TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escotismo Especialidade Cuidados Bucais nmr 5 e 6

Por:   •  26/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Descrever como se desenvolve a gengivite, a periodontite e o tártaro.

Como a gengivite surge? Tudo começa quando os restos de comida nos dentes atraem bactérias. Elas, então, começam a se alimentar, multiplicam-se e fixam residência na boca. Em grandes quantidades, passam a atacar a gengiva, originando uma inflamação.

Periodontite: A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram). Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados. Esse dano no tecido pode fazer com que a gengiva se separe dos dentes, criando pequenos espaços ou "bolsões", onde podem ocorrer mais formação de placa bacteriana e infecções. Com o agravamento da situação, o osso começa a sofrer erosão. Se não tratada, isso eventualmente resulta em dentes soltos, que podem cair ou que precisem ser removidos por um dentista.

Tártaro: Se a placa bacteriana não for removida regularmente e de maneira completa, os minerais da saliva se combinam com ela, formando cristais que endurecem e se transformam em tártaro.

  1. Explicar o que é placa bacteriana e sua relação com as doenças da boca.

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros micro-organismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente. A relação da placa bacteriana em relação as doenças na boca é que a placa bacteriana é a principal causadora das doenças como gengivite, tártaro, mau hálito etc.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com