TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia na Odontologia

Por:   •  24/5/2015  •  Dissertação  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 5

COLORAÇÃO DE GRAM:

Ao entrar no laboratório é necessário, primeiramente, colocar o EPI completo antes de começar qualquer processo. A coloração de Gram é dividida por dois procedimentos: esfregaço e coloração.

1ª etapa: O esfregaço consiste inicialmente com um pequena gota de soro fisiológico em uma lâmina. Em seguida, acende-se o Bico de Bunsen para obtenção da área asséptica, que consiste na área atras da chama. Pega-se o tubo de ensaio com os MOS, ao abrir, é necessario passar na chama,  através da alça de platina(já flambada), e obtem-se os MOS com muito cuidado. Da mesma maneira que foi necessario passar o tubo na chama antes da obtenção do MOS, também é necessário passar na chama após a obtenção. Os MOS na alça de platina são colocados na lâmina. Em seguida, passa-se três vezes a lâmina na chama do bico de Bunsen para a fixação e deixe secar.

2ª etapa: Sobre a lâmina, colocar solução de violeta e esperar 1 minuto. Deixar escorrer. Colocar o lugol por 1 minuto e deixar escorrer. Colocar alcool, porém, tomar cuidado para nao estragar a lâmina, é necessário para descolorar a lâmina. Em seguida, passar água destilada. Colocar a fucsina por 30 segundos e deixar escorrer. Lavar com água e secar.

Gram + (violeta) : colore-se com o violeta.

Gram – (vermelho) : colore-se com a fucsina.

MEIO DE CULTURA:

É a condição nutricional fornecida ao microrganismo, ou seja, é a condição para que ele se desenvolva. Sendo assim, os meios de cultura são dois: caldo (extrato de carne + peptonas) e o ágar (polissacarídeos) o qual possui a função de endurecer o caldo.

Os meios de cultura são divididos atráves das funções, natureza e consistência.

Natureza: animada (viva) e inanimada (não viva).

Consistência: sólida, semi-sólida e líquida.

Função: Enriquecedora, a qual proporciona, da mesma maneira, o crescimento de todos os microrganismos. Seletiva, a qual, de maneira desigual, beneficia o crescimento de uma e outra não. Diferenciador, que possui substâncias que evidenciam caracteristicas microbianas que diferenciam uma das outras. Manutenção, possui a caracteristica ao contrário do meio enriquecedor.

BIOFILME

Consórcio microbiano envolvido por uma extensa matriz de polissacarideos extracelular. Desenvolve-se através da adesão, multiplicação e o desenvolvimento em uma superficie solida, em meio aquoso.

O condicionamento do biofilme ocorre através da formação de uma película na superficie do esmalte devido a aderência dos MOS, por meio de resíduos da ingestão de alimentos.

O biofilme apresenta-se de forma comunitária e cooperativa. Sendo assim, conforme se desenvolve, ou seja, se torna mais espesso e mais forte, ocorre o SHIT MICROBIANO o qual consiste na capacidade que as bactérias possuem para de adaptarem e se aderirem aquele meio, tornando-se resistente, pois há concentração de alimento, ph e oxigenação.

Existem maneiras para sua remoção, apesar de ser altamente resistente, como através da primeira linha de defesa dos leucócitos e a segunda linha que são os macrofagos. Entretanto, a melhor maneira da remoção é através de meios mecânicos, como a utilização da escovação e do fio dental.

FATORES DE PATOGENICIDADE 

Patogenicidade é a capacidade do microrganismo de causar a doença e virulência é a capacidade do microrganismo se proliferar e causar a doença.

Os fatores de patogenidade são divididos pela colonização e pela lesão. Sendo assim, a colonização é dividida em três fatos: Fatores de adesão, que consiste na capacidade do microrganismo se fixar, através da proteína adesina, o qual divide-se em três, o glicálise que serve para a fixação, a cápsula que age como fator de resistencia, as fibrias (longos filamentos) e fibrilas (curtos filamentos), assim como o PIC ( polipeptideos intracelular) e PEC (polipeptideos extracelular). Há também os fatores de evasão, que consiste na capacidade do microrganismo possui em escapar da fagocitose e de anticorpos. Ocorre através da proteína evasina, e são exemplos a capsula de proteção, a qual permite a dificuldade da ação da fagocitose e da hidrolise de imunoglobulina. Em terceiro, há os fatores de invasão, que consiste na capacidade do microrganismo invadir um ambiente, que são proporcionados através de flagelos que possui mobilidade.

Além da colonização, há também as lesões, que consitem-se através da toxinas (susbtâncias venenosas produzidas pelos microrganismos). As toxinas são divididas em endotoxinas e exotoxinas, que possui a caracteristica de serem insolúveis. As endotoxinas são proprias de GRAM - e se caracterizam por estarem proximo a parede celular, por não agirem no meio extracelular e por possuirem LPS. As exotoxinas são proprias de GRAM + e são de natureza proteíca e são neutralizantes.

DEFINIÇÕES:

Colônia: produto da multiplicação de microrganismos

Microbiologia: estudo dos microrganismo

Imunologia: estudos do sistema imunológico

Resistência: arsenal de defesa

Virulência: arsenal de ataque

Fermentação: decomposição de carboidratos por microrganismos

Putrefação: decomposição de proteína por microrganismos

Biofilme: consórcio microbiano envolvido por uma extensa matriz de polissacarídeos extracelulares

Meio de Cultura: condição nutricional fornecida aos microrganismos

Desinfecção: tentativa de eliminação de microrganismos inanimados

Esterilização: eliminação total de microrganismo inanimados

Antissepsia: tentativa de eliminação de microrganismo animados

Isolamento: obtenção de cultura pura

Metabolismo: conjunto de reação anabolicas e catabolicas

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

A segurança em labotório de microbiologia está ligado às infecçoes causadas por microrganismos, por isso é necessário cuidado e proteção nas práticas laboratoriais e no seu funcionamento.

- Normas gerais de segurança

I-) Cuidado com a saúde e higiene pessoal

Consiste na utilização de EPI completo, em evitar o cansaço, estresse e em lavar bem as mãos e praticar a antissepsia.

II-) Cuidado com as práticas laboratoriais

Cuidado com a eletricidade, manter fechado e apagado o bicos e valvulas e deixar organizado a bancada.

III-) Formação de aerossóis:

Formada através do uso inadequado de agulhas, seringas e pipetas.

IV-) Esterilização e desinfecção

Consiste nas maneiras necessárias para que os materiais sejam esterelizados e desinfectados.

V-) Descarte de material contaminado

1-) Material biológico: submeter a autoclavação

2-) Material cortante: armazenar em um local separado e encaminhar para a incineração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com