TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Occlusal characteristics in subjects with facial pain compared to a pain-free control group

Por:   •  13/11/2018  •  Resenha  •  2.786 Palavras (12 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 12

Occlusal characteristics in subjects with facial pain compared to a pain-free control group.

Authors:

Sipila, Kirsi
Ensio, Kaisa
Hanhela, Heike
Zitting, Paavo
Pirttiniemi, Pertti
Raustia, Aune

Pub Date:

10/01/2006

RESUMO: Facial dor tem sido considerada um sintoma comum de disfunção temporomandibular (DTM) com uma etiologia multifatorial. Há controvérsias sobre o papel da oclusão no fundo da dor facial e DTM. O objetivo do estudo foi comparar as relações oclusais com duas medidas definitivas em indivíduos com e sem dor facial, em uma amostra populacional de adultos jovens. O estudo é parte da Finlândia 1966 Projeto Birth Cohort do Norte. Uma subamostra da coorte foi formada com base num questionário e consistiu de 104 indivíduos, incluindo 52 doentes com dor facial e 52 controles não-dor. Análises da oclusão dentária dos sujeitos foram realizadas em gesso lança seguindo dois métodos: 1. A classificação de avaliação pelos pares (PAR), de acordo com Richmond, et al. (Método 1), (1) e 2. a relação bilateral de caninos e a medição da linha média dentária pelo método apresentado por Pirttiniemi, et ai. (2) (Método 2). Método 2 apresentou maior sensibilidade na detecção de discrepâncias oclusais sagitais do que o método 1. Avaliação das relações intermaxilares em termos da relação do canino mostrou os caninos inferiores a ser mais mesial localizado no grupo dor facial, em comparação com os controlos, medidos pelo método 2. pode-se concluir que as diferenças nas relações sagital oclusais, relação canino especialmente mesial, parece correlacionar-se com sintomas de dor facial em nível populacional.

**********

dor facial tem sido considerada um sintoma comum da DTM. (3) A dor facial tem uma etiologia multifatorial. A importância do papel de oclusão na etiologia da dor facial e DTM ainda não é clara. Apesar de comentários recentes e estudos não encontraram forte apoio para uma etiologia oclusal da DTM, (3-7) também há controvérsia sobre o papel da oclusão. (8-10) discrepância oclusal tem sido considerado um possível fator predisponente à DTM, especialmente quando ela é assimétrica expressou. (8) fatores oclusais foram anotados para desempenhar um papel importante na determinação de alterações morfológicas na estrutura interna da ATM em relação à configuração e função do disco. (8)

A maioria dos estudos com amostras de pacientes sofrem de viés de procura de tratamento, razão pela qual as investigações adicionais, amostras não pacientes de base populacional são necessários para avaliar os fatores relacionados à dor facial. Bem-estar e Pesquisa em Saúde do Norte da Finlândia Birth Cohort 1966 é um projeto que visa uma análise abrangente, multidisciplinar da saúde e bem-estar dos indivíduos nascidos em 1966 nas duas províncias setentrionais da Finlândia. Originalmente, ela consistia em 12,058 nascimentos vivos a partir do ano de 1966, (11) e com a idade de 31 anos, 7.191 pacientes ainda estavam vivos nas duas províncias setentrionais da Finlândia. Em 1997-98, uma nova tentativa foi feita para entrar em contato com tantos membros quanto possível. (12) Aqueles que vivem no norte da Finlândia ou na área da capital foram convidados para um estudo de campo onde os sujeitos responderam a um questionário assistido por computador. Com base nesse levantamento, encontramos uma associação de dor facial com dor de garganta, bem como com certos fatores oclusais. (13) No entanto, eram necessárias investigações adicionais para avaliar as implicações clínicas destes fatores. O objetivo do nosso estudo foi comparar as relações oclusais com duas medidas definitivas em indivíduos com e sem dor facial em uma amostra populacional de adultos jovens.

Materiais e métodos

Uma subamostra da coorte foi formada com base na questão relativa dor facial no questionário assistido por computador (Figura 1). (14) um novo questionário foi enviado para os seguintes assuntos que vivem em Oulu (uma cidade de 120.000 habitantes no norte da Finlândia) em 1997: 1. todos os indivíduos que relataram dor facial no questionário anterior (n = 162) (casos), e 2. um grupo aleatoriamente selecionado de controles (n = 200), por sexo do grupo, que não relataram dor facial no questionário assistido por computador. O número dos controlos foi calculada de modo a obter um número igual de casos e controlos, proporcionando por um abandono de 20%. O novo inquérito perguntas sobre dor facial, sintomas de DTM e outros sintomas músculo-esqueléticos no corpo composto. Aqueles que relataram vontade de participar neste estudo e deu a mesma resposta em relação dor facial como no primeiro questionário (61 casos com dor facial, 83 controles sem dor) foram convidados para uma estomatognático clínica e exame músculo-esquelético. No total, 121 pessoas (53 casos, 68 controles) participaram do exame clínico. Um dos casos foi excluído do estudo devido à falta de cooperação. Devido à distribuição de sexo diferente nos grupos de estudo finais, os controles foram distribuídos aleatoriamente pelo método de repartição proporcional. Finalmente, a amostra total foi de 104 sujeitos, 52 (10 homens, 42 mulheres) em ambos os grupos.

Dados anamnésicos na saúde em geral foi recolhida. Ambos os médicos e os indivíduos não tinham conhecimento da situação de caso-controle. O exame do sistema mastigatória foi realizada por um dentista especializada na fisiologia estomatognático. O exame estomatognático incluiu a medição dos intervalos de movimentos da mandíbula, desvios de movimentos, sons articulares, músculos da mastigação e dor na ATM à palpação, e dor na ATM durante o movimento da mandíbula. interferências oclusais foram registrados em várias posições de contacto da mandíbula, utilizando GHM (Hanel Co., Roeko, D-89122 Langenau, Alemanha), fita registro oclusal. O grau de DTM foi avaliado com a pontuação total do índice de disfunção clínica (Di) de Helkimo. (15) impressões de alginato foram retirados das mandíbulas superior e inferior dos sujeitos e foram lançados gesso. Além disso, a oclusão foi registrado no IP máxima usando cera (Astynax, Associated Dental Products Ltd, UK). O número total dos moldes adquiridos era 52 entre os casos e 49 entre os controlos.

As análises oclusais foram realizadas no gesso lança com os dois métodos por dois dentistas que não tinham conhecimento da situação dos sujeitos de caso-controle. Ambos os dentistas usou um método exclusivamente na realização de todos os seus estudos. Todas as análises lineares dos moldes de gesso foram realizadas com um detector de deslizamento. Todas as discrepâncias foram registradas quando os moldes estavam em oclusão definida pelo registo de cera. Os seguintes métodos foram utilizados nas análises:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com