TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Microbiologia

Por:   •  12/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A água é o recurso natural mais importante do planeta, sendo indispensável à manutenção da vida de todos os seres vivos. Segundo Alves, Odorizzi e Goulart (2002), a qualidade de vida humana está relacionada à qualidade da água que ingerem, uma vez que a água assume papel importante na preparação de alimentos e na manutenção de higiene pessoal e utensílios de limpeza.

Embora seja compreendida como um recurso indispensável à vida, a água ela pode veicular muitos micro-organismos nocivos à saúde humana (CRUZ, CRUZ, RESENDE, 2009). De acordo com Tortora, Funke e Case (2005), estima-se que as doenças transmitidas pela água sejam responsáveis por mais de dois milhões de mortes ao ano, principalmente entre crianças menores de cinco anos.

A contaminação do sistema público de abastecimento de água é detectada pela presença de coliformes na água. De modo geral, o termo “coliforme” inclui Escherichia coli, Enterobacter e Klebsiella (WARREN, 2010). Embora o habitat dessas bactérias seja o trato intestinal do homem e outros animais, elas podem persistir por longos períodos e se multiplicar em ambientes não fecais (FORTUNA et al, 2007). A contaminação pode também ser detectada através da presença de coliformes termotolerantes, que são bactérias de um subgrupo dos coliformes totais, e o principal representante de origem exclusivamente fecal é a Escherichia coli (MICHELINA et al, 2006). Zulpo et al (2006) acrescentam que os coliformes termotolerantes não se multiplicam com facilidade no ambiente externo, embora sejam capazes de sobreviver de modo semelhante às bactérias patogênicas, evidenciando indicadores de contaminação fecal.

Diante da importância da ingestão de água potável como fator importante na obtenção de boas condições de saúde, a vigilância da qualidade da água para consumo humano deve ser uma atividade rotineira e preventiva, resultando na redução das possibilidades de enfermidades transmitidas pela água (BRASIL, 2005).

O presente relatório tem como objetivo avaliar a qualidade microbiológica de coliformes totais e termotolerantes da água consumida do bebedouro do Centro de Convivência da Universidade Federal de Campira Grande, Campus Cuité.

2 MATÉRIAS E MÉTODOS

2.1 MATERIAIS

A água utilizada para análise foi retirada do bebedouro do Centro de Convivência, da universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cuité.

2.1.1 Acessórios

Alça de platina

Estante para tubos de ensaio

Luva

Toalha de papel

2.1.2 Equipamento

Banho Maria

Bico de Bunsen

Estufa Bacteriológica

Pipetador manual

Vortex

2.1.3 Meios de cultura

Caldo Bile Verde Brilhante a 2%

Caldo EC (Escherichia coli)

Caldo lauril sulfato triptose

2.1.4 Vidrarias

Erlenmeyer volumétrico

Pipeta graduada - 10ml

Tubo de ensaio

Tubo de Durhan

2.2 MÉTODOS

Em um Erlenmeyer, foram coletadas 200 mL de água do bebedouro do Centro de Convivência da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité. Utilizando-se de toda a assepsia necessária, como o uso de luvas, jaleco e higienização das luvas e da saída de água com álcool a 70%, deixou-se escorrer os primeiros jatos e, depois, coletou-se a amostra. Imediatamente após a coleta, a amostra foi encaminhada para o Laboratório de Microbiologia da universidade.

Para análise em laboratório, foi utilizado o método NMP, ou seja, Número Mais Provável, que foi desenvolvido pela American Public Health Associantion, descrita na 4a edição do Compendium of Methods for the Microbiological Examination of Foods (SWANSON et al, 2001, apud SILVA, 2007).

Do volume total da amostra, foram transferidos 10 mL de água em cada um dos 10 tubos de ensaio que, posteriormente, foram identificados. Os tubos de ensaio continham caldo lauril sulfato triptose para o teste presuntivo. Para a homogeneização da água com o caldo, utilizou-se o vortex. Após homogeneizar, a estante contendo os 10 tubos de ensaio foi levada para a estufa, com temperatura entre 35 a 37ºC, permanecendo por 24 horas. Após 24 horas, os tubos que deram positivos, ou seja, os que apresentaram turvação do meio e formação de gás no tubo de Durhan, foram separados dos demais. Foram dispostos na estante 6 tubos de ensaio contendo Caldo Bile Verde Brilhante a 2% e 6 tubos de ensaio contendo Caldo EC (Escherichia coli), para o teste confirmativo. Em cada um dos tubos contendo os dois tipos de caldos, e com o auxílio de uma alça de platina, foi inoculado uma parcela da amostra de cada tubo de resultado positivo. A estante com os tubos com Caldo Bile Verde Brilhante foi levada posteriormente para a estufa, onde permaneceu por 24 horas a uma temperatura entre 44,5 e 45,5ºC. Os tubos de ensaio que continham Caldo EC foram colocados em banho maria a uma temperatura entre 35 e 37ºC, também por 24 horas. Após 24, verificou-se quantos tubos deram resultado positivos.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a análise das 10 amostras de água do bebedouro do Centro de Convivência da Universidade Federal de Campina Grande campus Cuité, 6 apresentaram resultado positivo no teste presuntivo para coliformes totais e termotolerantes, apresentando turvação do meio e formação de gás nos tubos de Durhan. As 4 amostras restantes apresentaram resultados suspeitos.

O teste conformativo foi realizado com as 6 amostras, e verificou-se que todas apresentaram presença de coliformes totais e termotolerantes. O resultado de Número Mais Provável (NMP) das amostras foi de 9,2 NMP/100ml.

A Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde estabelece, entre outros parâmetros, a análise de coliformes totais e Escherichia coli e de bactérias heterotróficas para análise de água para consumo humano em toda e qualquer situação. De acordo com Brasil (2011),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com