TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Higienização x Saúde Bucal

Por:   •  7/7/2019  •  Seminário  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

CETEP – Centro Territorial Médio Rio de Contas.

Higienização x Saúde Bucal.

Ipiaú/Ba.

Novembro/2018.

CETEP – Centro Territorial Médio Rio de Contas.

[pic 1]

Ipiaú/Ba.

Novembro/2018.

  1. INTRODUÇÃO.


        Uma boa higiene bucal propicia o hálito puro, um sorriso saudável e favorecem que os dentes fiquem limpos e livres de resíduos alimentares. Dentes saudáveis não só permitem uma boa aparência, mas são também imprescindíveis para o bem-estar e para a saúde bocal. 

        Manter uma boca saudável implica em cuidados diários preventivos, como uma boa escovação, o uso correto do fio dental, e auxilia a evitar possíveis problemas dentários.

        A prevenção da cárie e da doença periodontal ocorre a partir da completa remoção da placa bacteriana, a principal responsável por essas doenças, a partir de uma escovação correta.

        Quando falamos em higiene bucal, estamos referindo-nos à prática que garante a limpeza dos dentes, gengivas e, consequentemente, uma boca saudável. Essa higiene é fundamental para nossa saúde, evitando problemas como gengivite, cárie e tártaro, entre outras doenças.

        Escovar os dentes e passar o fio do dental após as refeições são cuidados básicos para a saúde bucal, mas que diversas vezes são deixados de lado por muita gente.

        Visto que é de suma importância parta a saúde bucal, física e integridade do indivíduo com o meio social ao qual vive,  começar a praticar assiduamente tais cuidados com a higiene oral.

        Partindo dessa temática, foi possível observar a carência de uma boa escovação, entre os estudantes adultos do Cetep (Centro Territorial Médio Rio de Contas). Acredita – se que após a culminância desse projeto será possível conscientizá – los da importância em dedicar parte do seu tempo diário focados na prevenção de doenças da cavidade bucal, como também da sua imagem na sociedade em que pertence, no que se refere a limpeza dos dentes e ao cuidado com o seu sorriso.  

  1. OBJETIVOS.

  1. OBJETIVO GERAL.

        O decorrido projeto tem como visão principal conscientizar e informar através de palestras e demonstrações das formas corretas de higienização oral.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO.

 - Informar e/ou conscientizar os alunos do Cetep – Centro Territorial Médio Rio de Contas sobre a higienização correta.

- (Demonstrar) quais a s doenças são acometidas devido a não escovação.

- Importância do uso do enxaguante e fio dental como ferramentas básicas de uma higienização completa.

  1. METODOLOGIA.
  2. CRONOGRAMA.
  3. FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA.

Higienização X Saúde bucal.

        

        A boca é um órgão do corpo humano muito exposto a doenças infecciosas quando utilizado de forma incorreta.  Uma vez que ela é a porta de entrada tanto de coisas boas como também ruins, a mesma se torna vulnerável a diversas patologias, ou seja, não há saúde para o corpo sem saúde bucal. Tudo o que ocorre na boca pode refletir em diferentes partes do organismo, por isso é de fundamental importância que se mantenha os cuidados de higiene diários, pois só assim será possível ter uma boca, dentes e corpo saudáveis.

        Esse projeto tem como objetivo informar e conscientizar os alunos do CETEP – Médio Rio de Contas situado na Rodovia 330 sentido a cidade de Barra do Rocha Km 06 – Zona Rural – Ipiaú/Ba,  a ter uma higienização correta da boca através de:

- Uma escovação correta.

- Uso do fio dental.

- O que isso pode causar no organismo dos seres humanos.

- Contaminação de escovas.

Ao contrário do que se pode pensar, escovar os dentes não é tão simples, mesmo fazendo todos os dias, existem muitas pessoas que não sabem fazer este procedimento de forma correta. Através de palestras educativas e demonstrações, iremos informar como uma escovação adequada pode trazer benefícios à saúde, ajudar a remover as placas das superfícies interiores, exteriores e da mastigação dos seus dentes.        A utilização do fio dental ajuda a remover a placa e os resíduos do espaço entre os dentes especialmente em áreas de difícil acesso na zona imediatamente abaixo da linha das gengivas.

        Nesse projeto nosso objetivo principal é mostrar o passo a passo da escovação, o que acontece após o procedimento às consequências da ausência desta, quando não tem escovação, no caso, o que se recomenda são os cuidados especiais com a boca e os dentes. Importante orientar também sobre a contaminação das escovas de dente, que é a peça principal da higienização bucal.

A higienização sequencial permite que o indivíduo tenha noção das áreas higienizadas, auxilia na formação do hábito de higiene bucal e assegura que todas as áreas sejam atendidas. A eficácia é difícil de ser atingida se o tempo adequado não for observado.

DISPOSITIVOS BUCAIS E TÉCNICAS DE HIGIENIZAÇÃO.

Escova de dente:         Sua principal função é remover a placa bacteriana dos dentes. A escovação não pode ser feita com movimentos bruscos, pois sua função é remover a placa bacteriana e não a estrutura dental. Recomenda – se que as escovas tenham:

- Cerdas macias com pontas arredondadas e na mesma altura.

- Ponta ativa.

- Cabo compatível com a empunhadura de cada paciente.

Fio dental: O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente - sob a gengiva e entre os dentes. Como o acúmulo de placa pode provocar cárie, gengivite e periodontite.  Usar fio dental diariamente é altamente recomendável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com