TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o impacto da Pandemia na saúde bucal de crianças no município de Belo Horizonte?

Por:   •  11/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.280 Palavras (18 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADES  PROMOVE

DENAIR DAIANE DA SILVA DORNELAS

KARINA SANTOS GUSMÃO

Qual o impacto da Pandemia na saúde bucal de crianças no município de Belo Horizonte?

Belo Horizonte

2022

Denair Daiane Da Silva Dornelas

                                              Karina Santos Gusmão

TÍTULO: subtítulo (se houver)

Projeto de pesquisa desenvolvido como requisito parcial para aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I apresentado à banca examinadora da Faculdade  Promove.

Prof. orientador: Karina Bononato

Belo Horizonte

2022

LISTAS

  • Lista de Ilustrações – (Opcional*)
  • Lista de Tabelas – (Opcional*)
  • Lista de Abreviaturas e Siglas – (Opcional*)
  • Lista de símbolos – (Opcional*)

* Tais elementos tornam-se obrigatórios a partir do momento em que há a utilização de uma ilustração, tabela, abreviatura ou símbolo.


1 INTRODUÇÃO        6

Contextualização do tema        6

Problema        6

1.3 Hipóteses (se houver)        6

1.4 Objetivos        7

1.4.1 Objetivo geral        7

1.4.2 Objetivos específicos        7

Justificativa        7

2 REFERENCIAL TEÓRICO        8

3 METODOLOGIA        9

3.1 Abordagens        9

3.2 Métodos de pesquisa        9

3.3 Coleta de dados        9

3.4 Delimitação do universo        10

3.5 Análise de dados        11

4 RECURSOS        12

5 CRONOGRAMA        13

REFERÊNCIAS        14


1 INTRODUÇÃO

A pandemia de COVID-19 no ano de 2020 impactou mundialmente os serviços de saúde nos municípios de Belo horizonte, resultando em diminuição e atraso no diagnóstico de várias doenças e atraso para o início do tratamento das crianças no município de belo horizonte. A Odontologia foi rapidamente considerada como uma área de alto risco de contaminação, e consequentemente, teve que reduzir a quantidade de atendimentos realizados. O estudo realizado baseia – No impacto que a covid-19 trouxe para a saúde bucal das crianças, em meio a um período de pandemia da doença Coronavírus (SARS-CoV-2). Mostrando como profissionais da área odontológica agiram e devem agir na questão de biossegurança e de novos métodos de tratamentos, principalmente no caso da doença Cárie.

Esse trabalho teve como objetivo avaliar o índice de Cirurgiões Dentistas e da população como um todo, que com todas as dificuldades, soube se prevenir e se enquadrar nos métodos utilizados para se fazer um tratamento odontológico minimizando todos os riscos de contato com vírus, como também o comportamento das relações Cirurgiões dentistas/pacientes, favorecendo assim uma melhora na redução no índice de lesões cariosas e outros malefícios causados pela falta de uma consulta odontológica e uma má higienização.

         A taxa de utilização dos serviços odontológicos por pré-escolares foi inferior às de consultas médicas (puericultura). Além da renda e da escolaridade, os comportamentos maternos têm papel importante no uso da rotina. Relato de dor nos últimos seis meses e número elevado de dentes afetados por cárie, independentemente dos demais fatores, estiveram associados ao uso para resolver problemas. É necessária a integração de ações de saúde bucal.

Devido a pandemia o que já havia sido vindo levantado por melhorias nas escolas, ficou mais complicado com a restrição do trabalho de conscientização da saúde bucal aos mais carentes.

Em visto vários fatores que poderá influenciar no atendimento, como, a relação do responsável da criança com a criança, a ansiedade da criança ao encontrar o cirurgião dentista, e personalidade dela e claro, a presença de dor de dente. Durante uma consulta, pode se houver dor, gerando assim certa ansiedade tanto da criança, como também do seu responsável, considerando isso, deve se observar o índice de ansiedade, abordando adequadamente para assim obter o sucesso no atendimento. Alguns estudos mostram que deve se fazer uma escala para se avaliar o comportamento em frente um atendimento odontológico, para assim saber qual o procedimento ideal, ou o mais correto para minimizar seus problemas no ato do procedimento, tendo em vista resultados positivos com o uso das escalas (SOARES,PIAIA,CARDOSO, 2020)

A evidência científica tem demonstrado em alguns países que a suspensão das atividades escolares presenciais durante a pandemia teve um impacto negativo significativo, quer nos hábitos higiénicos das crianças, quer no seu padrão dietético, tendo-se verificado um aumento na frequência de ingestão alimentar.

A alteração de rotinas diárias devido à pandemia teve impacto na saúde oral das crianças e em outros comportamentos familiares. Na teoria, o facto de passarmos mais tempo em casa, deveria ser benéfico para que os cuidados de saúde oral fossem mais acautelados, mas a realidade foi um pouco distinta.

.

  1. Problema

O impacto da pandemia causado pela covid19 na saúde bucal das crianças atendidas em Belo Horizonte?


1.4 Objetivos

Objetivo desse estudo foi demonstrar como está sendo o atual tratamento nas clínicas odontológicas e identificar os impactos bucais causados à população infantil que utiliza o serviço público em Belo Horizonte.

1.4.1 Objetivo geral

Realizar uma revisão das manobras e as consequências, e elaborar um plano de intervenção para discutir as ações tomadas pelo cirurgião ao ser inserida o tratamento das crianças nesse período de pandemia e após a pandemia. compreender os métodos adequados e mostrar os números e comparações quando se tem certa frequência no consultório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (854.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com