TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Alterações de Normalidade da Cavidade Oral

Por:   •  4/9/2021  •  Resenha  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Diammilly Nogueira, RA:5622580, Odontologia, Vespertino

APS estagio em clinica integral do adulto I

1. Alterações de normalidade da cavidade oral

As alterações de normalidade da mucosa bucal são aquelas que não apresentam obrigatoriamente caráter de doença, tratando-se tão somente de um “desvio de normalidade”, mesmo assim, essa condição não exime o profissional de efetuar um exame clínico detalhado e completo referente à alteração diagnosticada.  As alterações de normalidade são relativamente comuns, apresentando componentes genéticos e tendo sua frequência aumentada conforme a idade.  esse estudo tem oobjetivo de conhecermos as mais comuns alterações de normalidade:

1.1 lingua geografica:

Clinicamente apresenta múltiplas áreas planas avermelhadas com despapilação das papilas filiformes, formando figuras circinadas. Delimitadas por uma linha branca ou branca-amarelada de bordas bem definidas. Em áreas de despapilação das papilas filiformes, permanecem como pequenas pápulas avermelhadas, as papilas fungiformes. Caracteristicamente ocorre uma repapilação das áreas despapiladas e uma despapilação de áreas anteriormente normais. Esse fenômeno de despapilação-repapilação dá um aspecto de “mapa” sendo por isso denominada de língua geográfica.

1.2 Glossite Rombóide  Mediana

Clinicamente apresenta-se como uma zona avermelhada, despapilada, de forma rombóide ou oval, localizada na linha média do dorso lingual, imediatamente à frente das papilas valadas.Frequentemente, forma uma massa composta por vários nódulos de limites irregulares, lisos e indolores. Deve ser considerado como diagnóstico diferencial o carcinoma espino celular de dorso de língua. Não existe tratamento para a glossite rombóide mediana a não ser a aplicação de anti-fúngicos, mesmo estes não tendo efetividade comprovada.

1.3 Leocoedema

 É considerado uma condição hereditária clinicamente representada por uma área esbranquiçada difusa na mucosa bucal.

Um elemento clínico extremamente importante no diagnóstico do leucoedema é o fato de que ao se distender a mucosa jugal bilateralmente, a lesão desaparece, retornando quando deixamos de exercer a tração. O leucoedema não tem significado patológico, nem requer tratamento por ser inócuo.

1.4 Língua Fissurada

A alteração mais comum da lingua. Não tem predileção por sexo e sua incidência parece aumentar com a idade. Clinicamente se manifesta por um sulco central profundo no dorso, associado a numerosas fissuras secundárias que partem deste para as bordas da língua. O sulco central geralmente é mais profundo que os secundários que possuem simetria entre si. Não existe tratamento especifico, deve-se sempre orientar ao paciente a higienização bucal.

1.5 Pigmentação Racial

São comuns e podem se apresentar de diversas formas clínicas.

caracteriza por apresentar tonalidades predominantemente desde a rosa pálido até as mais acastanhadas, com regiões específicas de outras colorações. Variações cromáticas na mucosa podem ocorrer fisiológica ou patologicamente, dependendo de fatores, comum em pessoas negras. Sem necessidade de tratamento por se tratar de lesão benigna.

1.6 Toros e Exostoses

são protuberâncias localizadas na superfície perióstica da maxila e mandíbula do osso adulto. com maior prevalencia no palato, nessa região leva o nome de toros palatino, comum em mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com