TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PROPRIEDADES DOS MATERIAIS

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.336 Palavras (14 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

A odontologia tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do ser humano de uma maneira geral, e esse objetivo só será eficaz e satisfatório através da prevenção de doenças trazendo assim o alivio da dor, aperfeiçoamento da eficiência mastigatória e melhoria na fonética e estética. Partindo desse princípio pode-se afirmar que os materiais dentários devem possuir pré-requisitos importantes para que haja uma boa adesão, união e coesão, sendo necessário que se conheça as propriedades: biológicas, mecânicas, físicas e químicas de cada material utilizado.

E isso está diretamente relacionado com a interação de cada material com a maneira de como ele vai se adequar no corpo. Significa dizer que na odontologia nenhum material é completamente seguro, então a decisão sobre o uso destes materiais deve ser equilibrada nos potencias riscos e benefícios determinados pelo profissional, sobrepondo-se os benefícios em relação aos possíveis riscos.

Ciência dos materiais dentários

  • Ciência que envolve o estudo da composição e propriedades dos materiais odontológicos e a forma de como eles interagem com o ambiente em que são colocados.

Philips afirma que “ Apesar de recentes aperfeiçoamentos nas propriedades físicas desses materiais, nenhum deles são permanentes. Dentistas e pesquisadores continuarão no século XXI à procura de um material restaurador ideal. Um material restaurador ideal deve: (1) ser biocompatível, (2) ter adesão permanente a estruturas dentárias e ósseas, (3) igualar-se com a aparência natural da estrutura dentária e outros tecidos visíveis, (4) exibir propriedades similares ao esmalte dentário, dentina e outros tecidos, e (5) ser capaz de promover a reparação ou regeneração tecidual de tecidos perdidos ou lesionados. Significa dizer que a correta seleção do material odontológico exige que o profissional tenha uma noção básica a respeito de sua estrutura. As propriedades dos materiais usados em odontologia podem indicar sua qualidade em diferentes aplicações para diferentes tipos de procedimentos.

Classificação dos materiais dentários

Os materiais dentários podem ser classificados de três maneiras:

Materiais preventivos, materiais restauradores e materiais e materiais auxiliares.

  • Materiais preventivos: quando se aborda o assunto prevenção é basicamente para tirar do pensamento retrógado que a partir do momento em que se existia carie, ou patologia dentaria a única solução seria extração. Nos tempos arcaicos já se pensava em técnicas de prevenção quando Fauchard, o pai da odontologia escreveu um tratado em 1728 sobre vários tipos de restaurações dentarias e inclusive um método para próteses artificiais em marfim. O que deixou um legado de bastante valia no ramo odontológico.

Nos materiais dentários preventivos são usados primariamente por seus efeitos antibacterianos, forros, bases, cimentos e materiais restauradores que são usados principalmente por liberarem flúor (compômero, ionômero híbrido, cimento de ionômero de vidro, cimento de silicofosfato de zinco), dorexidina ou outros agentes terapêuticos usados para prevenir ou inibir a progressão da cárie dentária.

É importante salientar, concordando com as palavras do autor  que em casos que não sejam tão complexos, onde a cárie ainda não atingiu o complexo dentina-polpa pode-se usar esses materiais até mesmo como restauradores, porém, por um curto espaço de tempo que pode ser até convertido em anos dependendo do organismo de cada paciente e da reincidiva da cárie.

  • Materiais restauradores: Em 1895 Greene Vardiman Black criou a odontologia restauradora, descrevendo também as classificações das cavidades a serem restauradas, deixando assim um legado que é até hoje utilizado.

Esses materiais são  componentes sintéticos que podem ser utilizados para reparar ou substituir a estrutura dentária, incluindo primers, agentes adesivos, cimentos para base e forro, amálgamas, resinas compostas, compômeros, ionômeros híbridos, ligas metálicas, metalocerâmicas, cerâmicas e polímeros para dentaduras.  Poderao ser usados também como materiais que farão liberação de de agentes terapêuticos e ou diagnósticos. Phillips afirma que “ Materiais restauradores podem ser usados temporariamente, por curto intervalo de tempo (tais como cimentos provisórios e próteses unitárias e parciais fixas em resinas acrílicas), ou por um longo período de aplicação [agentes adesivos dentinários, inlays (incrustrações), onlays (restaurações com cobertura de cúspide), próteses unitárias, próteses removíveis, próteses fixas e aparelhos ortodônticos.  Além disso tem duas subclassificações: materiais restauradores diretos ou materiais restauradores indiretos e serão usados de acordo com a necessidade de cada paciente.

Os matériais restauradores diretos são caracterizados pela aplicação de um agente protetor sobre o tecido pulpar exposto com a finalidade de manter sua vitalidade e promover sua regeneração. O autor afirma que se trata de um tratamento intra-oral que visa para confeccionar restaurações ou próteses diretamente nos dentes ou nos tecidos moles.

Os restauradores indiretos se tratam de agentes seladores e forradores e/ ou bases nas paredes cavitarias com o objetivo de proteger o complexo. Significa dizer que extra-oralmente os materiais são utilizados indiretamente em fundições ou outras réplicas de dente ou tecidos.

  • Materiais restauradores provisórios

Se trata de uma subcategoria de materiais restauradores, que minimizassem a infiltração marginal, especificamente aqueles profissionais que adotam curativos de demora entre sessões.  O autor afirma que “ incluem os cimentos provisórios usados para cimentação ou outros materiais restauradores usados para preenchimento, fios ortodônticos e resinas acrílicas usadas para inlays (incrustrações), onlays (restaurações com cobertura de cúspide) e próteses unitárias provisórias, e próteses parciais fixas provisórias.

              Os materiais restauradores são divididos em 4 grupos: metais, cerâmicas,                        polímeros e compósitos.

              Os materiais restauradores incluem:

               Metais nobres e básicos, ligas de amálgama, cimentos, compósitos (resina                 composta) ionômero de vidro, cerâmicas (porcelanas), gesso, revestimento para fundição, ceras odontológicas, compostos para moldagem, resina para base de prótese (resina acrílica).

  • Materiais dentários auxiliares:

São substâncias utilizadas no processo de fabricação de próteses dentárias ou aparelhos que não fazem parte desses itens. Entre esses materiais estão as soluções de condicionamento ácido, materiais de moldagem, revestimentos para fundição, gessos para fundição e confecções de modelos, próteses unitárias dentais, resmas acrílicas usadas para confecção de moldeiras individuais para procedimentos de moldagem e moldeiras de clareamento, resinas acrílicas utilizadas para confecção de protetor bucal e placas de oclusão, e abrasivos de acabamento e polimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (307.5 Kb)   docx (237.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com