TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Bioquímica Humana

Por:   •  6/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE PRÁTICA

Maria Eduarda Barboza Almeida, 01621827

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: Bioquímica Humana

DADOS DO(A) ALUNO(A):

NOME: MARIA EDUARDA BARBOZA ALMEIDA

MATRÍCULA:01621827

CURSO:NUTRIÇÃO

POLO: CAPIM MACIO - NATAL (RN)

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): ROSILMA OLIVEIRA

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e

concisa;

  • O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
  • Tamanho: 12;

Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;

  • Espaçamento entre linhas: simples;
  • Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 

Atenção:  desenvolva as respostas de maneira resumida, mas garanta que todo o conteúdo necessário foi abordado. Para essa atividade é obrigatório a indicação de referência bibliográfica. 

RELATÓRIO:

ATIVIDADE CATALITICA DA AMILASE SALIVAR

1. Descreva os procedimentos realizado durante a aula, explicando as etapas e quais materiais utilizados.

 A primeira etapa da aula pratica foi separar os tubos em AA1, AA2, AA3 em hidrolise enzimatica e hidrolise quimica, seguindo de preparar o banho de gelo e o banho maria para depois ser usado. O primeiro passo da hidrolise quimica foi fazer soluçoes com amido de 1%, colocando 30ml de amido com a praveta no beck e 3ml de acido cloridrico com a pera de borracha e adicionar na soluçao de amido. Já na enzimatica colocar 30ml de amido de 1% da pepeta para o beck e 3ml de amilase salivar. logo em seguida, adicionar 5ml de agua nos tubos e depois com a pera de borracha, adicionar 5ml das solucoes feitas no tubo com agua e depois submetido as temperaturas. Na experiencia, o tubo AA1 das duas hidrolise foi colocado por 1 minuto no banho de gelo, nos tubos AA2 foi colocado no banho maria a 70 graus por 10 minutos e os tubos AA3 a 20 minutos no banho maria. posterialmente depois do banho maria foram colocados a mais ou menos 1 minuto no banho de gelo. E logo em seguida adicionado 5 gotas de lugol 2% para se observar as reações em todos os tubos.  

2. Responda as Perguntas:

  • Qual a composição bioquímica do amido? C 6 H 10 05, o amido é um polissacarideo, formado pela união de moléculas de α-glicose da amilose e da amilopectina

  • Qual o objetivo do uso de HCl, aquecimento e resfriamento no procedimento da hidrólise química do amido? o objetivo é favorecer a quebra das moleculas de amido em glicose, basicamente o HCI acelera a reção de hidrolise, o aquecimento facilita a mistura dos reagentes e o resfriamento aumenta o teor de amido retrogradado.
  • Descreva a sequência de transformações operadas pela amilase na molécula da amilose. por causa da mastigação há liberação da enzima a-amilase que fica presente na saliva, fazendo com que ocorra a catalise da hidrolise nas ligaçoes glicosidicas da amilose, que vai resultar em maltose, glicose e amilopectina e da amilopectina resulta em dextrina, mistura de polissacarideos
  • Explique os resultados obtidos durante o ensaio bioquímico.

No final do experimento, os tubos que foram para o banho de gelo e depois adicionado o lugol, mudaram de cor durante o tempo, clareando então estava ocorrendo a degradação do amido, já a temperatura nos tubos AA2 que foram 10 minutos no banho maria percebe-se que não consegue ver mudança, ou seja, não houve degradação do amido. Já nos tubos AA3 que passaram 20 minutos no banho maria, logo observa a mudança de cor e que vai interagindo com o amido, o lugol entrando na solução o que indica a presença do amido.

REAÇÃO DE SELIWANOFF (REAÇÃO PARA DISTINÇÃO ENTRE ALDOSES E CETOSES)

1. Descreva os procedimentos realizado durante a aula, explicando as etapas e quais materiais utilizados.

   materias utilizados: tubos identifcados com glicose, frutose e agua e utilizado pera com pipeta para pegar as substancias. Primeiro passo do procedimento é pegar 1ml de cada substancia grutose, glicose e agua, com a pipeta e a pera e colocar nos tubos que tem identificação. Em seguida, é adiconando 1,5ml de acido cloridrico que serve como acido forte que é colocado nos tubos testes. Vai homogenezar os tubos levemente. É colocado logo em seguida 0,5ml do reativo salinol nos tubos, agitando novamente os tubos e colocar os tubos em banho maria sem tempo definido ate ver os resultados, observando sempre. Tem que ocorrer a coloração vermelha. Depois de 2  minutos, observa-se que no tubo da glicose permanceu inalterado não teve reação, na frutose teve reação, indicando reação e agua tambem foi inalterada, sem reação. Na frutose ocorre reação do puporol.

2. Responda as Perguntas:

  • Qual o princípio da técnica de Seliwanoff?

A desidratação dos carboidratos em meio acido.

  • Qual o objetivo de utiliza um tubo apenas com água destilada.

O objetivo é servir para o controle negativo

  • Porque é necessário aplicar fervura e ácido clorídrico (HCl) durante o teste de Seliwanoff?

 A função do HCL é desidratar os carboidratos e para que ocorra esse processo é necessario a fervura, pois ao desitratar os carboidratos o hcl forma furfurais e assume a coloração vermelha.

  • Explique os resultados obtidos durante o ensaio bioquímico quanto a presença de aldose e cetoses.

 quando os tubos foram adicionados o acido cloridrico e o resorcinol  e logo apos colocado na fervura, foi observando os resultados obtivos, que a glicose misturado com os acidos não sofreu nenhum tipo de reação de cetose ja que não houve coloração, a mesma coisa com o tubo que possuia a agua, não houveram presença de cetoses. Já a frutose obteve coloração vermelha o que indica a presença da cetose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com