TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças bucais

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

Doenças Bucais

    Existem algumas doenças que são comuns as crianças, bem como aos adultos, ao longo deste trabalho serão feitas descrições destas doenças. Como a cárie dentária, a fluorose e a monilíase.

[pic 1]

 
[pic 2]

O que é?

    A cárie dentária é uma doença infecciosa crônica e multifatorial, com alta prevalência em todo o mundo, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde- OMS, como um grave problema de Saúde Pública que afeta pessoas de todas as idades.

    O caráter multifatorial dessa doença é dado pela interação entre três fatores primários, sendo estes, um hospedeiro suscetível, o dente, uma microflora cariogênica, representada pelos estreptococos do grupo mutans - principal patógeno do desenvolvimento da doença cárie.  Outro fator considerável é má alimentação, uma dieta pobre em vitaminas e mineral, porém, rica em sacarose, que é um elemento essencial para a iniciação e progressão da doença cárie.

    Esse caráter também é dado pelos fatores secundários ou predisponentes, que são os aspectos relacionados à composição e ao fluxo da saliva, a higiene bucal e a exposição ao flúor, funcionando como controladores do grau de progressão da doença, interferindo no aumento ou na diminuição da resistência dos dentes à cárie, na quantidade e na natureza da microflora bacteriana envolvida na instalação da doença e também na cariogenicidade do substrato local.

   A prevalência de doenças bucais, como a cárie dentária, é influenciada por outros fatores, além dos etiológicos já citados, os fatores socioeconômicos como condição financeira dos indivíduos, condições físicas do ambiente em que se reside, acessibilidade aos meios de informação e ações de promoção em saúde, além das demais ações promovidas pelo Estado.

[pic 3]Como tratar?

    É necessário um tratamento com flúor, como uma das medidas para o controle da doença cárie, que tem por objetivo inibir o fenômeno de desmineralização e ativar a remineralização. Esse tratamento é chamado de fluorterapia, o uso de fluoretos vai diminuindo de acordo com a real necessidade, objetivando se, assim, paralisar as lesões já estabelecidas e conseguir, em função do tempo, manter o controle da doença cárie pelo simples uso de um método de alta freqüência e baixa concentração de fluoreto.

   Também é necessária uma mudança na dieta, inserir na alimentação diversos nutrientes e vitaminas. Além de reduzir o consumo de alimentos cariogênicos, principalmente reduzir o consumo de sacarose.

   É aconselhável que seja feita uma mudança nos hábitos higiênicos, aumentar a frequência das escovações, sendo feitas após as refeições, juntamente com o uso correto do fio dental. É fundamental, que os hábitos de controle de placa bacteriana sejam feitos pelo profissional regularmente e pelos responsáveis, a fim de diminuir o número de microorganismos constituintes da placa bacteriana carionica.

   E em outros casos, se a equipe de saúde bucal julgar necessário, podem ser feitas restaurações, com a finalidade de devolver a criança o alívio da dor, bem como, a forma e a função do dente.

[pic 4]

[pic 5]

O que é?

   A fluorose é uma alteração que ocorre em decorrência da ingestão em excesso de flúor, durante a formação dos dentes. É caracterizada por uma hipomineralização (pouca mineralização) do esmalte e da dentina do dente. Nos graus mais leves manifesta-se pelo aparecimento de pequenas manchas ou linhas brancas ao longo do dente. Nos casos mais graves, a fluorose adquire uma coloração acastanhada ou marrom.

[pic 6]

   Atualmente, a maior causa de fluorose é a ingestão de produtos fluoretados em locais onde já existe água fluoretada, sendo que o mais comum é a ingestão, durante a escovação com um creme dental fluoretado por crianças abaixo de seis anos de idade.

    Existem outras formas a ingestão de flúor, como a utilização de gotas, comprimidos, complexos vitamínicos, alimentos, fórmulas infantis manufaturadas, principalmente àquelas contendo soja, bebidas e chás industrializados, água mineral e produtos manipulados em regiões em que há flúor em excesso ou sem controle na água de abastecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (316.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com