TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Periodontal

Por:   •  5/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

Clínica III                        Diagnóstico periodontal                         11/07/2018

.....Pergunta sobre imagem no slide, sobre perda do nível de inserção

.... vocês vão dar o diagnóstico: periodontite crônica localizada, generalizada, de acordo com o nível clinico de inserção.

~imagem do slide~  / caso de periodontite crônica / paciente com 60 anos, que não ia ao dentista, apresentava perda da anatomia, bolsa periodontal, biofilme e cálculo, no rx dentes flutuantes, envolvimento de furca, resto radicular, carie... no periograma (sonda computadorizada) que dá um mapa, onde a haste vermelha indica bolsa, onde há bolinha vermelha é sangramento a sondagem, bolinha amarela é supuração, marca também mobilidade e furca. Essa paciente foi realizada raspagem em 24h, os dentes anteriores foram indicados a extração.

- Outro caso de periodontite crônica: apresentava bolsa, calculo, biofilme, sangramento a sondagem.  Foi realizado a adequação de meio (raspagem supragengival) para poder visualizar melhor, 1 semana depois já mostrou melhora.

  • Periodontite agressiva

Antes era chamada de periodontite pré-puberal juvenil ou de progressão rápida. A crônica se chamava do adulto e relacionava a idade. Na agressiva pode ver pacientes com mais de 30 anos com periodontite agressiva não necessariamente relacionada a idade, deve ter cuidado porque pode chegar paciente jovem com bolsa periodontal e já achar que é periodontite agressiva so por causa da idade dele, não está mais relacionado com a idade assim. Exceto quando há presença de periodontite e o paciente é saudável e a diferença da periodontite crônica é que há rápida perda óssea e perda de inserção, a crônica leva uma vida inteira e há períodos de atividade e inatividade, a agressiva é mais rápida e por isso é mais frequente em pessoas mais jovens.

Tem sempre um caráter familiar associado, então sempre que houver um paciente com periodontite agressiva chama a família e investiga. A quantidade de biofilme presente não é compatível com a severidade.

Esta associada ao AA e o Porphyromonas gingivalis, e esse paciente vai ter alterações do sistema imunológico em relação a um paciente com periodontite crônica, seus macrófagos não agem tao bem com o de um paciente com periodontite crônica (que luta a vida inteira com uma bactéria).

Pode ser classificada como localizada e generalizada, diferente da classificação da periodontite crônica. Sendo localizada ela normalmente se inicia por volta da puberdade e consegue localizar uma falta de inflamação clinica local e uma destruição periodontal grande, clinicamente não há inflamação mas vai ter bolsa periodontal e muita perda óssea. Vai envolver primeiros molares e incisivos e até dois dentes permanentes que não sejam os molares e incisivos. Provável causa de localização é a erupção dentaria onde os primeiros dentes a erupcionar são os molares e incisivos, onde os primeiros dentes a erupcionar vai entrar em com a flora bacteriana. Como definir periodontite agressiva: pé molar e incisivo e 1º molar é localizada, se perder mais um dente além disso ai já é generalizada.

~caso de uma paciente de 10 anos~ encaminhada do posto de saúde, onde a dentista percebeu que os incisivos inferiores estavam mudando de posição, na radiografia foi observado perda óssea muito grande. No periograma (sonda computadorizada) foi visualizado hastes vermelhas nos 1º molares e incisivos. Ela também apresentava pouco biofilme, calculo mínimo e não compatível com a idade, pressupõe que seja uma periodontite agressiva generalizada. Como ter certeza? Com exame microbiológico, se desse uma grande quantidade de AA incompatível com a quantidade que normalmente é encontrado em uma periodontite crônica ai sim pode-se dizer que é uma periodontite agressiva localizada. Mas juntando os fatos pode-se dizer que é uma periodontite agressiva localizada.

- no caso da periodontite agressiva generalizada: geralmente vai afetar pessoas a baixo de 30 anos, pronunciada destruição ossea, do mesmo jeito da localizada, e perda óssea interproximal (?) que afeta 3 dentes permanentes além dos 1º molares e incisivos.

~caso de paciente (41 anos) com periodontite agressiva generalizada~ não foi realizado o exame microbiológico, mas juntado as informações a gente subentende que seja.

Esse paciente tinha um nível socioeconômico razoável e ia ao médico 1x ao ano. O dentista observou que os dentes estavam “se mexendo”. Na sondagem computadorizada observou-se muita bolsa periodontal, no rx de todos os dentes quase nenhum tinha condições de permanecer na boca. A presença de biofilme e cálculo não era compatível.

Paciente foi submetido a regeneração óssea e implante.

  • Tratamento para periodontite agressiva

Raspagem subgengival (mesmo que não haja biofilme e calculo) vai ter que desorganizar o pouco biofilme que tem.

Amoxicilina e metronidazol associado ao longo do tratamento.

  • O metronidazol é mais efetivo em bactérias gran – anaeróbias, que é o foco da doença periodontal, principalmente o Porphyromonas gengivalis, e adiciona a amoxicilina e consegue agir

  • Abcesso gengival

É um abcesso bastante comum, envolve tecidos de proteção.

Clínico: apresenta-se com edema ou tumefação maior com presença de pus.

Etiologia: geralmente causado por casca de milho de pipoca, pedaço partido de fio dental, casca de amendoim japonês. Estas causas podem entrar no sulco gengival causando processo inflamatório com tumefação e posterior supuração. Fatores predisponentes podem estar presentes, como ausência de ponto de contato e invasão do espaço biológico por anel ortodôntico ou banda ortodôntica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com