TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiografia dos Membros Inferiores

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS[pic 3]

FUNDAMENTOS DE IMAGENOLOGIA

ANAPOLIS-GO

2015

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS[pic 4]

RADIOGRAFIA DOS MEMBROS INFERIORES

Trabalho apresentado pelas acadêmicas: para obter nota parcial bimestral na Faculdade Anhanguera de Anápolis.

ANAPOLIS-GO

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 O QUE É RAIO X?        

2.2 A IMPORTANCIA DO RAIO X PARA O DIAGNOSTICO        

3. DOENÇAS        

3.1 OSTEONECROSE DO QUADRIL (NECROSE AVASCULAS DA CABEÇA FEMORAL)        

3.1.1 Causa        

3.1.2 Os sintomas da osteonecrose        

3.1.3 Os exames de imagem        

3.1.4 Tratamento        

3.1.5 Cirurgias que preservam o quadril natural        

3.2 EIXOS DOS JOELHOS - DEFORMIDADES ANGULARES DOS MEMBROS INFERIORES.        

3.2.1 Geno valgo (Joelho Valgo): “Pernas para dentro em tesoura em X”        

3.2.2 Geno Varo (joelho Varo)        

3.3 ENTORSE DO TORNOZELO E INSTABILIDADE LIGAMENTAR        

3.3.1Quais os ligamentos e estruturas estão envolvidos na entorse do tornozelo?        

3.3.2 O que pode ser lesado em uma entorse do tornozelo?        

3.3.3 Quais sintomas após uma entorse de tornozelo?        

3.3.4 Como é feito o diagnóstico de uma entorse de tornozelo?        

3.3.5 Como são classificadas as entorses do tornozelo?        

3.3.6 Como é a reabilitação funcional após entorse de tornozelo?        

4 CONCLUSÃO        

5 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        

1 INTRODUÇÃO

A maneira mais precisa de se avaliar a diferença entre os membros inferiores é por exames de imagem. Sendo assim a radiografia é, geralmente, a primeira escolha médica como método de diagnóstico por imagem.Sendo assim tem a forma de identificar problemas de ossos (como fraturas e luxações), além de poder identificar alguns corpos estranhos que estejam dentro do corpo de um paciente.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE É RAIO X?

Raio X é uma emissão eletromagnética que tem comprimento de onda compreendido entre 1nm (nanômetro) até 5 pm (picômetro). Tem uma natureza semelhante a da luz visível, a diferença está no comprimento da onda: os Raios X tem ondas menores e mais energia, menores do que o aceitável pelo olho humano para ver. Pode ser definido, de forma bem básica, como um raio que consegue atravessar corpos opacos (não permitem a passagem de luz visível).

Por ter uma boa capacidade de penetração, esse raio passa por algumas camadas do corpo humano e é capturado por um papel especialmente feito para fixar a imagem (radiografia). Como a maioria dos tecidos macios não aparece claramente na imagem, em alguns casos, dependendo do objetivo do exame, é necessário inserir contrastes dentro do corpo. Esses contrastes são substancias que, ao serem aplicadas no corpo, reagem com algum órgão ou substância interna de forma ser mais visível em exames de Raio X. Se, por exemplo, o sistema sanguíneo é o que será estudado nesse exame, se aplica um contraste nesse sistema e, ao ser feita a avaliação, veias, capilares e artérias serão mais evidentes.

2.2 A IMPORTANCIA DO RAIO X PARA O DIAGNOSTICO

Após a descoberta do RX, este se tornou indispensável na medicina, principalmente para os ortopedistas e traumatologistas. Uma vez que através deste exame é possível constatar várias lesões do sistema músculo – esquelético.

Apesar de serem solicitados constantemente quando há alguma suspeita de lesão óssea, a radiografia pode também identificar estruturas não ósseas. Como por exemplo, uma alteração nos tendões, músculos  e ligamentos.

Assim como todo método de diagnóstico por imagem por imagem, a radiografia tem suas limitações, mas elas são excelentes nas pesquisas de lesões ósseas, degenerativas, inflamatórias, reumatologias, tumorais ou infecciosas.

Há de se lembrar também que o conhecimento prévio dos princípios de projeção da imagem radiográfica se faz necessário para o correto diagnóstico. As informações obtidas pelas radiografias podem ser as mais variadas possíveis. O diagnóstico radiológico obtido será correlacionado pelo médico solicitante com os dados de história clinica. Logo uma boa radiografia, seguida de um bom atendimento médico permite-se chegar a um diagnóstico preciso.

3. DOENÇAS

3.1 OSTEONECROSE DO QUADRIL (NECROSE AVASCULAS DA CABEÇA FEMORAL)

Osteonecrose do quadril é uma condição dolorosa que ocorre quando o suprimento de sangue para o osso é interrompido. O termo necrose significando morte celular.  Seria o equivalente ao um infarto do coração, porém na cabeça femoral. Sem um suprimento de sangue as células ósseas morrem, levando a alterações do formato e funcionamento do quadril. Como consequência, a osteonecrose pode levar à destruição da articulação do quadril e artrose.  Osteonecrose é também chamada de necrose avascular ou necrose asséptica. Embora possa ocorrer em qualquer osso, a osteonecrose afeta muito freqüentemente o quadril, mas especificamente a cabeça do fêmur.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com