TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita técnica ao CEO

Por:   •  8/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  1.334 Visualizações

Página 1 de 4

UNITA- Centro Universitário

Turma quatro:

Professor: Jânder

Ana Caroline Brito Moura

Yuli Arruda

Visita ao Centro de Unidade Básica de Saúde e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município de Massapê-CE

Sobral - CE

2018

No dia 16 de Abril de 2018 (segunda-feira), a turma quatro de odontologia participou de uma visita no município de Massapê, onde foram recepcionados pela Sra. Vaulúcia que é encarregada do cargo de secretária da saúde do município. A primeira parada foi na unidade básica de saúde que como de costume estava lotado, porém não teve como acompanhar o fluxo, porque a unidade estava com problemas elétricos e a sala odontológica de emergência não estava sendo utilizada. Na segunda parada que por sua vez foi no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) viram como é o funcionamento não só dos cirurgiões dentistas mas também como o dos pacientes, enfermeiros, auxiliares e a estrutura do local, que por sinal, na medida do possível tem o necessário para que possa ajudar a população.

 

O CEO disponibilizou uma agente de saúde para falar sobre a nova e antiga gestão, antes era muito mais difícil o acesso as fichas, as cirurgias e os medicamentos mas hoje com a nova gestão mudou radicalmente, e tiveram melhorias significativas como o acesso odontológico, medicamentos e algumas cirurgias dentro do próprio município, possibilitando o paciente a não sair da sua cidade para outra. Nesta segunda-feira havia dois cirurgiães dentistas, o Dr. Bruno Magalhães e o Dr. Alexandre Lopes e suas auxiliares, ajudando os seus pacientes naquela manhã, algum deles até com chegada de emergência e outros com hora marcada, que na mesma haviam chegado dois pacientes com hora marcada, um para fazer restauração e outra extração.

Passando da sala odontológica foi tido o conhecimento do local, a estrutura e os materiais, vendo o expurgo que consequentemente nele estava a máquina de esterilização,a autoclave, o banheiro para pessoas com deficiência e outras não, outra sala odontológica de especialidade ortodôntica que estava vazia, mas que foi possível ver materiais que eram ultizados.

                       

[pic 1][pic 2]

                               

                                                                               

           

                                                                                                                       

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

As visitas foram de extrema importância para o estudante e futuro profissional de saúde para entender o Sistema Público de Saúde no Brasil e sua inserção na população, para os que mais necessitam a numerosa população de baixa renda. 

No PSF, os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos. No PSF podemos observar realidade do serviço público no Brasil, as condições de trabalho do cirurgião dentista e principalmente a falta do profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (244.9 Kb)   docx (730 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com