TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Determinação Da Dureza Cálcica De Uma Água

Por:   •  20/5/2023  •  Tese  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Relátorio Determinação da dureza cálcica de uma água

Identificação do operador 1: Raymisson Sousa Sampaio nº11   11° AL

Data : 24/04/2023

Local de execução: Sala 201

Fundamentos teóricos essenciais 2:


Uma complexação, titulação complexométrica ou complexometria, representa uma técnica de análise volumétrica que visa a formação de um complexo de coloração, na reação entre o analito e o titulante, sendo usado para indicar o ponto final da titulação um indicador. Titulações complexométricas são extrememente úteis para a determinação de diversos íons metálicos em solução. Um indicador capaz de produzir uma pronunciada mudança de coloração é usualmente usado para detectar o ponto final da titulação complexiométrica.

O agente complexante de maior importância é o EDTA (ácido etilenodiaminotetracético), que forma complexos muito estáveis com vários íões metálicos. Ainda nestas titulações é muito importante o ajuste do pH do meio em análise, uma vez que em meio ácido, os íõens H+ competirá com os íões metálicos na quelação e em meio alcalino os íões metálicos tendem à formação de hidróxidos alcalinos pouco solúveis. Como a ação máxima complexante do EDTA é em meio fortemente alcalino, muitas vezes há necessidade de adição de um agente complexante auxiliar nas titulações.

. Antes de serem feitas as titulações com EDTA e de ser adicionado o indicador, o meio teve que ser tamponado em pH 10, a fim de que pequenas quantidades de ferro presentes na amostra precipitassem na forma de hidróxido de ferro, impedindo sua reação com o indicador.

A titulometria com formação de complexos ou complexometria, compreende as reações que envolvem que envolvem um íão metálico e um agente ligante multidentado com formação de um complexo suficientemente estável. A complexona mais importante é o etilenodiaminotetracético (EDTA), um ligante hexadentado capaz de coordenar-se com o íão metálico através dos dois átomos de nitrogênio e mais quatro grupos carboxílicos. Devido a esse elevado número de grupos complexantes, o EDTA reage sempre na proporção 1:1 com íões metálicos não acontecendo nenhum tipo de composto intermediário. O EDTA tem diversas aplicações tal como a que vamos estudar nesta aula: determinação da dureza total e teor de cálcio e magnésio em água. Lembre-se que o equilíbrio de complexação de íões metálicos com EDTA depende do pH do meio, pois a espécie ativa (Y4-) se encontra na forma predominantes em pH alcalino. Na complexometria com EDTA, os indicadores têm sentido diferente dado aos indicadores ácido-base. Eles também são agentes quelantes, mas complexam de forma seletiva, quando não específica a determinados íões sob determinadas condições, ao contrário do EDTA. O ponto final é acusado mediante a mudança de cor devido a passagem do complexo ao seu estado livre. O índice de dureza da água (soma das concentrações dos íões polivalentes, geralmente atribuída a presença de cálcio e magnésio) é um dado usado para avaliar a sua qualidade. Ainda não se demonstrou efeitos adversos da dureza sobre a saúde humana, porém a água dura não espuma em presença de uma solução de sabão, causa corrosão e perda de eficiência na transmissão de calor em caldeiras e sistemas de refrigeração.

Material 3:

  • Almofariz
  • Balança analítica
  • Balões Erlenmeyer de 200 ml
  • Bureta de 25 ml
  • Esguicho com água desionizada
  • Frasco de vidro com rolha ermerilada de 100ml -
  • Pinça dupla para bureta
  • Pipeta graduada de 10ml
  • Pipeta volumétrica de 100ml
  • Suporte universal

Reagentes/produtos:

  • Solução padrão de E.D.T.A.
  • Solução de NAOH 2M
  • Murexide (sólido)
  • Cloreto de sódio puro

Procedimento4:

                                           A — Preparação do indicador

  A1— Pese 0,2g de murexide.

 A.2 — Pese 100,0g de cloreto de sódio puro.

 

A.3 — Misture muito bem, num almofariz, as substâncias pesadas em

A.l e A.2, até obter um pó fino.

 A.4 — Deite a mistura sólida obtida em A.3 num frasco de vidro e

rotule-o convenientemente.

                                     B — Determinação da dureza cálcica

 

B.1 — Para um balão de Erlenmeyer de 200ml, previamente lavado e

passado por água desionizada, meça com pipeta volumétrica,

convenientemente preparada, 100,00 ml água a analisar.

B.2 — Adicione à água contida no balão de Erlenmeyer| 2ml de solução-NAOH 2M  medidos com pipeta graduada (convenientemente preparada e cerca de 0,25g do indicador preparado em A

 B.3 — Preparar convenientemente uma bureta de 25ml com a solução

padrão de E.D.T.A.

 

B.4 — Da bureta adicione à solução contida no balão de Erlenmeyer

solução de  E.D.T.A. , gota a gota, até mudança de cor da solução para violáceo; esta cor deve ser persistente à agitação intensa.

 

B.5 — Repita o ensaio até obter, pelo menos, 3 valores concordantes

para o volume de titulante.

 Considere valores concordantes aqueles que não difiram entre

si mais que 0,10ml.

 

B.6 — Esvazie a bureta, lave-a com água da torneira e deixe-a tapada

e com a torneira aberta.

 B.7— A partir da molaridade da solução de E.D.T.A., do volume

desta solução e do volume da água determine a dureza cálcica

desta, expressa em ppm de carbonato de cálcio.

Observação5:

[pic 2]

Registo de medições6:

  •  Pese 0,20g de murexide.
  •  Pese 100,00g de cloreto de sódio puro.
  • meça com pipeta volumétrica,convenientemente preparada, 100,00 ml água a analisar.
  • 2.00ml de solução-NAOH 2M
  • 0,25g do indicador preparado em A
  • 25.00ml com a solução
  • padrão de E.D.T.A.

Parte 1-  Organização/registo dos resultados

ENSAIO

MEDIÇÃO DO VOLUME TITULANTE

Leitura inicial

Li(ml)

Leitura final

Lf(ml)

Volume utilizado

V=Lf-Li

13.62

18.61

4.99

18.61

23.70

5.09

8.49

13.62

5.13

Cálculos7:

V(Titulado)=100 Ml

V (Titulante)=5.07(media)=0.00507L

C(edta)=0.02mol/L

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

 g/L

[pic 11]

[pic 12]

Conclusão:

Ao final desta prática pode-se ver o quanto é necessário que a dureza total da água seja reduzida. Isto porque, caso a água tenha a dureza total elevada, poderá causar danos aequipamentos utilizados em processos industriais. Também é provável que o consumo com elevados índices de CaCO3, possa vir causar problemas de saúde as pessoas.

.A titulação de EDTA é um processo simples para determinação da dureza total da água. Contudo este processo requer bastante atenção do operador pois, as mudanças de cor que ocorrem no processo não são tão nítidas como as que acontecem em outros tipos de titulação. Uma boa prática, que deve ser realizada também em outros casos, é a realização de vários experimentos seguidos para que a partir da média dos resultados tenha-se um valor mais próximo do real e os erros sejam minimizados.O uso de resina catiônica é um dos meios mais utilizados para realizar o abrandamento da água, por sua grande eficiência. Contudo deve-se atentar que que após o uso intensivo desta substância ela acaba por ficar saturada diminuindo sua capacidade de absorção de Ca2+  e Mg2+

.Isto implica que mais resina deverá ser utilizada para o abrandamento de uma mesma quantidade de água. Consequentemente deve-se realizar o processo de regeneração da mesma. As resinas são mais eficientes quando estão secas pois, se estiverem úmidas será necessário que uma maior quantidade desta seja utilizada no processo.

[pic 13]

E atraves dos calculos obtive valores nas quais ouve uma classificação da dureza da agua onde nas quais estas se classificam em estado “mole” pois obtem-se valores de 114ppm, entao concluise-se que a dureza calcica analisada esta abaixo da media de 135ppm

Bibliografia 8: ------------------

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (278.9 Kb)   docx (531.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com