TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre biossegurança em nutrição

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  1.931 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho sobre biossegurança em nutrição

INTRODUÇÃO

Todas as atividades humanas apresentam riscos, e os cuidados devem ser tomados para preveni-los  e evitá-los, assegurando assim sua execução apropriada. A proteção da saúde é antes de tudo, uma obrigação moral que leva a estabelecer requisitos legais, informação, responsabilidade e educação. A segurança é um direito e uma obrigação individual.
O laboratório é um ambiente extremamente hostil. Convivemos no mesmo espaço equipamentos, reagentes, soluções, microorganismos , pessoas papéis, livros, amostras entre outros. Essa combinação de agentes de riscos necessita de uma organização para que não ocorram acidentes e para que os resultados produzidos sejam confiáveis e corretos. Além disso, um ambiente laboratorial organizado e disciplinado favorece a credibilidade da instituição e de todos que lá trabalham. Devemos lembrar que não existe a possibilidade de trabalharem ambiente sem risco, e que, as atividades estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas que permitam avaliar os prováveis riscos e determinar as condições de segurança.





CLASSES DE RISCO

As classes de risco são divididas em: riscos de acidente, biológicos, ergonômicos, físicos, químicos.

 

Riscos de acidente
É considerado um risco de acidente quando qualquer fator coloque o praticante (profissional ou aluno) em uma situação de perigo e possa afetar sua integridade, bem estar físico e moral. Exemplos de riscos de acidentes: probabilidade de incêndio e explosão, armazenamento inadequado, equipamentos sem proteção e etc.

Riscos Biológicos
Há presença de materiais biológicos que contém amostras provenientes de seres vivos como animais, bactérias, plantas, leveduras, fungos e etc. Incluem-se também organismos geneticamente modificados em que os cuidados são os mais relevantes por estarem portando genes com características diferenciadas.

Riscos ergonômicos
O risco ergonômico refere-se às condições do laboratório, como a altura dos balcões, cadeiras, prateleiras, circulação e obstrução de áreas de trabalho, os espaços devendo ser adequados para a execução dos trabalhos a serem realizados no laboratório, garantindo o menor risco possível. Já para usuários de computadores é importante notar-se a altura e o formato das cadeiras e dos teclados para que não haja um comprometimento de músculos e ocasionar lesões de tendões.

Riscos Físicos

É considerado risco físico as diversas formas de energia, e que são dependentes dos equipamentos. Exemplos: vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, e etc. Estufas, bico de gás, lâmpada infravermelha, lâmpadas aquecedoras, entre outros, são os principais equipamentos geradores de calor, então devem ser instalados em locais ventilados e longe de materiais inflamáveis, voláteis e termossensíveis.

Riscos Químicos
Os produtos que possam penetrar no organismo através da via respiratória, em forma de poeira, fumos, neblinas, gases e etc. A classificação das substâncias devem ser conhecidas por seus manipuladores, devendo ser manipulados de forma adequada em locais que permitam ao operador a segurança pessoal e do meio ambiente, além dos cuidados com o descarte dessas substâncias.


Regras de Biossegurança Específicas em Laboratórios de Nutrição

Os laboratórios da área de Nutrição atendem as disciplinas de avaliação nutricional, patologia da nutrição, dietoterapia I e II, nutrição esportiva, nutrição do idoso, técnica dietética I e II, além de nutrição normal e dietética, proporcionando ao aluno a oportunidade de verificar diversas formas de cocção de alimentos e planejamento dietético, alem de proporcionar ou usuário a oportunidade de avaliar a composição corporal por diversos métodos e simular o atendimento dietoterápico. Esses laboratórios devem seguir normas rígidas de conduta, visando o melhor desenvolvimento dos trabalhos da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com