TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Educação Superior

Por:   •  6/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Supervisionada III

Universidade Católica de Brasília

Pró-Reitoria Acadêmica

Núcleo de Formação Geral

Disciplina: Introdução à Educação Superior                                            

Professor:

Curso:

Aluno:

Árvore dos Sonhos

Nesta unidade, falamos da importância das escolhas que se faz ao longo da vida, em especial da vida acadêmica. Dessa forma, para encerrar as atividades propostas nessa primeira parte de nosso conteúdo, você está convidado a fazer um exercício de sistematizar um projeto de vida. Para isso, retome seu memorial e siga o roteiro abaixo para construir sua Árvore dos Sonhos. Vamos lá? Mãos à obra.

  1. Escolha o formato dessa árvore. Você pode usar alguns softwares para isso:
  • Mapa conceitual: https://www.goconqr.com/pt-BR
  • Construção em quadros: https://padlet.com
  • Apresentação visual de ideias: http://www.easel.ly/
  1. Represente as raízes (o passado) – coloque seu nome, data de nascimento, nome dos pais, pessoas que foram marcantes na vida.
  2. Represente o tronco (o presente) – onde mora, o que faz hoje, qual sua rotina: atividades que mais gosta de fazer, que menos gosta, pessoas que estão próximas. O que tem motivado você a viver?
  3. Represente a copa, as folhas, flores e frutos – (o futuro) – escrever as esperanças, sonhos que tem, onde e como quer estar daqui a 07 anos, que sonhos pessoais quer concretizar? Que sonhos tem para a sua cidade, para o seu país?
  4. Agora, pare! Olhe bem para sua representação, contemple a sua árvore dos sonhos. Pensando nos sonhos que tem, com quem você pode contar para ajudá-lo  a realizá-los? Escreva o nome das pessoas, instituições…
  5. A que distância você se vê dos seus sonhos pessoais? O que você pretende fazer para aproximar-se o máximo possível deles (escreva pelo menos cinco passos/estratégias). E da sociedade que deseja? Que distância você considera que está? O que pode ser feito para a realização desses sonhos (Escreva pelo menos cinco passos/estratégias).

O projeto de Vida é uma sistematização para ajudar a tomar consciência da importância de saber viver. E que a vida não é uma ilha, mas você está sempre em relação com outras pessoas, realidades. Ou seja, a vida não é algo simples, a cada tempo ela tem suas exigências, por isso é preciso saber viver.

Dando continuidade a este exercício, convidamos você a escutar a música – É preciso saber viver, da banda Titãs. Leia também a letra da canção.

Sugestão: guarde o registro da Árvore dos Sonhos que você fez para, a cada seis meses, ou a cada ano, retomá-lo. Então, perceba: o que conseguiu realizar, o que não; verifique se as estratégias pensadas deram certo ou se falharam e se precisa de outras; analise o que deve ser acrescentado à árvore/projeto de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (102.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com