TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOSSEGURANÇA NA FACULDADE ODONTOLOGICA

Por:   •  5/11/2020  •  Artigo  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Soberana Faculdade de Saúde de Petrolina

Nome: Moises Nunes Gomes

Curso: Odontologia

BIOSSEGURANÇA NA FACULDADE ODONTOLOGICA

A biossegurança é um importante ato na área da saúde, com isso profissionais da mesma devem se atualizar constantemente a ela e a colocar corretamente em pratica. Com a biossegurança tem se uma garantia de que acidentes sejam menos frequentes, sendo recomendável o usa dessa desde a graduação. Estudantes e profissionais da odontologia estão frequentemente expostos a microrganismos patógenos, com isso faz-se necessário o uso correto de EPIs, no entanto não somente a falta de EPIs, mas também o mau controle de infecções, pode acarretar problemas ao profissional e paciente.

Esse estudo foi aplicado a alunos de odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para reforçar a biossegurança foram distribuídos panfletos para esses estudantes antes da entrada no atendimento clinico e colados pôsteres em locais movimentados, nos quais haviam todas informações de EPIs e modos de desinfecção. Foi aplicado um questionário antes da ação e três meses depois.

O resultado consistiu em 323 participantes antes da ação e 330 depois. Foi analisado que a maioria eram do sexo feminino. Em relação ao uso de EPIs, o uso de máscaras se deu por a maioria (97%), e o uso de gorro também (94%), no entanto somente (68%) usavam óculos de proteção. Na pesquisa diversas ações da biossegurança, como desinfecção e uso de EPIs iam diminuindo a importância de acordo com o período, os estudantes do 4° período respeitavam mais o uso dos mesmos, em contrapartida os do 10° período não, logo, isso é uma problemática muito grande, todavia esses estudantes estão propensos a contração de infecções estejam eles no 4° período ou 10°.

Segundo o resultado do estudo, inferiu-se que o uso de EPIs são mais frequentes nas mulheres do que nos homens, isso pode estar relacionado ao medo das estudantes do sexo feminino de se ferir e ferir o paciente. Na pesquisa após a intervenção observou-se que a descontaminação de superfícies no ambiente de trabalho diminuiu, não só a descontaminação, mas também a proteção mecânica dos equipamentos. No que se refere ao conhecimento da biossegurança, mostraram que há pouca cobrança da mesma na faculdade. Conclui-se que o uso da biossegurança diminui à medida que o estudante vai avançando no curso, haja vista a cobrança da aplicação dessa nas práticas laborais na graduação são poucas.

FONTE: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/811/556

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com