TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resina Composta

Pesquisas Acadêmicas: Resina Composta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 2

A resina composta é um material usado na odontologia com a finalidade de restaurar (estética e funcionalmente) os dentes.

Sua aplicação é bem ampla, podendo ser usado para mudar a forma dos dentes, restaurar dentes fraturados, preencher cavidades provocadas pela cárie e minimizar imperfeições do esmalte dentário. É tido como um material restaurador com grande apelo estético por aproximar-se bastante das características naturais dos dentes, como: cor, textura, brilho, fluorescência e translucidez.

Com o avanço tecnológico crescente dos materiais restauradores odontológicos, atualmente é possível encontrar resinas compostas de diversos fabricantes com uma durabilidade similar a outros materiais restauradores (classificados como estéticsamente inferiores).

É um material usado na restauração dentária. Apresenta menor desgaste, é mais fácil de ser manuseado, possui várias tonalidades a fim de suprir as necessidades de cada paciente e oferece uma ótima estética por ser imperceptível.

Foi desenvolvida na década de 1950 e sofreu inúmeras transformações com o intuito de melhorar suas propriedades. Não é aconselhada para casos como infiltração marginal, cárie recorrente, contração de polimerização e dificuldade de reconstituição do contato proximal por serem problemas inerentes ao material.

As resinas compostas de última geração são uma excelente opção de material restaurador para dentes pouco ou moderadamente afetados pela cárie. Atualmente são utilizadas pela COS resinas que utilizam compostos de nanotecnologia, o que significam partículas tão pequenas que dão maior resistência a fratura, maior polimento, e menor contração durante a polimerização o que dá a restauração uma maior durabilidade e melhores resultados estéticos.

Aliadas a uma técnica de escultura aprimorada, é possível reproduzir fielmente a cor, forma, textura e brilho do dente original possibilitando a realização de restaurações imperceptíveis. As resinas são utilizadas para restaurar dentes posteriores ou anteriores de forma estética e com grande durabilidade.

Além da utilização restauradora, podemos utilizar a resina para recontornos estéticos, modificando o formato e tamanho dos dentes de maneira rápida e reversível.

É muito comum a realização de recontornos estéticos em resina após tratamentos ortodônticos para restabelecer a harmonia do sorriso, pois para um sorriso agradável além do alinhamento dental, é necessário que o formato dos dentes tenham equilíbrio em tamanho e forma.

Muitas vezes antes de receber facetas de porcelana, criamos o formato desejado dos dentes primeiramente direto sobre os eles com a resina, para após confeccionar as facetas em porcelana. Fazemos isto para que o paciente possa experimentar as modificações diretamente em seu sorriso

A manutenção das resinas é muito simples, podendo receber posteriormente retoques e polimentos conforme a necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com