TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO AULA PRATICA: TIPAGEM SANGUÍNEA

Por:   •  20/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  1.228 Visualizações

Página 1 de 5

                                                        [pic 1]

                                            EMBRIOLOGIA E GENÉTICA

                     

                         RELATÓRIO AULA PRATICA: TIPAGEM SANGUÍNEA

                                                                                  Aluno: João Victor Dalapicola

                                                                                  Curso: Odontologia

                                                                                  Profa. Dra. Ludiele Souza Castro

 

                                             RONDONÓPOLIS, 2021.

                                                      SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO

 O sangue ou tecido sanguíneo é formado no tecido hematopoiético. É chamada de medula vermelha e está localizada no interior de alguns ossos, como os localizados na região pélvica, esterno, clavícula e costelas.

 A função do tecido sanguíneo inclui o transporte de hormônios até o local da cirurgia. Transporte oxigênio e nutrientes para as células; capture dióxido de carbono e excrementos celulares; e defenda-se contra agentes estranhos. Um adulto médio contém cinco litros dessa substância em seu corpo.

 A parte fluida do sangue é chamada de plasma. Esta substância amarela clara é responsável por cerca de 55% do volume total do tecido. É composto principalmente por água (cerca de 90%), o sangue também carrega algumas substâncias, como hormônios, nutrientes, gases e excrementos, além de sais minerais, proteínas e células do sangue.

A principal proteína é a albumina, responsável pela pressão osmótica do sangue e pelo transporte de ácidos graxos e hormônios. A globulina que pode combater a infecção (gamaglobulina) e transportar lipídios (lipoproteína) e o fibrinogênio, que auxilia no processo de coagulação do sangue.

O sistema ABO coleta os tipos de sangue descobertos por Karl      Landsteiner no início do século XX. Em sua pesquisa, os pesquisadores       perceberam que existem incompatibilidades sanguíneas entre certas pessoas e, quando certos tipos de sangue são misturados, ocorre aglutinação. Então, Landsteiner e sua equipe dividiram o sangue em quatro tipos: A, B, AB e O. Surgia aí sistema ABO

Ao examinar grupos sanguíneos, Landsteiner notou a presença de duas substâncias: uma no plasma sanguíneo e a outra na membrana dos glóbulos vermelhos. As substâncias plasmáticas foram chamadas de aglutininas e as que estavam presentes na parede das células vermelhas do sangue foram chamadas de aglutinógenos. Essas aglutininas nada mais são do que anticorpos que reagem com os aglutinógenos nos glóbulos vermelhos.

Existem dois tipos de aglutinógenos e dois tipos de aglutininas no sistema ABO. Os aglutinógenos podem ser A ou B e as aglutininas podem ser anti-A ou anti-B.

Os soros anti-A e anti-B são capazes de detectar o tipo de sangue da amostra.

Como você sabe, existem pessoas com sangue dos grupos A, B, AB e O, dependendo da presença / ausência de antígenos específicos nas hemácias. Uma característica de cada um deles é a presença de aglutinogênio A, aglutinogênio B, aglutinogênio A e B, respectivamente, e ausência de aglutinogênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (295.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com