TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Microbiologia

Por:   •  7/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITARIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH[pic 1]

DIEGO LOPES

FRANCINE SACRAMENTO

ISABELA MALTA

MARIA CAROLINA FIGUEIREDO

THAIS MORAES

WESLEY DESMOTS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA:

Prática – BGN - Pseudomonas

BELO HORIZONTE

2017[pic 2]

[pic 3]

DIEGO LOPES

FRANCINE SACRAMENTO

ISABELA MALTA

MARIA CAROLINA FIGUEIREDO

THAIS MORAES

WESLEY DESMOTS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA:

Prática – BGN - Pseudomonas

Relatório apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Microbiologia básica do Centro Universitário de Belo Horizonte.

Orientadora: Carla Pataro

BELO HORIZONTE

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO         4

2. OBJETIVOS         5

3. MATERIAL         5

4. PROCEDIMENTOS        5

5. RESULTADOS        6

6. CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


1. INTRODUÇÃO

No grupo de bactérias não fermentadoras, temos um gênero conhecido como Pseudomonas, que recebeu esse nome por esta dispostas em pares que assemelham a uma única célula. Elas podem ser encontradas em vários ambientes, como solo, vegetação, água e em locais úmidos de hospitais. Esse gênero é incomum na microbiota normal, ela ocorre em pessoas imunodeprimidos.

Os Pseudomonas são bactérias em forma de bastonetes gram negativo geralmente móveis, de cheiro adocicado, aeróbicos e produzem pigmentos difusíveis (como piocinina, pioverdina) que ajuda na identificação das colônias no meio de cultura. As bactérias são oxidase positiva, detectadas pela fita de oxidase, onde o papel saturado com reativo para diidrocloreto de tetrametil-p-fenilenodiamina fica roxo no contato com bactérias.

A principal espécie é Pseudomonas aeruginosa que possuem fatores de virulência como adesinas, toxinas e enzimas que ajudam para ocorrência da doença. Por aderir a aparelhos hospitalares, vaporizador, podem causar infecções pulmonares. Além de infecções em queimadura e tecidos moles e no trato urinário através de sondas.

Para identificar esse grupo  de bastonetes Gram negativos não fermentadores é feito três testes principalmente, a fita de oxidase, a cultura no Agar TSI que identifica sacarose, glicose, lactose e ferro; e por último o teste OF (Hugh - Leifson) que é usado para identificar oxidase e fermentação, é inoculado a bactéria em dois meios um com óleo e um sem óleo por cima do meio de cultura; caso a bactéria seja não fermentadora o tubo sem óleo irá mudar de verde para amarelo devido a oxidação com a glicose; em quanto a bactéria fermentadora  consegue fermenta a glicose nos dois tubos, alterando a cor dos dois.

2. OBJETIVOS

Identificar Pseudomonas pelos métodos Fita Oxidase, Teste OF e Àgar TSI 

3. MATERIAL

  • Àgar TSI
  • Teste OF
  • Fita de Oxidase
  • Alça de Plástico
  • Coloração de Gram
  • Alça de Platino

4. PROCEDIMENTOS

Identificamos o Pseudomonas pelo seu cheiro adocicado e pela mudança da cor meio devido a piocianina e a visualização na coloração de gram. Foi inoculado no Teste OF e no meio TSI para analisar o crescimento e usamos a alça de plástico para realizar o teste da fita de oxidase para não ocorrer interferência.

5. RESULTADO E DISCUSSÃO

Nessa prática foi feito o teste da oxidase com a Pseudomonas aeruginosa, um BGNNF (bacilo gram-negativo não-fermentador). Também foram realizados 2 testes com essa mesma bactéria, que pertencem ao diagnóstico presuntivo: o teste OF e o TSI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com