TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Clínicos em Odontopediatria

Por:   •  8/8/2022  •  Exam  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Casos clínicos em Odontopediatria

1º Quais são os fatores de risco para a doença cárie?

2º O que fazer para aliviar a angústia do bebê durante a fase de erupção dental?

3º. Qual a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da saúde oral?

4º Paciente T. V. S., 5 anos, sexo masculino, compareceu a clínica escola da Unime acompanhado de sua mãe para atendimento odontológico. Sua queixa principal foi incomodo com o escurecimento da unidade 61. Ao realizar a anamnese a mãe relatou que seu filho sofreu uma pancada nesse dente numa brincadeira no intervalo da escola a três meses. No exame clínico esta unidade não apresenta lesões cariosas, sem sintomatologia dolorosa ao toque.

[pic 1]

a.  Com base nos seus conhecimentos explique o que pode ter acontecido para este dente sofrer essa alteração de cor e como isso ocorre.

b. Qual o plano de tratamento para resolver este problema?

5º Mãe comparece ao odontopediatra acompanhada de sua Bebê com 5 meses de vida. O motivo da sua consulta é o baixo peso da criança consequência da sua dificuldade de amamentar sua filha. Ao avaliar clinicamente a criança na cadeira, percebe-se alteração na forma da língua, (formato de coração) com a inserção do freio consideravelmente inserida próximo a ponta.

[pic 2]

a. Como é o nome dessa alteração morfológica, conhecida como língua presa da Bebê?

b. Qual a conduta adequada a se tomar nessa situação? (plano de tratamento)

c. Caso nenhuma conduta terapêutica for tomada para a ajudar essa criança, quais seriam as consequências?

6º Discorra com suas palavras o que é o HMI, suas características clínicas, quais os dentes afetados e alternativa de tratamento.

[pic 3]

7º Você está em um atendimento a uma criança com 7 anos de idade. A mãe trouxe a criança porque acha que o dente do seu filho está demorando demais pra “cair”. Ao avaliar clinicamente nota-se as unidades 31 e 41 irrompendo posteriormente na face lingual aos dentes 71 e 81, estas unidades não apresentam mobilidade dentária.

[pic 4]

a. Levando em consideração este relato e avaliando a imagem a seguir, qual o provável diagnóstico?
b. Qual a provável justificativa da unidade 41 irromper nesta posição

c. Qual a conduta a ser tomada nesta condição?

8º Manchas escuras podem estar presentes tanto nos dentes decíduos quanto nos permanentes. Apesar de serem frequentemente confundidas com lesão de cárie pelos pais e responsáveis, muitas delas podem ser apenas manchamentos.

[pic 5][pic 6]

Avaliando essas imagens, qual o provável diganostico e qual o tratamento para esta condição?

9º Os responsáveis por um paciente de 7 anos de idade, procuraram atendimento odontológico pois estavam preocupados com umas ‘manchinhas brancas’ avistada nos dentes de seu filho. O cirurgião-dentista ao fazer a anamnese constatou que essa família fazia uso de água mineral advinda de poço artesiano, era a primeira vez no dentista, não faziam uso de dentifrícios fluoretados por conta da idade da criança, não faziam uso de fio dental, paciente tinha livre acesso à dispensa e geladeira da casa. No exame clínico verificou-se manchas brancas ativas de cárie não cavitadas nas faces vestibular dos incisivos anteriores e caninos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (158.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com