TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos De Faculdade

Artigo: Trabalhos De Faculdade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2012  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 8

Desafio de Aprendizagem

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o propósito de discutir, ainda que brevemente, as teorias da administração, representadas pelas de Fayol e Taylor, a influência que a evolução humana teve em seu surgimento, ressaltando quais problemas pretendiam solucionar.

Abordagens Comportamental e Sistêmica da Administração

A teoria de Taylor é vista nas motivações dos trabalhadores, teve uma influência profunda em todo o século XX até os dias atuais. Sua crença de que o homem era racional e gostaria de fazer escolhas econômicas com base no grau de recompensa monetária levou a conceber os sistemas de pagamento que intimamente relacionado ao tipo de esforço que ele buscou com o nível de recompensa oferecida.

Já, sob no sistema de Fayol, a função de comando continua a operar de forma eficiente e eficaz, através de uma série de coordenação de métodos e controle. Ele recomendou que as reuniões regulares dos chefes de departamento e oficiais de ligação para melhorar a coordenação das operações da organização. Ele apresentou seu pensamento em seu trabalho para servir como um modelo para o programa educacional que ele defendia.

Para Fayol um administrador deve apresentar os seguintes princípios:

Planejamento - examinar o futuro e elaborar planos de ações

Organização - construção da estrutura (de trabalho e material) da empresa

Comandar atividade - a manutenção entre o pessoal

Coordenação - e harmonizar as atividades e os esforços de unificação

Controlando - vendo que tudo ocorre em conformidade com as políticas e práticas.

A administração estuda os empreendimentos humanos para alcançar um resultado ou retorno seja lucrativo ou não lucrativo, fazendo um processo de gerenciamento ou gestão, por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz. Segundo Fayol, um administrador deve planejar organizar, coordenar, comandar e controlar sabendo tomar decisões, gerir com responsabilidade e profissionalismo, sabendo utilizar princípios e técnicas, tendo uma boa visão, não desperdiçando oportunidades, pois a administração é isso requer coisas através das pessoas e isto ocorre principalmente dentro das organizações, daí vem à necessidade de avaliar os recursos empresariais buscando o passado, os concorrentes e a indústria que a empresa trabalha para poder administrar o futuro da empresa, está complexidade acaba gerando um estudo da administração das organizações. Através deste estudo então surgem as variáveis teorias, a respeito da administração, como ciência, técnica e arte.

Estas teorias trazem modelos e estratégias para soluções de problemas das empresas e cada fase tem suas características, tem seus enfoques e contribuições e possui um aspecto importante da administração.

Vejamos então as seguintes teorias:

Teoria Humanística surgiu em 1932 com oposição às teorias centradas nas tarefas e nas teorias de estrutura das organizações tendo como características organização informal, motivação, liderança, comunicação e dinâmica de grupo. Foi basicamente uma um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração, esta desenvolvida por Elton Mayo que sentiu a necessidade de corrigir a tendência de desumanização com a aplicação de alguns métodos tais são eles: organização informal, supervisão branda, objetivos comuns, resultados, aspectos emocionais, participação, incentivos sociais, dinâmicas e entrevistas. Suas principais características são: tratar a organização como um grupo de pessoas, enfatizar as pessoas, inspirada em sistema de psicologia, delegação plena de autoridade, autonomia de emprego, confiança e abertura, ênfase nas relações humanas, dinâmicas grupais e interpessoais.

Teoria Neoclássica surgiu em 1950 diante do crescimento das organizações e decorrentes de problemas administrativos das empresas, ela retoma os aspectos discutidos na Teoria Clássica conciliando esta abordagem com contribuições importantes de teorias subsequentes. Ficando conhecida como a teoria do processo administrativo tendo com enfoque principal a Teoria Clássica da Administração que tem como base os princípios de Fayol sendo que o administrador deve planejar organizar, coordenar, comandar e controla, segundo ele também existem as funções básicas da empresa sejam elas: administrativas, técnicas, comerciais, financeiras, de segurança e contábeis.

As principais características da Teoria Neoclássica são: ênfase na prática da administração, reafirmação dos postulados clássicos, ênfase nos princípios gerais de administração, ênfase nos objetivos e nos resultados, ecletismo nos conceitos, ênfase na departamentalização.

Por fim a Teoria Estruturalista surgiu entre os arredores da década de 50 que se representa através do desdobramento da Teoria da Burocracia criada por um ideal de organização que Max Weber imaginou e chamou de Burocracia segundo ele “a Burocracia é a organização racional e eficiente por excelência”. Esta teoria é um sistema por divisão de trabalho. A Teoria Estruturalista se aproxima também da Teoria das Relações Humanas. O movimento estruturalista tentou obter interdisciplinaridade das ciências, buscava ser uma síntese da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas (informal), teve a necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupos sociais. O estruturalismo teve forte influencia nas ciências sociais, tais como: Filosofia, Psicologia, Antropologia, Matemática e Linguística, chegando até a teoria das organizações.

TEORIAS

Teoria de Sistemas

Posse técnica de sensibilização herdadas dos laboratórios de treinamentos, de sensitividade iniciadas por Lewin; Sua idéia era de renovar e revitalizar as organizações as novas mudanças, nas quais são:

Transformações, Comunicação, Envolvimento das pessoas, Desenvolvimento de competências.

É um conjunto de parte integrantes que juntamente formam um todo unitário com um certo objetivo e tem uma determinada função.

Teoria Matemática

Contribui para soluções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com