública, atualmente é uma diretoria com capacidade gestora e orçamentária ligada a secretária da saúde do Estado do Piauí. O Lacen-PI têm como objetivo primordial atender a comunidade través da execução das mais diversas análises de interesse em saúde pública, fazendo parte integrante da vigilância em saúde. Trata-se de um laboratório público, atende diversas demandas provenientes das regionais de saúde , vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e ambiental, além de coordenar a rede de laboratórios públicos e privados, que realizam analises de interesse de saúde pública.

Esta vista teve como objetivo, observar o processo das atividades desenvolvidas no Lacen-PI, das diversos áreas laboratoriais e exames realizados.

Roteiro( programa da visita)

Chegada ao laboratório às: 8:30h

Visita aos setores de : virologia/ imunologia; Toxicologia; Citopatologia Ginecológica; Microbiologia; Triagem neonatal e Controle de produtos e serviços ( alimentos e água).

Término da visita às: 11:00h

DESENVOLVIMENTO

A visita pelas instalações do Lacen-PI começou pela apresentação e recepção da funcionária Rafaela Silva, que faz parte da equipe de coordenação da área de biossegurança, onde foi repassado informações sobre as instalações e sobre a divisão dos laboratórios. Foi explicado neste momento, como deve ser tratadas as amostras com suspeitas e sobre o recebimento desses materiais, assim como informações sobre atendimento na recepção que é destinado a pacientes referenciados pelas unidades de saúde.

Prosseguindo nossa visita, a turma pôde conhecer a seção de Virologia/ Imunologia, onde são realizados exames para o diagnóstico, confirmação e monitoramento de diversas doenças e agravos à saúde pública, foi nos informado ainda que as metodologias usadas são desde de testes de triagem até aos mais específicos, garantindo assim, uma ampla cobertura dos processos de investigação e controle. São exemplos de exames deste setor: Sorologia para: HIV, HTVL Marcadores de hepatites virais ( A, B e C), Dengue, sarampo e outros.

Sobre a seção de Toxicologia,  observamos que este setor está habilitado para a avaliação toxicologica, através dos exames de colinesterase sanguínea realizados nos agentes de endemias que trabalham direta e indiretamente com inseticidas e carbamatos para detectar a redução dos níveis da atividade colinesterase plasmáticas. Exames deste setor: Detecção da atividade colinesterase plasmáticas.

Na seção de Citopatologia Ginecológica, nos foi explicado que este setor promove a avaliação de desempenho doa laboratórios que realizam os exames citopatologicos, através da realização do controle externo da qualidade estabelecido e executado por equipe técnica especializada.

Seguindo a visita passamos pela seção de Biologia molecular, onde realizam diagnóstico em Biologia molecular foi implantado em 2001 pela rede nacional de carga viral para HIV 1, e partir daí estão ampliando para outras doenças. Exemplos de exames realizados : Teste de paternidade ( DNA), exemplos de exames  a  serem implantados: Genotipagem para HCV.

Na seção de Microbiologia , podemos entender a importância das atividades que alí são desenvolvidas e a relação de controle de doenças e a as consequências causadas por bactérias, através de diagnóstico, o monitoramento é feito , contribuindo para as ações da rede de saúde pública a qual o Lacen está inserido, este setor ainda participa de atividades de pesquisa em parceria com outras instituições. Exemplos de exames : Controle de qualidade- revisão de lâminas de tuberculose e hanseníase e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (668.1 Kb)   docx (641.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com