TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção Radiológica Aplicada a Profissionais de Saúde

Por:   •  16/11/2022  •  Artigo  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

nsira aqui o nome do(s) acadêmico(s)¹[pic 1]

Aldigreicy Rolim Peres

 

  1. INTRODUÇÃO

Dissertar sobre a representação social que os profissionais de saúde têm sobre radioproteção, com o objetivo de conscientizar e estimular atitudes sistemáticas de proteção radiológica em seu cotidiano.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Radiação pode ser entendida como qualquer processo físico de emissão e propagação de energia, por intermédio de fenômenos ondulatórios ou por meio de partículas dotadas de energia cinética. (CNEN, 2007)

Para Okuno, (1988) “Quando esse processo acontece com as células do corpo humano podem desencadear anomalias genéticas e diversas anormalidades.”

De acordo com D'Ippolito e Medeiros (2005), os efeitos determinísticos são aqueles que acontecem em decorrência da exposição a altas doses de radiação como a morte das células neoplásicas e/ou saudáveis expostas à radioterapia, por exemplo, as queimaduras na pele, a ocorrência de cataratas, leucemia, anemia, hemorragia e ainda, esterilidade.

A aplicação das radiações ionizantes na área da medicina tem vindo a crescer desde o século passado. Os benefícios inerentes à aplicação das radiações ionizantes, tanto no diagnóstico como na terapêutica, são imensos e certamente excedem os riscos que lhes possam estar associados (AMIS et al, 2007)

Segundo Calegaro, (2007) “O trabalho em saúde é caracterizado como uma atividade profissional extremamente complexa e meticulosa, que tem como agente e como sujeito da ação, o ser humano.”

Podem ser considerados profissionais de saúde, aqueles com formação técnica (de nível médio) ou superior no campo da saúde. Este campo é abrangente e detém distintas categorias profissionais, que atuam diretamente com o ser humano, prestando assistência à saúde em nível ambulatorial, hospitalar, domiciliar, promovendo a saúde, ajudando a prevenir doenças, efetuando tratamento e diagnóstico, recuperando a saúde e reabilitando pessoas que um dia estiveram enfermas. Calegaro, (2007)

No que se refere à Radiologia, os equipamentos mais recentes de produção de radiação X, “para controlar automaticamente (diminuir) a radiação emitida (…) dispõem, quase sempre, de um sistema de controlo automático de exposição (CAE) que permite uma variação automática dos valores de tensão (kV), corrente e tempo de exposição (mAs) compensando variações da espessura e densidade do tecido a observar, a partir de valores previamente determinados” (Leite et al., 2006).

 No entanto, é de notar que, independentemente da área de intervenção em que o profissional de saúde exerce as suas funções e do grande avanço tecnológico, não deixa de estar exposto a fontes de radiação ionizantes. CARAPINHA, 2009

Profissionais/Trabalhadores expostos a radiações ionizantes, são “pessoas submetidas durante o trabalho, por conta própria ou de outrem, a uma exposição decorrente de práticas (…), susceptíveis de resultar numa dose superior a qualquer um dos limites de dose fixados para os membros do público” (Decreto-Lei n.º 222/2008, de 17/11, art.º2)

Segundo, Emico Okuno 2013, a proteção radiológica se baseia em três princípios: 1 da justificativa - qualquer exposição à radiação deve ser justificada de modo que o benefício supere qualquer malefício à saúde; 2 da otimização da proteção - a proteção radiológica deve ser otimizada de forma que o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições que resultem em doses mantenham-se tão baixos quanto possa ser razoavelmente exequível, considerando os fatores econômicos e sociais; 3 da limitação de dose - as doses individuais devem obedecer aos limites estabelecidos em recomendações nacionais que se baseiam em normas internacionais.

Tabela 1. Limites de doses anuais de radiação.

LIMITES DE DOSES ANUAIS DE RADIAÇÃO

GRANDEZA

ÓRGÃO

TRABALHADOR

Dose efetiva

Corpo inteiro

20 mSv

Dose equivalente

Cristalino

20 mSv

Pele

500 mSv

Mãos e pés

500 mSv

Fonte: CNEN n.º 164/2014,

Para trabalhadores que atuam expostos à radiação, temos os limites de dose anual conforme quadro acima. A unidade de medida é o mSv (milisieverts). Apenas para efeito de comparação, uma tomografia computadorizada de tórax expõe o paciente a 5,8 mSv. Portanto, após análise quantitativa para exposição à radiação ionizante, caso a medição encontre valores que ultrapassem os limites de dose anuais o trabalhador estará elegível ao recebimento do adicional de insalubridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com