TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROORGANISMOS HABITANTES NA CAVIDADE ORAL E SUA RELAÇÃO COM PATOLOGIAS ORAIS E SISTEMICAS

Por:   •  3/11/2020  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

MICROORGANISMOS HABITANTES NA CAVIDADE ORAL

E SUA RELAÇÃO COM PATOLOGIAS ORAIS E SISTEMICAS

IGOR ALVES NEVES.

ODONTOLOGIA, 3º PERIODO NOITE.

Microbiota é considerada a comunidade de microrganismos comensais ou patogênicos que habitam o corpo humano. O individuo quando nasce é exposto a uma infinidade de microrganismos, estes colonizam partes distintas do corpo humano como pele, intestino e cavidade oral. Estes microrganismos podem fixar-se e estabelecer relação de simbiose com o hospedeiro ou podem causar patogenicidade.

A microbiota humana esta diretamente relacionada aos processos de saúde doença, de forma que participa ativamente de diversos processos fisiológicos e metabólicos, como na defesa do organismo contra patógenos, na digestão, síntese de vitaminas, metabolismo de fármacos, desenvolvimento e maturação do sistema nervoso e regulação da imunidade.

A maior parte da microbiota é comensal, no entanto existe uma fração potencialmente patogênica. A microbiota comensal pode prevenir a proliferação desses patógenos na cavidade oral, porém, caso haja mudanças nas condições ambientais que faça com que ocorra mudanças na composição e população, estes microrganismos também podem passar a causar patologias.

A microbiota oral não é homogênea, é constituída por diversas espécies que se distribuem nas regiões mais favoráveis ao seu desenvolvimento. Estes microrganismos se organizam em complexas relações, podendo favorecer a proliferação de outros ou mesmo inibir totalmente seu desenvolvimento.

Existem cerca de 750 espécies conhecidas na cavidade oral, no entanto esse numero deveria ser ainda maior, visto que devido a semelhança genética, dentre outros fatores, ainda é impossível cultivar várias dessas espécies. Até o momento estima-se que somente 50% das bactérias da cavidade oral são conhecidas.

Alguns microrganismos se apresentam em numero reduzido, como os fungos que desempenham um papel importante na manutenção do controle da microbiota, e as Arqueas que são relacionadas a doenças endodônticas. Protozoários não são comuns de serem encontrados na cavidade oral, as espécies mais frequentes são comensais.

A microbiota oral é de extrema importância para saúde do indivíduo, a simbiose ocorre quando a mesma se encontra em estado de equilíbrio. Caso esse equilíbrio sofra alguma alteração, pode vir a ocorrer alguma doença.

A saliva é um importante regulador da microbiota bucal, ela contém substancias antimicrobianas e ao mesmo tempo nutrientes para o desenvolvimentos dos microrganismos.

A microbiota esta relacionada a diversas doenças, comuns e sistêmicas. A maior  parte das doenças são polimicrobianas, causadas por diversos microorganismos, um exemplo é famosa cárie, causada principalmente pelo Streptococcus mutans, porém estudos mostram que outras bactérias estão associadas a essa doença, espécies dos gêneros Lactobacilos, Bifidobacterium, Propionibacterium e Scardovia. A infecção cariogênica evolui para uma infecção endodôntica, esta que se relaciona com outras bactérias dos filos Firmicutes, Bacteroidetes, Actinobacteria, Fusobacteria, Proteobacteria, Spirochaetes e Synergistetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (264.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com