TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE NUTRIÇÃO

Por:   •  7/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho pretende discutir uma produção relacionada ao pedagogo, no que tange a sua formação, atuação e identidade, que se encaixam no decenio 2000-2010, periodo de mudanças importantes para a atual situação do profissional no ambiente brasileiro.

A partir deste contexto, fora realizado uma entrevista, vista como norteadora para melhor entendimento deste período, destacando debates importantes, como a regulamentação da profissão do pedagogo no Brasil, e a atuação do educador nos diversos espaços.

No inicio da década de 1990, surge no Brasil o Plano Decenal de Educação para Todos (1993-2003), que visava reformular todos os níveis e módulos de ensino, as diretrizes curriculares e parâmetros nacionais. As reformas curriculares abarcam também a formação do pedagogo, em paralelo as diversas dificuldades e avanços que a profissão perpassa, ao longo da década. Dentro do do decênio de 1993-2003, é contruido a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996). Em 2002, o CNE ( Conselho Nacional de Educação), lança as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. E em 2006, as Diretrizes Curriculares para a Formação de Pedagogos.

As DCN's (Diretrizes Curriculares Nacional) trazem a tona um pedagogo apto a atuar na docência e nas diversas áreas que exigem certo grau de conhecimento pedagógico, adquirindo conhecimento científico, cultural, de valores éticos e estéticos. Inserindo-se ainda, em um processo de aprendizagem, socialização e contrução de conhecimento. Faz uso e incentivo a estudos teóricos e práticos que capacitem para o planejamento, exercício e avaliação, aliados às diversidades e conhecimento dos campos filosóficos, históticos, antropológicos, ambientais, ecológicos, psicológicos, linguísticos, sociológico, político, economico e cultural. Ou seja, visa formar um pedagogo capaz de atuar com pluralidade de conhecimento teórico e prático, de modo a desenvolver a interdisciplinalidade, contextualização, democratização, pertinencia e relevância social, ética e a estética, promovendo uma educação para a cidadania. Preparando o pedagogo para estar apto ao trabalho em espaços escolares e não-escolares, a promoção da aprendizagem em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. Desenvolvendo um respeito à integridade e a cooperação entre instituições educativas, famílias e comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com