TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia do hc na cimentacao dos pinos de fibra de vidro

Por:   •  26/11/2017  •  Artigo  •  3.741 Palavras (15 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 15

INFLUÊNCIA DO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO E O TIPO DE CIMENTO OBTURADOR NA ADESÃO DE PINOS DE FIBRA DE VIDRO SOBRE A DENTINA RADICULAR BOVINA

Bruna Machado dos Passos1, Sheila Machado dos Passos Zini1, Priscila Souza de Souza1, Tiago André Fontoura de Melo2, Daniel Galafassi3, Cláudia Wagner1 

1 Departamento de Endodontia, Centro Universitário da Serra Gaúcha, Caxias do Sul, RS, Brasil.

2 Departamento de Odontologia Conservadora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

3 Departamento de Dentística, Centro Universitário da Serra Gaúcha, Caxias do Sul, RS, Brasil. 

Autor correspondente

Daniel Galafassi

Rua Os Dezoito do Forte, 2366, Caxias do Sul, RS, Brasil, CEP: 95020-472.

 E-mail: daniel.galafassi@fsg.br 

RESUMO[pic 1]

Objetivos: Analisar se o hidróxido de cálcio como medicação intracanal e o tipo de cimento utilizado no tratamento endodôntico influênciam na adesão de pinos de fibra de vidro cimentados com RelyXTM U200. Materiais e Métodos: Quarenta dentes bovinos foram preparados endodonticamente e, em seguida, separados aleatoriamente em quatro grupos: G1 - medicação intracanal + obturação endodôntico com cimento AH Plus®; G2 – obturação endodôntica com AH Plus® sem medicação intracanal; G3 - medicação intracanal + obturação endodôntica com cimento Endofill®; G4 - obturação com Endofill® sem medicação intracanal. Após obturação, os dentes foram desobturados para receber o pino de fibra de vidro cimentado com RelyXTM U200 e armazenados por 48 horas em estufa. As amostras foram então seccionadas em 1 mm de acordo com os terços radiculares e submetidas ao teste de push-out. Os dados obtidos foram tratados pelo teste two-way ANOVA seguido do teste de Tukey. O nível de significância foi de 5%. Resultados: Não houve diferenças estatísticas entre os quatro grupos testados. Conclusões: A utilização de medicação intracanal à base de hidróxido de cálcio bem como o tipo de cimento endodôntico testado (AH-Plus® ou Endofill®) não influenciou na força de adesão de pinos de fibra de vidro cimentados intrarradicular com RelyXTM U200.

Palavras- chave: Endodontia; Hidróxido de Cálcio; Cimento de óxido de zinco e eugenol, Pinos Dentários, Adesividade.

Key words: Endodontics, Calcium Hydroxide,Zinc oxide-eugenol cement, Dental Pins, Adhesiveness.

INTRODUÇÃO

Dentes tratados endodonticamente, muitas vezes, apresentam quantidade insuficiente de estrutura dentária para promover uma boa retenção do material restaurador. O uso de retentores intrarradiculares pré-fabricados, como é o caso do pino de fibra de vidro, apresenta propriedades físico-químicas próximas às da estrutura dental (Monticelli et al., 2006), o que proporciona uma restauração homogênea formando um corpo único entre a porção intrarradicular e a porção coronária (Souza-Júnior et al., 2010).

Apesar da boa resposta de união entre o pino de fibra de vidro e a estrutura dentária por meio de cimentos resinosos, inúmeras falhas na adesão são relatadas (Ferrari; Mannuci, 2000). Dentre as variáveis que podem influenciar nesta adesão consta na literatura o tipo de medicação intracanal empregado no tratamento endodôntico (Paul; Scharer, 1997) e o cimento endodôntico obturador (Cohen et al., 2002).

O hidróxido de cálcio é uma das medicações intracanal mais utilizadas pelos profissionais durante a endodontia. A provável permanência de resíduos de hidróxido de cálcio nas paredes dentinárias pode interferir negativamente na adesividade dos cimentos (Cohen et al., 2002).

Acredita-se que o uso de cimentos endodônticos à base de óxido de zinco e eugenol possa prejudicar a cimentação adesiva (Watanabe et al., 1997). Isso pode estar relacionado ao fato de resíduos do cimento endodôntico permanecerem sobre a superfície ou ainda, à sua própria constituição. Acredita-se que a presença do eugenol iniba a polimerização de materiais compósitos, afetando suas propriedades mecânicas e sua capacidade de interação adesiva (Fonseca et al., 2005).

Dessa forma, as características entre os materiais e os protocolos utilizados no tratamento endodôntico e na cimentação de pinos pré-fabricados são aspectos importantes a serem considerados para obtenção do sucesso reabilitador. Sendo assim, o presente estudo se propôs a analisar por meio de ensaio mecânico de push-out se o hidróxido de cálcio como medicação intracanal e o tipo de cimento endodôntico utilizado no tratamento endodôntico influenciam na adesão de pinos de fibra de vidro.

MATERIAIS E MÉTODOS

Seleção e preparo das amostras

        Foram utilizados quarenta incisivos inferiores bovinos selecionados de acordo com a padronização do diâmetro apical inicial do canal radicular, equivalente a um instrumento endodôntico tipo K n.40 (Dentsply/Maillefer Instruments S.A., Ballaigues, Suíça).

        Depois de limpos, os dentes tiveram as suas coroas seccionadas na junção amelocementária com auxílio de disco de carburundum em baixa rotação. O comprimento real do remanescente radicular foi padronizado em 17 mm, sendo que o comprimento de trabalho (CT) ficou 1 mm aquém dessa medida (CT = 16 mm).

Divisão dos grupos experimentais

        As amostras foram divididas aleatoriamente em quatro grupos experimentais (Quadro 1), usando-se a técnica de amostra casual simples por meio do programa Excel (Microsoft Excel, Microsoft, USA).

Quadro 1 - Quadro demonstrativo dos grupos experimentais.

Grupo

n

Uso da medicação intracanal

Cimento endodôntico obturador utilizado

G1

10

Sim

AH Plus®

G2

10

Não

AH Plus®

G3

10

Sim

Endofill®

G4

10

Não

Endofill®

Preparo endodôntico das amostras

Todas as amostras foram preparadas manualmente com instrumentos endodônticos de aço inoxidável tipo K de primeira e segunda série (Dentsply/Maillefer Instruments S.A., Ballaigues, Suíça).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (243 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com