TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suplemento de Colágeno

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 8

COLÁGENO

Suplementos Alimentares

INTRODUÇÃO

A preocupação com a qualidade de vida tem levado o consumidor a procurar e consumir produtos saudáveis, que possam melhorar as condições de saúde e promover o bem-estar, como os alimentos funcionais. Os alimentos funcionais podem conter um ou mais ingredientes com propriedades terapêuticas, destacando-se: fibras alimentares, oligossacarídeos, carotenoides, proteínas, peptídeos, prebióticos, probióticos, simbióticos, fitoquímicos e ácidos graxos poli-insaturados.  (SILVA e PENNA, 2012)

O colágeno é um desses ingredientes com características funcionais, é uma proteína de origem animal, cuja função no organismo é contribuir com a integridade estrutural dos tecidos em que está presente. (SILVA e PENNA, 2012)

Nos últimos anos, as proteínas hidrolisadas têm sido estudadas como ingredientes alimentares em potencial e no desenvolvimento de alimentos funcionais. A mais nova relação entre alimentação e pele tem atraído atenção considerável devido aos efeitos fisiológicos de alguns componentes da dieta sobre o processo de envelhecimento da pele. (ZAGUE et al., 2009)

O envelhecimento cutâneo é caracterizado pela redução da espessura da epiderme e pelo achatamento da membrana basal. Estas mudanças originadas na derme estão relacionadas com a diminuição da habilidade das células, particularmente os fibroblastos em regenerar moléculas que compõe a matriz extracelular. A perda de colágeno ocorre a partir dos 30 anos, quando o corpo passa a perder 1% da proteína ao ano. (RODRIGUES, 2009)

A pele, composta pela derme e pela epiderme, é o maior órgão humano e protege o corpo de várias agressões externas. A derme contém grandes quantidades de componentes de matriz extracelular, como o colágeno, produzido principalmente pelos fibroblastos. (MATSUDA et al., 2006)

Uma das maiores ameaças à pele é a exposição a raios ultravioletas. A exposição crônica aos raios UV-B pode causar diversos problemas, não só na pele. Rugas, foto-envelhecimento, rugosidade, pigmentação irregular são alguns exemplos externos. A exposição também danifica os antioxidantes que protegem a pele, podendo resultar até em formação de câncer. A ação do colágeno na pele é comprometida e a pele fica vulnerável a efeitos como a hiperplasia. (TANAKA et al., 2009)

Os suplementos dietéticos têm demonstrado efeitos benéficos sobre a saúde da pele. Estudos experimentais e clínicos sobre os efeitos da suplementação oral com vitaminas, polifenóis, micronutrientes, e proteínas têm indicado que compostos dietéticos podem modular a função da pele. Além disso, o potencial foto-protetor de ingestão de antioxidantes tem sido objeto de um número considerável de estudos. (ZAGUE et al., 2009)

O objetivo deste trabalho é explicar o que é colágeno, sua função no organismo e se os suplementos de colágenos presentes no mercado são realmente eficientes.

O COLÁGENO

O colágeno é uma proteína fibrosa encontrada em todo o reino animal, formada a partir de 19 cadeias α diferentes (denominação dada a cada cadeia polipeptídica que forma a tripla hélice do colágeno) e que associadas 3 a 3, dão origem à pelo menos 27 tipos diferentes de colágeno. As cadeias peptídicas contêm os aminoácidos glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina. E são organizadas de forma paralela a um eixo, formando as fibras de colágeno, que proporcionam resistência e elasticidade à estrutura presente. (SILVA e PENNA, 2012; RODRIGUES, 2009)

A obtenção de colágeno pelos fibroblastos dermais consiste na síntese de cadeias polipeptídicas individuais de colágeno tipo I e III. Os fibroblastos são as células mais numerosas do tecido conjuntivo frouxo. Eles sintetizam colágenos e elastina, além de outras substâncias que farão parte da matriz extracelular. (RODRIGUES, 2009)

O colágeno tipo I é o colágeno predominante encontrado na derme, sendo responsável pela resistência à tração da pele. Na derme, o colágeno tipo 1 forma fibrilas de colágeno que se organizam em fibras de colágeno em associação com outros tipos de colágenos fibrosos e associados a fibrilas. O tamanho das fibrilas de colágeno é um fator importante que determina a natureza física do tecido, já que as fibrilas e fibras formam a estrutura do corpo vertebrado. O tamanho das fibrilas varia dependendo do tipo de tecido e das condições fisiológicas. (ZAGUE et al., 2009; MATSUDA et al., 2006)

O colágeno pode ser obtido de diversas espécies animais (bovinos, suínos, peixes, etc.). No Brasil, a maior parte do colágeno é proveniente dos subprodutos da indústria de carne, em função da elevada produção brasileira de carne para exportação. (SILVA e PENNA, 2012)

O colágeno em sua forma bruta, na forma de fibras ou pó, pode ser submetido à reação de hidrólise, que leva à produção da gelatina e do colágeno hidrolisado. O colágeno Hidrolisado a e gelatina são usados ​​atualmente em diversos campos, incluindo alimentos, cosméticos e pelas indústrias biomédicas. (SILVA e PENNA, 2012; ZAGUE et al., 2009)

O predomínio de aminoácidos não essenciais como glicina, prolina, lisina, hidroxiprolina, hidroxilisina e alanina, e a ausência da maioria dos aminoácidos essenciais como o triptofano, faz com que o colágeno seja considerado uma pobre fonte proteica para a dieta humana. Por outro lado, o colágeno é um exemplo claro do relacionamento da estrutura proteica e a função biológica, pois fornece resistência e elasticidade nas estruturas anatômicas na qual está presente. Assim, a falta de aminoácidos essenciais do colágeno não o torna inutilizável, pois suas frações apresentam um importante papel na dieta humana por serem consideradas fontes de fibras nutritivas e por constituírem uma fonte de proteína animal. (SILVA e PENNA, 2012)

Outro ponto importante sobre a síntese de colágeno é o ácido ascórbico, que exerce papel fundamental no crescimento e reparação do tecido conjuntivo. A vitamina C está diretamente ligada na síntese de colágeno e glicosaminoglicanas, fundamentais para manter o tônus e a firmeza da derme. Portanto, para que haja uma síntese adequada de colágeno, é necessário o sinergismo entre a vitamina C e a ingestão adequada de proteínas que fornecerão os aminoácidos que constituem o colágeno (MACIEL e OLIVEIRA, 2011).

O colágeno ingerido é digerido e absorvido no trato digestivo e aparece no sangue parcialmente em forma de peptídeos, que serão utilizados pelo organismo onde forem necessários.  (TANAKA et al., 2009)

SUPLEMENTOS DE COLÁGENO

Com o crescente interesse da população por um estilo de vida mais saudável, bem como a preocupação com a estética e a prevenção do surgimento precoce de doenças degenerativas por meio da ingestão de alimentos saudáveis, houve um aumento no interesse pela aplicação industrial de colágeno em suplementos alimentares e em produtos alimentícios, como iogurtes, embutidos (salsicha e presunto), chás, sucos e em sobremesas de fácil preparo, tais como gelatina, pudins e maria-mole. Esses alimentos adicionados de colágeno podem ser utilizados em tratamentos para melhorar a elasticidade e firmeza da pele e prevenção de doenças, como a osteoartrite, osteoporose, hipertensão e úlcera gástrica. (SILVA e PENNA, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com