TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas e faculdades QI

Trabalho acadêmico: Escolas e faculdades QI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 4

Escolas e faculdades QI

2013

Produção e Materiais

Poka Yoke,5S e Jit

Roger Mello, Guilherme Poisl

Introdução

Neste Trabalho iremos comentar sobre 3 ferramentas que foram desenvolvidas no século XX e inovaram o sistema de trabalho em empresas, comércios, lojas e indústrias. Cada sistema aqui apresentado faz uma grande diferença para que uma empresa possa se desenvolver e alcançar seus objetivos. Proporcionando um produto de maior qualidade em menos tempo possível com a melhor tecnologia na segurança de seus produtos ou serviços.

poka yoke

Shigeo Shingo, criador do sistema, nasceu em saga no japão 8 de janeiro de 1909 se formou em engenharia mecânica em 1930,com seu aprendizado ficou conhecido pelo desenvolvimento do sistema Toyota, onde criou o sistema de qualidade zero com a aplicação do POKA YOKE.

Poka Yoke é um sistema criado para evitar erros, eles podem ser de duas maneiras,de controle ou de advertência, existem vários tipos de poka yokes para determinada função, mas todos com a mesma finalidade sinalizar o erro no momento da criação de um produto para que na mesma hora seja corrigido, um exemplo muito bom é o sistema usado na Lear Corporation, empresa sistemista da General motors, que produz bancos e monta portas para GM.

Sua linha de produção de é toda cheia de poka yokes, em todos os setores existem um poka yoke, onde evita que o operador possa cometer algum erro, o trilho do assento dianteiro, na operação o trilho é colocado em um suporte que é montado um posto antes e nesse trilho vão 8 porcas onde tem uma ferrramenta que aperta essas porcas, as porcas tem um torque certo para elas, se o operador não for firme na hora de aperta as porcas quando estiver acabado de aperta ela vai ficar dando um apito até que o operador de o torque exato para que possa ser liberado aquela peça .Outro exemplo é as capas dos bancos, na operação existe 4 capas diferentes que estão em uma plateleiras dividas em 4lugares onde cada lugar tem um sistema poka yoke, nesse caso são lâmpadas que acendem sinalizando qual a capa a ser usada, se o funcionário pegar a capa errada essa luz ira ficar piscando e apitando para dizer que não é a capa certa.

As indústrias automotivas são uma das maiores empresas que usam esse sistema. Mas os poka yokes não são todos eletrônicos, um exemplo bem simples de um é o disquete que hoje não é mais usado, mas ele se não colocar na posição certa não funciona.

5S

Seiri (senso de utilização-separar o necessário do desnecessário), seiton (senso de ordenação- arrumar/organizar), seisso (senso de limpeza), seiketsu (senso de saúde-manter o ambiente de trabalho higiênico, usando os 3s anteriores), shitsuke (disciplina)

Existem controvérsias sobre a origem do 5s mas a história prioriza que deve-se a Kaoru Ishikawa após a segunda guerra mundial, esse sistema foi criado para arrumar os danos causados nas indústrias pela derrota na guerra, no Brasil ele foi oficialmente lançado em 1991.

Hoje em dia mais 4s foram implantados apesar do nome continuar 5s, que são:

-senso de firmeza

-senso de dedicação

-senso de relato com ênfase

-senso de ação simultânea

O principal objetivo do 5s é melhorar o ambiente de trabalho para que o colaborador faça sua operação da maneira mais higiênica e segura possível,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com