TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Açucares

Por:   •  7/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

AÇÚCAR

Definição:

Quimicamente conhecido como sacarose, é uma substância formada por minúsculos grãos de cor branca. Sua denominação cientifica é Alfa-D-Glucopiranose

Variedades:

Açúcar  Refinado: É utilizado geralmente para bebidas, confeitaria e conservas.

Açúcar em cubos: Vem em cubos, é também é um açucar refinado e se dissolve em líquido.

Açúcar mascavo : obtém-se mesclando açúcar branco com xarope de melaço diluído, que se da cor, sabor e uma textura úmida.

Xarope de Bordo:  adoçante que se obtém pela redução da seiva dos Bordos que crescem exclusivamente no Canadá.

Açúcar granulado de Bordo: cristalizado do xarope de bordo, Seu sabor doce e aromatizado combina muito com crepes.

Açúcar de Confeiteiro: elaborado com o açúcar branco mais uma porcentagem de amido de milho.

Fondant: é uma pasta elaborada com açúcar refinado, água, glicose e suco de limão com o qual se prepara uma calda de açúcar que se deixa esfriar e logo se bate até que torna Branco e pastoso

Mel:  o mel vem da flor que a Abelha extrai o pólen.

Glicose: extrai-se do milho e em alguns casos das batatas, tem um poder adoçante inferior ao açúcar, usa-se em caldas de açúcar, caramelos, como ingrediente para elaborar pastas para cobrir bolos.

Dextrose:a dextrose é uma fase da glicose, mas obtida diretamente do amido. [pic 1]

FERMENTO

Definição:

O fermento é um ingrediente muito utilizado na cozinha. Graças a ele, podemos provar alimentos macios, de digestão fácil e sabor agradável.

Quando é adicionado à massa, ocorrem vários processos (químicos ou biológicos), que acabam produzindo compostos gasosos.

Esses gases expandem a massa dos pães e bolos e dão origem a pequenos buracos, que a torna macia. 

Variedades:

Fermento Biológico Seco:  É o fermento que vem em pacotinhos, podem ser conservados fora da geladeira, e por não ter umidade seu processo de fermentação estar hibernado. É usado para pizzas, pães e pode ser adicionado direto na farinha.

Fermento Biológico Fresco:  É o fermento de padaria em pacotes ou tabletes, com aroma característico, composto de fermento e substratos diversos. Deve ser mantido sob refrigeração e é mais usado em pães e pizzas.

Fermento Químico: É constituído de bicarbonato de sódio e ácidos orgânicos, que quando em contato com a umidade, irão reagir à temperatura de 50ºC a 60ºC. Ele da leveza a massas de tortas, bolos, pasteis de forno e etc, quando em contato com o calor. Deve ser mantido longe a umidade.

Bicarbonato de Sódio:  É usado para dar volume e leveza a massas de pães rápidos e bolos, quando em contato com algum ingrediente ácido como: limão, iogurte, vinagre, cacau, entre outros. Pode ser usado no lugar do fermento químico em pó, desde que haja uma quantidade suficiente de ingredientes ácidos para reagir com todo o bicarbonato. [pic 2]

 

FARINHA

Definição:

 A farinha é um pó desidratado rico em amido, utilizado na alimentação, produto obtido geralmente de cereais moídos, como trigo ou de outras partes vegetais ricas em amido, como a raiz da mandioca.

Variedades:

Farinha comum:  entende-se por farinha, sem outro qualificativo, o produto obtido pela moenda de endosperma do grão de trigo que responda as exigências do código alimentar, apresenta um teor de glúten menor, sendo utilizada no preparo de bolosdoces, pães e outros alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (308.8 Kb)   docx (229.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com