TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 9

REVISTA GESTÃO & SAÚDE (ISSN 1984 - 8153)

  1. INTRODUÇÃO

        A pretensão pela excelência estética tem impulsionado o aprimoramento de técnicas e produtos que visam atender pacientes cada vez mais exigentes, ampliando-se a demanda por profissionais tecnicamente competentes (CARVALHO, 2014).

        Devido à procura por tratamentos estéticos na odontologia que tem aumentado de forma progressiva nos últimos anos, levando os fabricantes a criarem materiais que atendam às exigências estéticas e funcionais (NOVAIS, 2012).

        A intensa evolução dos materiais restauradores estéticos tem dado ao cirurgião-dentista e ao especialista meios para propiciar ao seu paciente um tratamento satisfatório para as diversas situações. Com isso, o profissional deve ter em mente que estético é um conceito subjetivo, relacionada com fatores sociais, culturais e psicológicos (ANDRADE, 2011)

        As alterações do sorriso podem ser causadas por diversos fatores tais como a cárie, escurecimento dental, envelhecimento, bruxismo, erosão química e má-oclusão, proporcionando desequilíbrio na estética dentofacial. Dentre os procedimentos indicados para restabelecer o resultado estético funcional está o uso de facetas (CARDOSO, 2011).

        O conceito mais atual na prática restauradora é a preservação das estruturas dentárias sadias. Nos procedimentos restauradores diretos localizados somente em esmalte dental, como fechamento de diastema com resina composta, sempre foi bem aceito pelos clínicos (CALIXTO, 2012).

        De acordo com Cardoso (2011) a faceta consiste no recobrimento da face vestibular do esmalte dental por um material restaurador, vigorosamente unido ao elemento dentário por intermédio dos recentes avanços dos sistemas adesivos e podendo ser confeccionada pela técnica direta (resina composta) ou indireta (cerâmica).

         (CARDOSO, 2014).

As restaurações adesivas diretas de resina composta, se realizadas com cautela e conhecimentos sobre cor e forma de dentes naturais, é uma opção de tratamento segura e conservadora, obtendo resultados satisfatórios do ponto de vista estético e funcional.

______________________________________________________________________

MIRANDA. F.T. et al. FACETAS DE PORCELANA E RESINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Gestão & Saúde. V. 15, p. ...., 2015.

REVISTA GESTÃO & SAÚDE (ISSN 1984 - 8153)

        

        As facetas cerâmicas apresentam algumas vantagens, entre elas, pode citar a excelente estética, adesão ao agente cimentante e aos substratos dentários, preparos pouco invasivos em relação às coroas totais, resistência à fratura, estabilidade de cor e biocompatibilidade (NOVAIS, 2012).

        As facetas diretas em resinas compostas podem ser indicadas para solucionar vários problemas estéticos, dentre eles os diastemas, modificações de forma, posição, cor e textura dos dentes anteriores (CALIXTO, 2012).

        A modalidade de restauração indireta e laminado cerâmico, vem sendo crescentemente executada e solicitada pelos pacientes, pois é um procedimento confiável, estável, estético e apresenta longevidade aceitável (CALIXTO, 2012).

        Segundo Calixto (2012) laminados cerâmicos dispõem de um procedimento conservador, eficaz e seguro, apresentando uma taxa de sobrevida satisfatória.

Portanto o presente estudo teve como objetivo comparar através de uma revisão sistemática as diferentes técnicas diretas e indiretas das facetas de resina e porcelana nos dentes anteriores, utilizados na prática clinica odontológica, sugerindo a melhor opção para resoluções estéticas e funcionais das diversas necessidades dos pacientes.

2. METODOLOGIA

O presente estudo foi elaborado a partir de uma revisão literatura, por meio de busca eletrônica na base de dados Scholar Google. Tendo como os critérios de inclusão utilizados para a pesquisa foram os artigos em português, utilizados os seguintes descritores, facetas de resina e porcelanas na odontologia, facetas diretas e indiretas na odontologia, artigos publicados a partir de 2014.

Como critérios de exclusão foram definidos por dois revisores independentes sendo selecionado por titulo e resumo do artigo e em caso de discrepância um terceiro revisor analisa o artigo na integra. Ao final da busca, dos 125 artigos encontrados, 118 foram excluídos por não apresentarem relação direta com a temática do trabalho. Contudo, 07 artigos atenderam a todos os critérios de inclusão e foram selecionados para o estudo e os outros textos foram obtidos para posterior leitura e síntese, conforme Fig. 1.0.

______________________________________________________________________

MIRANDA. F.T. et al. FACETAS DE PORCELANA E RESINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Gestão & Saúde. V. 15, p. ...., 2015.

REVISTA GESTÃO & SAÚDE (ISSN 1984 - 8153)

        

        [pic 1][pic 2][pic 3]

FIG. 1.0 Diagrama Metodológico

______________________________________________________________________

MIRANDA. F.T. et al. FACETAS DE PORCELANA E RESINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Gestão & Saúde. V. 15, p. ...., 2015.

REVISTA GESTÃO & SAÚDE (ISSN 1984 - 8153)

        

3.DISCUSSÃO

        Conforme o Quadro 2.0, em relação aos casos clínicos descritos 100% obtiveram satisfação com os resultados, onde 50%  sexo feminino na idade adulta e 50% sexo masculino na idade jovem e adulta. Em relação ao uso do material 67% foram utilizados facetas de cerâmicas onde 99% no sexo feminino e 1% sexo masculino na idade jovem, as facetas de resinas apenas 33% no sexo masculino na idade adulta. Em relação podemos observar que 83% dos dentistas realizaram exame clinico e radiográfico, 67% fotografia e moldagem, 33% clareamento dental e moldagem e apenas 17% anamnese.

O cirurgião-dentista apresenta várias opções restauradoras para reabilitações estéticas na região anterior, envolvendo restaurações diretas em compósitos e restaurações indiretas com cerâmicas (NOVAIS, 2012).

A Odontologia Estética é uma filosofia de trabalho, em que todos os procedimentos, restauradores ou cirúrgicos, são constantemente executados assegurando a funcionalidade e excelência estética (ANDRADE, 2011).

Os dentes naturais dispõem de uma combinação óptica da dentina e esmalte inigualável. Analisando por uma perspectiva biomecânica, as resinas compostas apresentam características mais próximas da estrutura de dentina enquanto as cerâmicas são mais próximas ao esmalte dental (CALIXTO, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (308.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com