TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIOS AULAS PRÁTICAS

Por:   •  17/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE BRASILEIRA – UNIBRA

Aline Silva de Lima; Bárbara Évelyn Gomes Nogueira Costa; Bruno Silva de Oliveira; Camila Maria da Silva; Ketilyn Lins de Araújo Fernandes e Layane Benny dos Montes Coelho.

RELATÓRIOS AULAS PRÁTICAS

Recife, PE

2018

UNIVERSIDADE BRASILEIRA – UNIBRA

Aline Silva de Lima; Bárbara Évelyn Gomes Nogueira Costa; Bruno Silva de Oliveira; Camila Maria da Silva; Ketilyn Lins de Araújo Fernandes e Layane Benny dos Montes Coelho.

CEREAIS

[pic 1]

Recife, PE

04/10/2018

1. INTRODUÇÃO

        Utilizados em várias culturas, os cereais são grãos ou sementes comestíveis. Consumidas por grande parte da população mundial. É conhecido por ser pratico, de baixo custo, grande valor nutritivo e bom rendimento. Tem como um dos principais, o trigo, centeio, aveia e o arroz. Que é um cereal que se encontra em grandes variedades, exemplo, arroz parbolizado, arroz vermelho e arroz branco. Também conhecido como polido. Este trabalho apresenta conhecimentos sobre cereais, e seus aspectos em uma preparação.

2. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Realizar a cocção do arroz polido, do integral e do parbolizado.

  1. Objetivos Específicos

- Observar a diferença no tempo de preparo de cada tipo de arroz;

- Verificar as características próprias de cada cereal;

- Elaborar a ficha técnica da preparação.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

Preparação: Cocção de cereais – Calor úmido

Ingredientes: 133 g de arroz polido, 136 g de arroz parabolizado, 126 g de arroz integral, sal a gosto.

Modo de Preparo: 1. Pesar e medir o arroz. 2. Colocar para cozinhar em 2,5 vezes o volume de água fervente e o sal. 3. Levar ao fogo em panela tampada e, quando ferver, abaixar a chama para cozinhar lentamente. 4. Marcar o tempo e, se necessário, juntar mais água (medir). 5. Retirar do fogo quando estiver gelatinizado. 6. Pesar. 7. Calcular o rendimento e a porção ideal.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

        O arroz é o cereal mais consumido e rico em nutrientes que nosso organismo não sintetiza, como, vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos insaturados e compostos bioativos. Existem alguns tipos de arroz como o Integral, parboilizado e o polido ou branco (KREBS et al,2017). O arroz parboilizado passa por um processamento que cozinha o grão dentro da sua própria casca, utilizando água e calor, o grão absorve os nutrientes da casca do arroz deixando-o mais nutritivo, esse processo é responsável por deixar o arroz mais íntegro e solto no seu cozimento, essa técnica é desenvolvida em três etapas  Encharcamento: O arroz é colocado em água quente por algumas horas e nesse processo as vitaminas e minerais que se encontram na película e germe penetram no grão a medida que ele vai absorvendo a água. Gelatinização: O arroz é colocado em autoclave, submetido a uma temperatura maior sob pressão de vapor, o grão fica mais compacto nesta etapa e as vitaminas e minerais são fixadas em seu interior. Secagem: O arroz é secado para descascamento, polimento e seleção dos Grãos. (DORS, PINTO, FURLONG,2009). No arroz polido o objetivo principal é a retirada da casca e de uma camada intermediária chamada de farelo que é constituída por vários outros componentes, esse processo reduz o valor nutricional de vitaminas e nutrientes inorgânicos, este grão polido tem alta concentração de amido e baixo teor de lipídeo (OKADA, ET AL 2007). Arroz integral comercializado em menor escala, sua aparência mais escura se dá pela presença do farelo e do germe, ele é rico em fibras, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B, tem textura fibrosa, requer um cozimento mais longo e aumenta a saciedade (WEBER,2012).

5. CONCLUSÃO

6. REFERÊNCIAS

KREBS,C.S; et al. Estudo dos ácidos graxos e das propriedades antioxidantes de Oryza sativa L): arroz bruto, integral, parboilizado e branco comercializados no Brasil e na Itália. Engevista, V. 19, n.5, p. 1168-1187, 2017.

DORS, G.C; PINTO,R.H; FURLONG, E.B. Influência das condições de parboilização na composição química do arroz. Ciência e tecnologia de alimentos, 2009.

OKADA,I.A; et al. Validação e aplicação de metodologia analítica na determinação de nutrientes inorgânicos em arroz polido. Ciência e tecnologia dos alimentos, 2007.

WEBER,J.M; Arroz: Características químicas, culinárias e nutricionais das diferentes variedades consumidas no Brasil. Universidade de Brasília, 2012.

ANEXOS

[pic 2]   [pic 3][pic 4][pic 5]

(A) Arroz Branco

[pic 6]    [pic 7][pic 8][pic 9]

(B) Arroz Integral

[pic 10]    [pic 11][pic 12][pic 13]

(C) Arroz Parbolizado

UNIVERSIDADE BRASILEIRA – UNIBRA

Aline Silva de Lima; Bárbara Évelyn Gomes Nogueira Costa; Bruno Silva de Oliveira; Camila Maria da Silva; Ketilyn Lins de Araújo Fernandes e Layane Benny dos Montes Coelho.

AVES

[pic 14]

Recife, PE

04/10/2018

1. INTRODUÇÃO

        Classificados como animais vertebrados, as aves podem ser domésticas ou de caça. Ambas são utilizadas na alimentação de milhões de pessoas. Possuindo varias espécies, dentre elas, o peru, pato e o frango. Que é a ave mais consumida pela população mundial. Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de obter conhecimentos sobre aves. E seus aspectos gerais em uma preparação.

2. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Preparar o peito de frango ao forno.

  1. Objetivos Específicos

- Relatar a aceitabilidade do prato;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (675.9 Kb)   docx (445.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com