TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posição da fibra neutra

Seminário: Posição da fibra neutra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2012  •  Seminário  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 2

Posição da fibra neutra

A chapa é fornecida à empresa planificada, depois é submetida a um processo de corte e consequente quinagem. O desenho do produto final, já quinado, apresenta as cotas relativas às diferentes quinagens (dobras) e um desenho do planificado.

O desenho com as cotas e ângulos das quinagens é entregue ao quinador e o desenho do planificado será entregue a quem fará o corte da chapa, que primeiro poderá ser aparada numa guilhotina e posteriormente retalhada numa punçonadora,máquina de corte laser, etc. É o desenho planificado o que iremos analisar.

Quando um material é submetido a uma força externa que resulta numa deformação permanente, dita deformação plástica, as fibras internas do material ficam submetidas à compressão e as externas ficam à tracção isto dá origem a uma fenómeno interessante, pois a soma das abas não é igual ao planificado, é realidade bastante menor. Mas aonde fica o resto do “comprimento” que falta? Provavelmente nas curvas de união entre as diferentes abas, ou seja, o perímetro dessas curvas.

A formula do perímetro para um circulo completo é duas vezes pi vezes o raio, mas que raio? O interno, externo ou outro? Assim, julgo ser agora claro que o material consumido pelas dobras que unem as diferentes abas não pode ser desprezado e um erro na escolha do raio usado irá resultar numa falha mais ou menos elevada em função da curvatura ser mais ou menos pronunciada.

Entre as fibras que estão submetidas à compressão e à tracção existe “uma” fibra que será neutra, precisamente na zona de transição, dizer que essa fibra se encontra sempre precisamente a meio da espessura durante todo o percurso da curva é um erro! Quanto mais pequeno é o raio interno de curvatura mais essa fibra tende a aproximar-se desse raio interno. Se considerar um raio interno de zero, que na prática é impossível, a fibra neutra irá tocar no raio interno e neste caso será zero no ponto médio da curva mas começando logo afastar-se desse ponto. O problema é realmente complexo, por isso vamos simplificar e apresentar dois métodos para determinar a fibra neutra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com