TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Laboratório Técnica Dietética Purê de Mandioquinha

Por:   •  21/5/2017  •  Ensaio  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

2. Introdução

A mandioquinha tem aparência similar e características de crescimento como outros membros da família Apiaceae, assim como a cenoura, salsa, aipo, cominho e cominho e coentro. Sendo um dos vegetais intimamente relacionados à família das cenouras. Botanicamente, a mandioquinha pertence à Umbelliferae – Apiaceae família do gênero: Pastinaca . Pastinaca sativa é uma cultura bienal do inverno nativo no Mediterrâneo.

Estrutura da mandioquinha:

No primeiro ano, a mandioquinha cresce cerca de 1-1,5 metros de altura e tem raízes subterrâneas, que geralmente são colhidas após a primeira geada da temporada.

Se deixado em repouso, a planta da mandioquinha se desenvolve aglomerados em forma de guarda-chuva de pequenas flores amarelas e sementes durante a próxima temporada. Tem raízes grossas, carnudo parecido com o da cenoura, nas cores brancas ou creme, com sabor mais doce do que a cenoura.

Conceito de purê

Este conceito é usado para designar a pasta que se realiza a partir de aplastar, amassar e triturar diversos alimentos. O purê pode ser considerado simultaneamente uma técnica da gastronomia e o resultado. A noção refere-se àquilo que tem uma textura particular e uma determinada espessura e que, em geral, é usada para acompanhar algum alimento sólido.

Quando alguém sente dores de estômago ou está acamado a repousar para recuperar de alguma doença, o purê tende a ser um dos pratos comuns da sua dieta. Dado que diversos distúrbios físicos podem afetar negativamente o sistema digestivo, o purê é ideal nestas situações já que não requer grande esforço para a sua confecção.

O purê não só é adequado quando existem problemas no sistema digestivo, como também faz bem às pessoas que tenham problemas dentários ou infecções na boca, sejam passageiros ou permanentes. Por exemplo, os indivíduos que tenham perdido várias peças dentais e que, por questões de dinheiro, não se podem submeter ao tratamento pertinente para recuperar o aspecto original da sua boca, não podem mastigar os alimentos mais duros, assim como também não as crianças nos momentos mais delicados da alteração da sua dentadura.

Embora o purê de batatas seja o mais comum, esta técnica pode aplicar-se a todo tipo de verduras, como a abóbora e a cebola, mas também frutas como a maçã e a banana. Essa variedade, por sua vez, combina com a infinita complexidade que cada pessoa quer dar no que toca à quantidade de ingredientes e processos intermédios, como ser modos de cocção e conserva.

3. Objetivos

O objetivo deste relatório foi verificar as características dos tubérculos e suas aplicações.

4. Materiais e Métodos

Ingredientes:

600g de mandioquinha

1 colher de sopa de manteiga

½ xícara de chá de leite

100ml de creme de leite

Sal q.s.

Métodos (modo de preparo):

1. Descascar as mandioquinhas e cozinha-las com água e sal. Quando cozidas, passa-las no espremedor de batata.

2. Em uma panela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com