TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cimento Fosfato de Zinco

Por:   •  16/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 3

CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO

1. O que é? O cimento de fosfato de zinco é o mais antigo dos agentes cimentantes. Portanto, é o cimento com mais longo tempo de vida clínica e serve como um padrão para que novos sistemas possam ser comparados. O fosfato de zinco é apresentado em forma de pó e líquido.

2. Composição? Presa? Os principais componentes do pó são, o ácido de zinco (90%) e o ácido de magnésio (10%). São sintetizados a temperaturas entre 1000º C 1400º C, formando um bloco que será desgastado até formar um pó fino. O líquido é composto por ácido fosfórico, água, fosfato de alumínio e pode conter também fosfato de zinco. O tamanho das partículas do pó vão influenciar na velocidade da presa, quanto menor forem as partículas, mais rápida será a presa do cimento.

3. Tem subprodutos? O que significa em resultados finais? Quando o pó é misturado ao líquido, o ácido fosfórico ataca a superfície das partículas e libera íons zinco para o líquido. O alumínio reage com o zinco e produz um gel de aluminiofosfato de zinco. Dessa forma, o resultado final é uma estrutura formada por núcleos constituídos de partículas de óxido de zinco que não reagiram, embebidas em uma matriz coesiva e amorfa de aluminiofosfato de zinco.

4. Manipulação e Cuidados. Manipulação: O pó deve ser dividido em várias porções conforme instruções do fabricante. Deve-se usar uma ampla área da placa adicionando o pó ao líquido em pequenos incrementos, isso irá aumentar o tempo de trabalho e de presa, pela quantidade de calor gerado, permitindo que mais pó seja incorporado à mistura. Uma boa regra é espatular cada incremento por 15 segundos, resultando a mistura total pó ao líquido em aproximadamente 1,5 a 2 minutos. A cimentação deve ser realizada em seguida, antes que o cimento endureça. O líquido do cimento deve ser mantido em vidro tampado e, se o líquido se tornar embaçado, não deverá ser utilizado. A consistência variará de acordo com o propósito para a qual o cimento será utilizado.

Cuidados: Segundo ANUSAVICE, as propriedades dos vários tipos de cimentos diferem de um para o outro e a escolha do cimento deve ser regida pelos requisitos biológicos. Se um ótimo desempenho é desejado, obviamente as propriedades físicas e biológicas e as características de manipulação (como o tempo de trabalho, tempo de presa, consistência e a facilidade de remoção de excessos do material) devem ser relevadas enquanto se escolhe um agente cimentante para um determinado tratamento clínico. Tendo em vista estes fatores, faz-se necessário analisarmos as propriedades físico-químicas dos cimentos de fosfato de zinco e dos cimentos resinosos em relação às suas técnicas de cimentação, tanto em ligas metálicas, quanto em cerâmicas odontológicas.

5- Propriedades Biológicas

A presença de ácido fosfórico promove uma alta acidez no cimento no momento em que ele é aplicado no dente. Cerca de 2 minutos após se iniciar a manipulação, o pH do cimento de fosfato de zinco é de aproximadamente 2. Em seguida o pH aumenta rapidamente, mas, ainda assim, ele é de 5,5 ao final de 24 horas. Com isso fica evidente que qualquer dano à polpa ocasionado pelo ataque do cimento fosfato de zinco ocorre nas primeiras horas da aplicação.

6- Propriedades Físicas

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com