TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ervas e Especiarias

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 12

História

O uso das plantas faz parte da vida humana ao longo da história. A fim de tratar e curar doenças, desde o começo da civilização, o ser humano começou a utilizar as plantas para o seu benefício.

As ervas e especiarias são produtos aromáticos de origem vegetal, com sabor e odor mais acentuados que de outros alimentos, com ou sem valor nutricional. As especiarias são temperos utilizados na culinária para harmonizar sabores diferentes nos alimentos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são “produtos constituídos de partes de uma ou mais espécies vegetais, tradicionalmente utilizados para agregar sabor ou aroma aos alimentos e bebidas”. Por possuírem propriedades antimicrobianas, antioxidantes e medicinais certas especiarias também eram, e continuam a ser utilizadas para fabricar cosméticos, óleos e medicamentos.

A diferença entre ervas e especiarias é que as ervas são as folhas de plantas frescas ou secas e as especiarias são as partes aromáticas de plantas, como fruto, baga, raiz ou casca. As ervas e especiarias já foram utilizadas como moedas de troca, dotes, heranças e reservas de capital. Por causa de ervas e especiarias houve descobrimento de povos e territórios, novas rotas comerciais, a alteração de hábitos de consumo e na própria alimentação. As ervas e especiarias deixaram de ter o valor que possuía antigamente, mas sua habilidade de deixar os alimentos com mais sabor continua ativa e atualizada.

As ervas e especiarias têm como origem principal a Ásia e a região do Mediterrâneo. Na era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos, as especiarias tinham grande valor na Europa, por não poderem ser cultivadas pelo clima frio desse continente. A demanda por esses produtos que na época eram considerados de luxo cresceu. Essas especiarias eram levadas para a Europa através da rota do Mar Mediterrâneo. Os italianos eram os principais detentores do monopólio das especiarias. A ação de ocupação da América pelos europeus a partir do século XVI foi dada inicialmente, pela necessidade dos europeus em obter novas rotas para o acesso ao comércio das especiarias, já que os comerciantes compravam no Oriente (Índia e China), e vendiam com um preço alto, para obtenção de lucro no mercado europeu. A maioria era comprada seca. Parte de seu rápido e grande desenvolvimento de comércio na Antiguidade foi por possuir grande resistência a mofos e pragas durante o tempo que passava estocada por meses ou anos, quando havia longas viagens no mar ou na terra. Eram utilizadas principalmente para conservar os alimentos. Os portugueses descobriram uma rota diferente para chegar ao oriente, através da navegação pela costa africana. Comprando diretamente do local onde as especiarias eram produzidas, os portugueses deram fim ao monopólio dos Italianos.

Naquela época as especiarias mais apreciadas eram: pimenta-do-reino, canela, noz-moscada e cravo-da-índia.

Ervas

Orégano

O orégano ou orégão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo e também para fazer alguns medicamentos antigamente. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. É considerado que as folhas secas têm melhor sabor. O orégão é um alimento, mas conhecido como uma folha repartida, várias folhas dele são picotadas para darem aroma e sabor.

É um ingrediente insubstituível na culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne, e na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana. O orégano é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de compostos que permitem seu uso como planta medicinal.

Benefícios

  • Ajuda a perder peso

O óleo de orégano auxilia na perda de peso. Essa propriedade do orégano se deve à presença do carvacrol, o composto ativo do orégano que pode prevenir ganho de peso através da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco. O óleo de orégano também pode ajudar a emagrecer de maneira indireta, reduzindo o apetite. Isso ocorre porque o óleo possui digestão mais lenta que os carboidratos e proteínas, retardando a absorção dos alimentos e prolongando a sensação de saciedade. As folhas frescas de orégano são ricas em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e também prolongam a sensação de saciedade.

  • Regula a menstruação

Além de diminuir as dores causadas pelas cólicas, o consumo regular de orégano também contribui para regular o ciclo menstrual e até mesmo prevenir a menopausa precoce.

  • Melhora a saúde do coração

O orégano possui boas quantidades de potássio, um importante nutriente para as células e líquidos corporais. O potássio ajuda a controlar a pressão arterial elevada e batimentos cardíacos acelerados causados pelo consumo excessivo de sódio, e por isso estes são outros benefícios do orégano. Os antioxidantes e o ômega3 presentes no orégano ajudam a diminuir inflamações e colaboram para a prevenção de doenças do coração.

  • Previne a gripe

Um dos maiores benefícios do orégano é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, auxiliando no combate a infecções virais como a gripe. Assim que começar a notar os sinais da infecção misture de 3 a 6 gotas de óleo de orégano com um pouco de água e tome antes das refeições. Repita o tratamento por pelo menos cinco dias.

Coentro

Muito apreciado na cozinha nordestina, o coentro é uma planta de origem asiática que já era conhecida e utilizada pelos egípcios há mais de dois mil anos. Embora seu uso atual seja principalmente na forma de tempero na cozinha, os povos antigos usavam o coentro como uma planta medicinal, devido às suas propriedades calmantes, digestivas e até mesmo afrodisíacas.

Benefícios

  • Impede o acúmulo de gordura

As folhas de coentro contêm limoneno, uma substância química que age como um hormônio natural e dificulta o acúmulo de gordura na região abdominal. Isso ocorre porque o limoneno impede a absorção de uma parte das gorduras saturadas no sistema digestivo, o que permite que elas sejam mais facilmente eliminadas.

  • Controla as taxas de glicose

  • Diminui a pressão arterial

O coentro é rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês, além de quase não conter sódio. O balanço iônico entre as altas concentrações de magnésio e as baixas quantidades de sódio ajuda a controlar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com