TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Leites

Por:   •  25/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

1 – INTRODUÇÃO

O leite sempre teve um papel importante na vida da população, por conta dos benefícios que ele traz a saúde e cada vez melhor por sua grande quantidade de cálcio. Com o passar dos anos, foram se desenvolvendo métodos para conservar e eliminar bactérias do leite, sendo a pasteurização utilizada até hoje. E essa pasteurização consiste em elevar a temperatura do leite entre 72ºC e 75ºC e rapidamente, resfriar até os 5ºC eliminando possíveis transmissores de doenças.

O leite integral é o leite puro da vaca, passando apenas pelo processo de pasteurização, ou seja, é o leite que apenas passa pelo processo que mata os microrganismos. É o mais calórico chegando a 3% de gordura e 58kcal a cada 100g de leite, mas mantendo todos os benefícios e nutrientes.

O leite desnatado não contém as vitaminas A e D presentes no leite integral, mas em compensação, possui índices de gorduras muito baixos. O leite desnatado mantém as mesmas quantidades de proteínas, cálcio, fósforo, potássio e demais nutrientes do leite integral, de modo que pode substituí-lo sem que a saúde seja prejudicada, o que torna menos “energético” e, de fato, a gordura.

2 – OBJETIVOS

2.1 – OBJETIVOS GERAIS

Avaliar a quantidade do leite pasteurizado e leite longa vida.


3 – MATERIAIS E MÉTODOS

No dia 10 de outubro de 2016 (quinta-feira) em visita ao laboratório de Dietética tivemos aula prática no local, sob orientação da Professora Jerusa de Andrade da disciplina de Bromatologia. Foram utilizados na aula prática amostras de Leite Integral (A) e Leite Desnatado (B) e outros matérias para o procedimento como: Água destilada, 0,01N de solução de NaOH, 70% de álcool etilenico, 0,05% de fenolftaleína, entre outros (Figura 01). No qual, o objetivo era avaliar a quantidade do leite pasteurizado e do leite longa vida.

[pic 1]

                                           (Figura 01)

O procedimento teve inicio analisando o leite desnatado e integral através do teste do álcool, onde era necessário misturar volumes iguais de leite e de álcool a 70%.

                      [pic 2]            [pic 3]

                      (leite integral)                     (leite desnatado)

A segunda parte do processo, foram utilizados o teste de acidez, onde era necessário transferir o volume da amostra para o Ertenneyer, adicionando 20ml de água destilada. Logo em seguida, adicionou duas gotas de solução de Fenolftaleina a 0,05% em seguida, adicionou a solução de NaOH (Hidróxido de sódio) 0,01 mol até que surge a cor rósea no procedimento.

[pic 4]                                            [pic 5]

     (leite desnatado)                                           (leite integral)

Tanto o leite integral como o leite desnatado foi detectado a cor rósea e não houve a presença de grânulos.

[pic 6]                                               [pic 7]

(leite integral)                                                              (leite desnatado)

4 – RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para as duas analises o resultado foi negativo para presença de grânulos. Indicando que estava de boa qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (240 Kb)   docx (164 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com