TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Geleia e Xarope de Morango

Por:   •  26/11/2021  •  Abstract  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Processamento de geleia e de xarope de frutas

Nome: Henrique César Barreto Teixeira.    Nº: 10.    Série: 2 º Alimentos.

Geleia de fruta é o produto preparado com frutas, sucos ou extratos aquosos das frutas, podendo apresentar elas inteiras, partes ou pedaços, devendo tais misturar com açúcares, com ou sem adição de água, pectina, e outros ingredientes permitidos pela legislação. A mistura deve ser processada até uma consistência semissólida e acondicionada para conservação.

Prática realizada em casa, para a produção da geleia foram utilizados 450g de morango, 180g de açúcar, 10ml de suco de limão. Do morango foi retirado as folhas e talos do morango em bom estado, lavagem com água, processamento com morangos inteiros na panela, em seguida incluir junto o morango e açúcar, fogo baixo e cozinhe cerca de 30 minutos, quando aderiu a consistência desejada o fogo foi desligado, com uma concha transfira a geleia quente para o vidro esterilizado, feche o vidro e leve-o a geladeira.

A formulação da geleia consiste em adicionar açúcar e a fruta sendo muito importante dissolver o açúcar para se obter o efeito esperado na geleia. A formulação é de extrema importância para que a geleia tenha as características desejadas.

Com a finalização da geleia foi verificado que realmente apresentou característica gelatinosa, cor e sabor agradável. Além de ter tido um bom rendimento.

A geleia tem um grande potencial consumidor, além de ter fácil preparo, é bem aceita no mercado alimentício.

Através dos processos realizados foi possível a elaboração da geleia de fruta, que não contém processos muito recursos avançados. Foi verificado que o sabor como também a cor, textura agradaram, contendo realmente as características de geleia de fruta.

Os xaropes são bebidas naturais não gaseificadas, obtida pela dissolução, em água potável, de suco de fruta, polpa ou parte do vegetal e açúcar, que oferecem todos os benefícios da fruta de forma mais concentrada, serve também para saborizar chás, sobremesas, sucos, destilados, coquetéis.

Prática realizada em casa, para a produção do xarope de morango foram utilizados 240ml de água, 10ml de limão, 180g de açúcar, 170g de morangos. Para a produção do xarope foram retirados as folhas e talos do morango em bom estado, lavagem com água, numa panela média, misturou a água, açúcar, limão e os morangos, misturou até dissolver o açúcar e levou ao fogo médio, quando se formar espumas retire e deixe em fogo baixo por 15 minutos. Quando formar espuma de novo retire-a, após coe o líquido em um vidro limpo, guardando refrigerado.

A formulação do xarope consiste em adicionar água, açúcar, frutas a dissolução do açúcar é fundamental para poder dar o sabor necessário ao xarope sendo muito importante também para a conservação. A formulação é de extrema importância para que o xarope tenha as características desejadas. Finalizado o xarope foi verificado que apresentaram as características esperadas de consistência, cor e sabor agradável.

O xarope tem um grande potencial consumidor, é uma bebida fácil, simples de se fazer e barata, com potencial grande para crescimento no mercado alimentício. Pode ser servido como acompanhamento para uma variedade de produtos tendo um grande leque de opções. Foi verificado que o sabor como também a cor, textura agradaram, contendo realmente as características de xarope.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com