TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Digestão Enzimática

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Aplicando os Conceitos

1) Qual enzima foi analisada nesta prática?

Amilase Salivar ou Ptialina

2) Porque os tubos são encubados em banho maria a 37o C?

Porque a enzima α-amilase tem temperatura e pH ótima de 37°C e 7,0-7,2 , tendo em vista que que nesta prática, o fato de a saliva ter sido mantida à 37ºC foi com a finalidade de manter a temperatura corpórea; não alterando assim os resultados obtidos na mesma.

3) Algum tubo do experimento pode ser classificado como controle negativo da digestão, ou positivo para a marcação com  o Lugol?

4) Se há diferença entre incubação a 37oC e 100oC, explique o motivo.

5) O que representa para a atividade enzimática a incubação com o ácido?

Resultados

1. Se o reagente for o LUGOL (contém iodo)

O soluto de Lugol é um indicador para testar a presença de amido. O corante irá colorir o amido à medida que interage com a estrutura enrolada (forma helicoidal) do polissacarídeo, produzindo uma cor azul escura. O Lugol não reage com monossacarídeo (glicose), nem com dissacarídeo (sacarose).

Se o tubo de ensaio estiver com a coloração mais preta, significa que possui mais amido.

Se o tubo de ensaio estiver com a coloração menos preta, significa que tem menos amido.

Se o tubo de ensaio estiver com glicose, significa que a enzima amilase salivar cumpriu o seu papel e degradou esse amido até ele virar glicose. A coloração se torna verde azulada.

Se o tubo de ensaio estiver com muita glicose, significa que a enzima amilase salivar cumpriu o seu papel e degradou esse amido até ele virar totalmente glicose. A coloração se torna alaranjada.

O tubo 1 contém amido e salina. Implica dizer que não há quebra desse amigo, fazendo com que a coloração não fique escura

O tubo 2 contém amido, mas devido a presença da saliva (em função da enzima amilase salivar) há a degradação dele em moléculas de glicose. Por essa razão, é que não reagiu com o lugol.

 2. Se o reagente for o BENEDICT

O reagente de Benedict serve para detectar a presença de glicose/açúcar. Uma vez que as amostras que contém glicose apresentam um precipitado laranja.

Se o tubo de ensaio estiver com a coloração mais alaranjada, significa que possui glicose

Se o tubo de ensaio estiver verde, significa que possui pouca glicose.

Se o tubo de ensaio estiver azul, significa que praticamente não possui glicose.

Inicialmente a hidrólise do amido pela enzima amilase. A atividade da amilase pode ser medida pela quantidade de amido (substrato) restante ou pela quantidade do produto formado. A comprovação da presença de amido é feita utilizando-se lugol (coloração castanha), que contém iôdo. Pela mistura do amido com lugol, desenvolve-se uma coloração azul/preta que é devida a um complexo instável (produto de adsorção) constituído por amido, iôdo e água. As dextrinas dão coloração de roxa a vermelha, dependendo da estrutura e da extensão molecular. Portanto, a coloração azul/preta indica presença de amido, isto é, que a enzima não atuou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com