TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do ART em Pacientes com TEA

Por:   •  17/1/2022  •  Ensaio  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do ART em pacientes com TEA

Monyki Karolyne do Nascimento 94459

Raphaela dos Santos de Oliveira 94867

O paciente com TEA apresenta-se extremamente sensível a estímulos externos, como barulhos diferentes, sons fortes e comportamentos inesperados durante o tratamento odontológico. Por causa de sua tendência a aderir a rotinas, os pacientes podem necessitar de várias visitas ao CD para se aclimatar ao ambiente odontológico. Além disso, a elaboração de um método que proporcione ao profissional de Odontologia uma sequência de atendimento a esses pacientes é de extrema importância.

Um requisito principal para o sucesso da consulta é manter o paciente calmo. Para isso, tem que ser um ambiente tranquilo e evitar ao máximo mudar os móveis de lugar, pois os portadores de autismo são muito sensíveis a qualquer tipo de mudança, e não costumam reagir de maneira positiva.

Por isso, devem receber um tratamento multidisciplinar e priorizar a prevenção das doenças bucais, enfatizando-se a importância de uma dieta saudável e uma adequada higiene bucal.

A ART (Técnica de Restauração Atraumática) é um procedimento clínico, de campo, que visa a remoção de tecido cariado através de instrumentos manuais e posterior selamento da cavidade com cimento de ionômero de vidro.

Muito difundida em comunidades de baixa renda, tem uma importância imensurável na Odontologia atual como forma de diagnóstico, cura e prevenção de lesões cariosas em crianças, principalmente. Nessa técnica, proposta por Frencken (1994), a remoção do tecido cariado é superficial e o selamento com ionômero de vidro – com funções de liberação de flúor e coeficiente de expansão térmica linear semelhante a da estrutura dentária, material biocompatível com o complexo dentino–pulpar.

Por se tratar de uma técnica onde não se usa instrumentos rotatórios, fora de consultório (tratamento de campo), vem sendo difundida na Odontopediatria e Odontogeriatria, bem como no acompanhamento de pacientes portadores de necessidades especiais, como em pacientes com TEA.

 Umas das importâncias em se usar a ART é devido a possibilidade de diminuir o nível de ansiedade e medo dos pacientes com TEA, além de ser um tratamento que proporciona menor dor e desconforto, podendo ser realizado num consultório odontológico ou fora dele.

Segundo Cordeiro et al. (2001) a utilização do ART pode ser considerada como fator motivador dos pais para minimizar o risco à cárie em pacientes com alta atividade cariogênica, pois a técnica favorece diminuição do risco com controle dos fatores que promovem a doença. O uso do ART pode ser incentivado em bebês, em comunidades carentes, e em portadores de doenças especiais como a TEA, nas quais existe dificuldade de acesso do profissional e o número das lesões de cárie é elevado.

E é pensando nisso que proposta de ART é indicada para o paciente infantil e para pacientes portadores de doança especiais.

È importante salientar que o programa ART está intimamente ligado a parte preventiva, e no que diz respeito a crianças é diretamente relacionado aos pais, pois o paciente pequeno é mais susceptível aos três fatores que contribuem para a etiologia da doença cárie, sendo eles: dente jovem mais sensível aos ácidos, incapacidade ou dificuldade durante a remoção da placa bacteriana (principalmente bebês), e a dependência dos pais em relação á dieta. https://doi.galoa.com.br/sites/default/files/10.21745/ac06-10.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com