TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA DE ONCOLOGIA

I CURSO TEÓRICO-PRATICO EM ONCOLOGIA ORAL PARA TÉCNICOS E AUXILIARES DE SAÚDE BUCAL

 

JUCILENE MARIA DE LIMA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

NATAL/RN

2018

JUCILENE MARIA DE LIMA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Relatório de visita técnica, ao curso teórico-prático em oncologia oral para técnicos em auxiliares de saúde bucal da Escola de Oncologia, referentes as visitas técnicas práticas e teóricas do curso.

NATAL/RN

2018

 

Relatório referente ao termino do I Curso teórico-prático de oncologia oral, para fins avaliadores da docência sobre as visitas técnicas e práticas ofertada ao decorrer do curso a que nos foi proporcionado uma nova visão na parte clinica de oncologistas orais e tratamentos especificados aos pacientes que estejam com algum traço ou sintoma de doenças oncológicas, nos mostrando e vivenciando tudo o que essa área tem de nos oferecer e principalmente pondo em pratica todo aprendido no curso.

Data: 03/08/2018

Local: Central de Esterilização de Matérias (CECAN)

Prospector: Cristina

A primeira visita ofertada pelo curso foi na Central de esterilização, onde foi visto todos os princípios básicos da esterilização desde de quando ele sai do consultório em uma bandeja em aço ate a sua entrada na autoclave. Vimos a importância que é o processo para a reutilização do material para com os pacientes e sua suma importância de que todos os matérias usados rotineiramente sejam retirados do consultório após uso para tal processo.

Portanto, foi demonstrado detalhe por detalhe de como preparar e ser feito esse processo adequadamente, o primeiro passo é a retirada de todo material utilizado em consultório com uma bandeja em aço e assim que chegada no local apropriado do processo ser feito a retirada dos instrumentos e serem colocados em cubas ultrassônicas que devera ser preenchida ate o nível indicado de água e colocado o detergente enzimático de uso para esse tipo de atividade. Os materiais devem permanecer dentro da cuba numa faixa de 5 minutos, observei nesse momento o quanto esse processo é essencial na esterilização, pois para o processo seguinte ser concluído com sucesso é de extrema necessidade que eles estejam bem higienizados, verifiquei também que juntamente a esse processo se colocam seringas carpule e placas de vidro. Após esse 5 minutos em detergente enzimático, quando assim retirados os instrumentos da cuba se faz necessário que sejam escovados para retirar quaisquer resquícios de sujeira que ainda tenham ficado e secados com papel-toalha. Vi que é ideal que a cada lavagem a cuba seja totalmente esvaziada e secada, para as próximas lavagens de matérias. Depois de toda limpeza os matérias são em abalados em papeis apropriados, selado se levados a maquina de autoclave onde o processo dura aproximadamente, 45 minutos.

Visto que todo esse processo se dá para um ótimo atendimento e não contaminação de paciente para paciente, agregando bastante valor ao profissional no seu dia a dia. Ter passado por esse processo faz relembrar novamente como tudo deve ser feito, e se aprimorar mais ainda diariamente e agregar ao profissional.

Data: 01/09/2018

Local: CECAM (Tour Prático)

Preceptor: João Epaminondas

A Segunda visita técnica foi um tour prático realizado por toda unidade do CECAM, passado por todas as áreas e conhecendo e o sistema logístico por onde todos os pacientes passam desde o inicio do tratamento.

Passamos pelo primeiro local que é a recepção onde são acolhidos todos os pacientes que esperam por sua vez em um local disponíveis de cadeira, água, café e televisão, é o primeiro local por onde o paciente passa para o inicio do tratamento. Depois de ter passado na primeira recepção fomos passando por todas as outras recepções como a de mastologia para pacientes que estão em tratamento oncológico na mama, todos os ambientes bem agradáveis e bem cuidados para o recebimento de todos que passam por ali, todos os dias. Na recepção da radioterapia para pacientes que já estão em fase de tratamento, vimos todo seu acolhimento e processo de preparação para a entrada na sala de aplicação e como os pacientes são orientados na sala sobre seu tratamento, sempre bem informados de como está o andamento e o processo de tratamento, do inicio ao termino sempre bem informados de tudo que esta ocorrendo as salas com as maquinas de radioterapia bem organizadas e higienizadas conforme a entrada de cada paciente devidamente equipada com todo o maquinário necessário para o tratamento  imposto ao paciente. A secretária disponível para tirada de duvidas que percorrem pelos pacientes de fácil acesso as curiosidades ali estabelecidas e com fácil marcação de suas próximas seções. No outro lado fomos visitar a recepção de quimioterapia também muito equipada e confortável com atenção voltada aos pacientes, com enfermeiros e técnicos em enfermagem sempre pacientes e atentos quem esta no momento passando pela aplicação do medicamento, salas confortáveis e bem ambientadas por todos que ali cercam. O laboratório, recepção de oncologia e salas e recepção de ultrassom e Tomografia forma nos apresentados e mostrado como o paciente é bem encaminhado para os exames solicitados pelos médicos e para o acompanhamento do tratamento, tudo sempre bem equipado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (363.9 Kb)   docx (303.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com