TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Odontopediatria

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 10

1 desenvolvimento da face e cavidade bucal

Durante o segundo mês de vida intrauterina ocorrem grandes mudanças que conduzem a formação da face das estruturas próximas ao seus anexos.

5°e 6° semana se unem os processos formadores da face e estabelece a comunicação da cavidade bucal com com o intestino cefálico e forma o conduto nasal.

7° e 8° temos a segunda fase que é caracterizada pelo termino dos preparos para divisão da cavidade bucal e nasal formação do palato definitivo.

2 cavidade bucal primitiva

É uma profunda depressão  em forma de bainha que está próxima ao extremo craneal do intestino cefálico, porém não há comunicação pois estão separados pela membrana buco faríngea.

A partir desse estagio o desenvolvimento embriológico bucal e de todo organismo tem lugar e formação acelerada.

3 ontogênese

A cavidade bucal primitiva é revestida pelo ectoderma na sua porção mais profunda entra em contato com a extremidade superior do intestino anterior, formado pelo endoderma. A união do mesoderma e ectoderma é chamado de membrana bucofaringea . A membrana se rompe o ectoderma dará origem ao epitélio bucal , certas áreas de células basais começam a se proliferar numa proporção mais rápida que células adjacentes e leva a formação de uma faixa  do epitélio que ocorre ao longo da linha externa do futuro arco dentário chamado de lamina dentaria.

 A lamina aparece como uma fina camada na margem lateral do estomodeo, mais ou menos na mesma época  que a membrana bucofaringea se rompe.

Cada lamina corresponde a cada arco, tem dois pontos de inicialização , na margem lateral prolifera na direção mediana para se unir e formar a lamina continua ocorre por volta da 6° semana  intrauterina.

Aproximadamente na 8° semana a lamina dentaria de cada arco mostra dez centro de proliferação das células epiteliais espaçadas que recebe o nome de broto ou botão. Essas estruturas junto com o mesenquima que os envolvem darão origem aos dentes deciduos , e se denominam germes dentários, que são formado por uma estrutura ectodérmica que dará origem ao esmalte e uma porção mesoderma que dará origem a polpa, cemento, dentina e estruturas de suporte .

Após o inicio da formação dos dentes decíduos a lamina dental  inicia  também a formação dos germes permanentes incisivos caninos e pre molares , se desenvolvem a partir da lamina dentaria por lingual dos decíduos  ocorre geralmente no 5° mês  de vida intrauterinapara incisivos e no 10° mês para  os segundos pre molares.

O 1°, 2° e 3° molares prolifera por distal dos germes do 2 molar decíduo , os 1° molar por volta dos 4 a 5 meses de vida intra uterina o segundo após o 1° ano e o 3° molar por volta de 4 e 5 anos.

4 Germe dentário

No inicio tem uma condensação em forma de esfera (broto ou botão0, a seguir uma evolução e o germe assume a forma de capuz nessa fase podemos   notar alguma diferenciação em sua estrutura composta por epitélio interno, epitélio externo reticulo estrelado e papila dentaria.

As células periféricas contornam a convexidade do capuz e são chamadas de epitélio externo, as células da concavidade do capuz são altas e representa o epitélio interno do esmalte.

As células no centro do órgão epitelial do esmalte entre o epitélio externo e interno começam a se separar por um aumento de fluido intercelular e se arranjam numa rede chamada reticulo estrelado.

Papila dentaria

O mesênquima prolifera sob influência da do epitélio do órgão do esmalte em ploliferação.se condensa para formar a papila dentaria (formador da dentina e primórdio da polpa), as mudanças da na papila dentaria ocorrem concomitantemente com o desenvolvimento do órgão do esmalte.

Saco dentário:

 Juntamente com o desenvolvimento da papila e do órgão do esmalte há uma condensação  marginal no mesênquima. O germe continua evoluindo passando para faze de campanula devido ao crescimento das partes externas do capuz que se aprofunda no mesênquima e pela depressão ocupada pela papila dentaria.

O germe dentário que estava ligado a lamina dentaria na fase de campanula se rompe e perde sua conexão com a cavidade bucal primitiva.

5 órgão do esmalte

A medida que ocorre o desenvolvimento do órgão do esmalte ate a fase de campanula o epitélio interno se diferencia em células altas os pré ameloblastos passando a se chamar de ameloblasto quando depositam a primeira camada de esmalte. O reticulo estrelado aumenta em quantidade e no liquido intercelular, nesta fase aparece uma quarta camada de célula no órgão do esmalte entre epitélio interno e reticulo estrelado várias camadas de células baixas (extrato intermediário).

No estágio final da campanula o órgão do esmalte assume a forma do dente que formara mais tarde. O órgão do esmalte já esta pronto para produzir os pre ameloblastos se desenvolvem mais na cúspides ou bordas incisais e menos diferenciadas na cervical. Antes da deposição ameloblastos estimulam  as células do tecido conjuntivo  da papila dental a se diferenciar em odontoblastos  para deposição da 1ª camada de dentina, se n houver formação de dentina n há formação de esmalte, mesmo que o ameloblasto se diferencie antes do odontoblasto.

5.1 Desenvolvimento do esmalte

Segundo bhraskar  pode ser dividida em seis etapas:

Morfogênica

Antes do  ameloblasto estarem completamente diferenciados interagem com células mesênquima  determinando a forma de junção dentina esmalte e coroa.

Organizadora

O epitélio interno se interage com o tecido conjuntivo os qual se diferenciam em odontoblasto. É caracterizada por uma uma mudança na aparência do epitélio interno do esmalte,  ocorre uma inversão de polaridade destas células  pela migração dos centríolos e regiões de golgi.  

Etapa formadora

Os ameloblastos entra nessa fase após a primeira deposição de dentina, esta interação mutua entre um grupo de células e outro é uma das leis fundamentais da organogenese e histodiferenciaçao.

Etapa de maturação

Ocorre após esta formada a maior parte da espessura de matriz do esmalte na área oclusal ou incisal.  durante a maturação do esmalte os ameloblastos  são reduzidos em comprimento e estão intimamente ligados  a matriz do esmalte. As células do estrato intermediário perdem sua forma cuboidal adquirindo um aspecto fusiforme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (86.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com