TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório ervas e especiarias

Por:   •  9/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

  Temperos, condimentos e especiarias são aqueles produtos constituídos de uma ou diversas substâncias saborosas, de origem natural, com ou sem valor nutritivo, empregados nos alimentos para ressaltar ou modificar o seu sabor, podendo ainda ser utilizados como produtos de beleza e medicamentos. A maior parte dos condimentos e especiarias possui qualidades culinárias e medicinais e são ingredientes essenciais numa alimentação saudável e equilibrada, pois além de realçarem o sabor dos alimentos, ajudam na digestão, melhoram a estética do alimento e possuem qualidades terapêuticas. A palavra especiaria se refere a qualquer produto de origem vegetal, aromático, como a pimenta, canela, noz moscada, gengibre, cravo-da-índia, etc., usados em culinária para condimentar alimentos e dar sabor a molhos, produtos em conservas e outros. Na sua forma figurativa, é algo que enriquece ou altera a qualidade de alguma coisa, especialmente em pequeno grau, que dá vivacidade ou pungência; um sabor picante ou agradável.

  Os botânicos utilizam a palavra erva para definir “qualquer planta que possua tecido macio e suculento independente de seu uso”. Outros utilizam o termo para definir uma planta de valor econômico, como plantas medicinais, conservantes, culinária ou aromática. Historicamente, especiaria era um termo referente a aromas tropicais, enquanto as ervas eram provenientes de regiões de clima temperado. Esta diferença de terminologia está em desuso. As ervas podem ser obtidas de sementes, frutas, folhas, cascas, galhos, flores, raízes, bulbos ou tubérculos.

  1. OBJETIVOS

  O objetivo desta aula sobre ervas e especiarias, foi conhecer mais sobre estes produtos, saber diferenciar cada item de acordo com sua classificação, suas formas de consumo (in natura, desidratado, em pó) e algumas de suas formas de uso na gastronomia, ou em preparos de bebidas. Alguns itens não eram de conhecimento da turma, e outros, sua aplicação na culinária era desconhecida então, foi possível a familiarização com estes itens que iremos usar durante toda nossa jornada nesta e em outras disciplinas.

  1. METODOLOGIA

AULA

  Nos reunimos as 8h no laboratório de Técnica Dietética, onde a professora Mirella nos apresentou diversas especiarias. Ela nos mostrou as diferenças que podiam haver entre o mesmo produto em sua forma original e desidratada, diferenças como o odor, cor e até mesmo sabor. Como alguns itens era de desconhecimento de grande parte da turma, foi possível aprender sobre eles, bem como sua aplicação na culinária.

FEIRA LIVRE

  No sábado dia 30 de março de 2019, as 8h30 min., fomos a uma feira livre localizada no bairro Bom Jesus na cidade de Viçosa. Apesar do horário, grande parte das coisas que estavam sendo vendidas na feira já havia acabado ou estava no fim, mas foi possível localizar algumas ervas e temperos nas barracas. Depois de conversar com os donos das barracas e pedir permissão para tirar fotos dos seus produtos, fizemos perguntas com relação a venda do produto, se era vendido por quilo, por unidade, por maço, e quanto custava. Fomos em cerca de 6 barracas para comparação de preços, mas na grande maioria o preço era o mesmo, ou possuía diferença mínima. Após recolher os dados referentes aos produtos, calculamos a média de preço para cada item, e assim foi possível chegar aos resultados. Os itens escolhidos para apresentação foram: pimenta malagueta, cebolinha e caruru (amaranto).

  1.  RESULTADO E DISCUSSÃO

  Escolhemos 3 temperos na feira, e para cada um deles iremos fazer uma breve introdução, bem como falar como é vendido, aplicações na culinária, preço médio e apresentar imagens. Estes foram os produtos escolhidos:

[pic 1]

PIMENTA MALAGUETA (Capsicum frutescens L)
A pimenta malagueta é uma espécie muito conhecida da família dos pimentões, famosa principalmente por causa de sua ardência, aroma e gosto fortes. Com altas concentrações de antioxidantes e capsaicina, a pimenta malagueta traz benefícios para a saúde do coração e do sistema imunológico, ajuda na digestão e ainda é um excelente tempero. Pode ser consumida em conserva, fresca, seca, em pó, na preparação de doces, em forma de geleias e até mesmo em chás. A pimenta é vendida por quilo, custando em média R$5,00/kg.


CEBOLINHA (Allium schoenoprasum)[pic 2]

É uma planta vivaz, que se desenvolve em tufos muito densos. Apresenta folhas verde-escuras, roliças, que atingem no máximo 30 cm de altura. As folhas frescas têm um agradável e suave sabor parecido com o da cebola, sendo especialmente utilizadas cruas em saladas, em pastas de queijo fresco e também em pratos de ovos e queijo.  A cebolinha é muito benéfica para a saúde, sendo rica em nutrientes, antioxidantes e pouco calórica. A cebolinha é vendida  por maço custando em média R$1,00.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (486.1 Kb)   docx (260.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com