TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Facetas Diretas em Resina Composta Pós-micro abrasão – Relato de Caso Clínico

Por:   •  12/5/2018  •  Resenha  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Cristiane kern

Facetas Diretas em Resina Composta Pós-micro abrasão – Relato de Caso Clínico

A preocupação com a aparência e a importância de um sorriso atrativo está bem estabelecida na sociedade moderna, dentes brancos, bem contornados e bem alinhados estabelecem o padrão de beleza.

 Na maioria dos casos, os dentes anteriores, especialmente os superiores, apresentam apenas alteração de cor. Manchas e defeitos no esmalte podem ocorrer por inúmeros fatores, tais como hipoplasia, fluorose, pigmentação por medicamentos e desmineralização por cárie, entre outros. Na tentativa de recuperar a estética, alguns procedimentos são sugeridos como, clareamento, micro abrasão, confecção de facetas diretas e indiretas e restauração.

Em tempos remotos a solução para problemas estéticos em dentes anteriores era resolvido com coroas cerâmicas ou metalo-cerâmicas, hoje sugere-se a micro abrasão como tratamento menos invasivo para resolver pequenos problemas de alterações de cor. Em casos mais graves, mas também menos invasivos tem se utilizado os sistemas adesivos e as resinas compostas, com grande evolução e ótimos resultados estéticos.

Descreve-se um caso clínico em que se optou pela confecção de facetas em resina composta direta em dentes anteriores, cujo tratamento prévio de micro abrasão não resultou em satisfação, nem por parte do paciente, nem dos profissionais, em razão de as manchas presentes no esmalte dental serem profundas.

Caso clinico

Paciente R.L., 12 anos de idade, compareceu à Clínica de Pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba acompanhado de sua mãe, constatada a presença de manchas nas cores branca e marrom no esmalte vestibular dos elementos 12 e 22, o plano de tratamento inicial consistiu na realização de micro abrasão com pasta abrasiva à base de ácido clorídrico, visando à remoção das manchas sem desgaste excessivo do esmalte dental.

Após procedimentos de segurança entre profissional e paciente, realizou a remoção de placa com pedra pomes e água. A solução abrasiva foi manipulada com água destilada e aplicada na superfície com uma taça de borracha e baixa rotação durante 10 segundos, após a pasta abrasiva foi removida com água abundante. Em seguida uma nova aplicação foi realizada, desta vez com o auxílio de uma espátula de madeira durante 10 segundos, após nova lavagem foi aplicado uma solução de fluoreto de sódio a 2% neutro durante 4 minutos, a aplicação tópica de flúor pode contribuir para a formação de cristais de hidroxiapatita, os quais podem permitir remineralização e diminuição da solubilidade do esmalte.

Este procedimentos foi realizado em três sessões clinicas e não mostrou efetividade no caso, partir daí optou-se pela realização de facetas diretas em resina composta em ambos os incisivos laterais manchados. Selecionou-se a cor das resinas a serem utilizadas, levando-se em consideração a tonalidade dos dentes adjacentes. A região anterior foi isolada, utilizando-se dique de borracha, e o preparo foi iniciado com uma ponta diamantada tronco-cônica 2135, confeccionando-se canaletas verticais de profundidade equivalente à metade da espessura da parte ativa da ponta selecionada, respeitando as diferentes convexidades dos terços cervical, médio e incisal. O condicionamento ácido total foi realizado durante quinze segundos na superfície vestibular com gel de ácido fosfórico a 35%, lavado, e o sistema adesivo Single Bond® foi aplicado em duas camadas consecutivas, fotopolimerizadas por 10 segundos. Em seguida, a resina micro híbrida Charisma foi inicialmente aplicada, nas cores A1 e I na região média/incisal. Aplicou-se, então, a resina micro particulada Durafi l® nas cores A1 e A2, abrangendo os terços cervical e médio, e a cor I na região incisal. Finalizadas as etapas restauradoras, realizou-se o acabamento das restaurações utilizando-se pontas diamantadas F® e FF®. O polimento das mesmas foi obtido com discos abrasivos e pontas de borracha de decrescentes abrasividades, obtendo-se a adequada forma e textura das restaurações.

A experiência clínica mostra que a superfície de esmalte microabrasionada apresenta uma melhora de coloração, assim como o desenvolvimento de uma superfície lisa, polida e densamente compactada e mineralizada, mas nota-se que certos manchamentos são resistentes à microabrasão do esmalte. Clinicamente, parece um tanto quanto difícil saber a real profundidade da mancha, fato que leva os profissionais a aplicar a técnica da microabrasão sempre, independentemente de sua etiologia, dimensão e profundidade da mancha, como relato de primeira opção na descrição deste caso clínico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com