TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biossegurança O Vírus HIV

Por:   •  2/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.878 Palavras (16 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 16

BIOSSEGURANÇA

[pic 1]

VÍRUS HIV IDENTIFICADO NO INSTITUTO PASTEUR

LÍDIA MARIA ANDRADE


Dedico este  manual ao meu mestre, amigo e orientador, professor doutor Hênnio Geraldo Parreira Horta; farol moral e intelectual em minha existência.

                                                                     3


Este manual foi desenvolvido para sanar as dúvidas e orientar os profissionais da área odontológica : ACDs, THDs e CDs para um melhor exercício profissional, na medida do possível, dentro de um ambiente mais limpo e mais seguro.

                                                                                                     Lídia Maria Andrade

                                                             4


BIOSSEGURANÇA:

Conceito - conjunto de medidas voltadas para a prevenção , minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. 

1 - HISTÓRICO:

SEMMELWEIS, médico húngaro do séc. XlX, observou que havia maior índice de mortalidade de febre puerperal, entre as parturientes atendidas por médicos, do que as parturientes atendidas por parteiras.

Isso se dava pelo fato de que os médicos saiam da sala de anatomia direto para a sala de parto sem antes lavarem as mãos, o que gerava a contaminação das mães.

Ao ser estipulada a lavagem obrigatória das mãos, antes da entrada na sala de parto, Semmelweis observou uma queda acentuada da taxa de mortalidade nas parturientes.

LISTER, famoso cirurgião britânico, queria descobrir a causa da alta mortalidade pós - cirúrgica. Conseguiu mostrar que, através de uma descontaminação do ambiente com compostos fenólicos diminuiu, significativamente, o índice de infecções e mortes após cirurgias, no final do séc. XlX.

Nos anos 80 surge uma nova doença, a AIDS, que muda a concepção dos profissionais de saúde

sobre a auto proteção e proteção comunitária, levando a maiores estudos e conscientização sobre os princípios básicos de biossegurança, obrigando os profissionais ao uso de barreiras de proteção e observância das noções básicas de higiene pessoal.  

Atualmente, vários estudos vêem sendo desenvolvidos no sentido de se aprimorar os conhecimentos sobre os mecanismos de transmissão de infecções cruzadas e métodos racionais e de baixo custo para se minimizar o problema, já que a sua eliminação é impossível de ser conseguida.

2 - MICRORGANISMOS:

   Conceito - Microrganismos são seres microscópicos, alguns com capacidade de provocar doenças em seres humanos, encontrados no ar, água, nas superfícies, no ambiente e dentro do nosso próprio organismo. Podem ser bactérias, fungos ou vírus.

3 - DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS PELO EXERCÍCIO PROFISSIONAL:

      Infecção Cruzada - É a transmissão de doenças de uma pessoa para outra através do contato direto, ou por meio de objetos contaminados. Pode ocorrer infecção cruzada do profissional para o paciente ou vice-versa, do profissional para a auxiliar ou vice-versa, do paciente para a auxiliar, do material contaminado para o pessoal da conservação e limpeza, e de todos para a comunidade.

5

   O exercício profissional, devido ao ambiente altamente contaminado que é a boca, propicia a transmissão de várias doenças sendo as de maior relevância as que seguem abaixo;

 

  HEPATITE B - é uma doença causada por vírus, o HBV. Este vírus ataca o fígado ,sendo uma doença difícil de ser tratada e, quando não leva à morte, traz conseqüências graves como câncer de fígado e cirrose. A transmissão se dá através do sangue e saliva contaminados, podendo ser transmitida pela via sexual. O vírus HBV é altamente resistente, podendo ser viável por semanas, quando lançado ao meio ambiente, resiste à  fervura e à ação de desinfetantes. Para que haja a contaminação basta uma pequena quantidade de secreção armazenada na agulha da seringa.

 HERPES - é uma doença causada por vírus, o HSV. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Geralmente ocorre na boca em forma de bolhas que arrebentam e formam feridas muito dolorosas e contagiosas. pode ocorrer nos olhos, o que provoca graves problemas de visão. A transmissão se dá pelo contato com as feridas e com material contaminado. A doença aparecerá no local do contato.

AIDS - é uma doença causada pelo vírus HIV. Este vírus ataca as células de defesa do organismo, deixando-o menos resistente às doenças. A transmissão se dá principalmente pelo contato sexual

 ( esperma e muco vaginal contaminados ), compartilhamento ou acidentes com agulhas contaminadas, transfusão de sangue e materno-fetal. A pessoa pode ser soropositiva por vários anos sem, contudo ,desenvolver a doença.

INFECÇÕES DA OROFARINGE - estas infecções podem ser amigdalites, faringites, infecções de garganta, pneumonias, infecções respiratórias, rubéola, sendo esta última muito grave durante a gravidez, caxumba, entre outras, transmitidas por contato direto.

TUBERCULOSE - é uma doença causada por uma bactéria, o mycobacterium tuberculosis. Esta doença ataca os pulmões preferencialmente, sendo a infecção disseminada através de gotículas transportadas pelo ar, que levam a bactéria ao pulmão. O paciente com a doença desenvolvida apresenta tosse intensa, dor toráxica e tosse sanguinolenta (hemoptise).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (583.3 Kb)   docx (441.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com