TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microbiologia Na Odontologia

Por:   •  26/4/2020  •  Exam  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

Paciente J. P. F., 19 anos, fumante, compareceu a clínica odontológica Uninassau apresentando um quadro característico de gengivite ulcerativa necrosante (GUN). O mesmo havia abandonado o tratamento ortodôntico a pouco tempo, ao exame clínico percebe-se inflamação gengival com sangramento ao mínimo toque, pseudomembrana amarelada em papilas interdentais apresentando necrose em suas pontas. Além desses sinais clínicos o paciente apresentava febre e relato de dificuldade de se alimentar. Diante dessas informações foram solicitados exames complementares, radiografia panorâmica, fechando o diagnóstico final de GUN, pois não apresentava perda óssea radiograficamente. Através desse diagnóstico, o tratamento teve início com a remoção delicada do biofilme dental supragengival feito com curetas periodontais, foi prescrito bochechos de clorexidina 0,12% duas vezes ao dia, metronidazol 250 mg, 8/8 h durante sete dias, e dipirona sódica 500 mg em caso de dor. Após algumas sessões o paciente retornou a clínica com resultados satisfatórios e saúde periodontal reestabelecida.

Questões:

1. Pesquise sobre a patogênese da GUN. Quais micro-organismos estão associados?

A gengivite ulcerativa necrosante (GUN), também conhecida por doença de Vincent, boca de trincheira, gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) e gengivite fusoespiroquetal, pode ser definida como uma infecção gengival aguda e de etiologia complexa, caracterizada por um rápido início, sintomatologia dolorosa no tecido gengival, necrose da gengiva interdental e sangramento. Os pacientes mais afetados são adolescentes ou adultos jovens, podem ser fumantes e são psicologicamente estressados. As principais bactérias comprovadamente envolvidas na GUN são: gêneros Fusobacterium, Treponema e Selenomonas e as espécies Prevotella intermedia e P. nigrescens.

2. Qual a função do bochecho de clorexidina 0,12% no tratamento realizado no caso descrito no texto?

A clorexidina 0,12% reduz o índice da microbiota bacteriana, geralmente é utilizado no combate ou prevenção de infecções gengivais como a gengivite. O bochecho de clorexidina foi recomendado, pois ele irá auxiliar na eliminação dos microorganismos, já que a clorexidina é um antisséptico químico capaz de eliminar vários tipos de microorganismos indesejáveis.

3. O que é microbiota residente bucal e quais as funções?

A microbiota bucal residente é essencial par a saúde em um indivíduo, pois participa no desenvolvimento do sistema imune e serve de barreira contra microrganismos patogênicos. Na cavidade bucal existem mais 700 espécies de microrganismos, quando há um desequilíbrio na microbiota bucal, as bactérias residentes associam-se com a etiologia de alterações bucais como a cárie, doença periodontal, e de alterações sistêmicas, principalmente infecções do trato respiratório. Tem como funções produzir substâncias nocivas contra outros microrganismos: ácidos graxos, impede colonização de patógenas, fornece substâncias nutritivas para outros microrganismos da microbiota residente para o hospedeiro, altera o pH, A microbiota ajuda também a manter o sistema imune atento, auxilia na absorção de algumas substâncias, ajuda a matar microrganismos de fora auxiliando na defesa do organismo, entre várias outras funções.

4. Quais são as bactérias mais encontradas na microbiota oral?

São veillonella ssp, actinomyces ssp, fusobacterium spp, prevotella ssp, porphyromonas ssp, treponemas ssp Streptococcus salivarius, streptococcus sanguis, streptococcus mitis, streptococcus mutans entre outras.

5. Pesquise quais as principais bactérias presentes na cavidade bucal de um indivíduo saudável.

Estudos demonstram que na cavidade bucal de indivíduos saudáveis, os microrganismos mais comuns correspondem ao Streptococus, Veillonella, Neisseiria, Prevotella e Fusobacterium.

6. O que é biofilme ou placa dental? Descreva o mecanismo de formação e qual a sua importância nas infecções da cavidade oral.

Biofilmes são complexas comunidades tridimensionais de micro- organismos embebidos em uma matriz extracelular, presentes geralmente sobre uma superfície sólida.

O processo de formação de um biofilme inicia-se com a adesão de células

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com