TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo materiais odontologicos

Por:   •  27/9/2015  •  Resenha  •  4.657 Palavras (19 Páginas)  •  2.199 Visualizações

Página 1 de 19

Moldagem: Ato para obtenção de um molde;

Molde: Reprodução negativa da área moldada;

Modelo: Reprodução positivo da área moldada.

O QUE SÃO OS MATERIAIS DE MOLDAGEM? Os materiais de moldagem são usados para produzir uma réplica detalhada dos dentes e dos tecidos da cavidade oral. Desta replica ou moldagem pode ser feito um modelo de estudo.

QUANTO A CLASSIFICAÇÃO, podem ser rígidos e elásticos.

Os materiais de moldagem rígidos não podem envolver retenções que podem estar presentes nos dentes ou no osso. Portanto, seu uso será restrito a pacientes edêntulos sem áreas de rebordo retentivas.

São eles: Gesso e Godiva/pasta de zinco enólica

Os materiais elásticos são subdivididos em materiais hidrocoloides e elastômeros. Ambos são capazes de moldar áreas retentivas e podem ser usados em pacientes edentulos, parcialmente edentados e totalmente dentados.

São eles: Hidrocolide: Ágar(reversível) e Alginato(irreversível);

Elastômeros: Polissulfeto, poliéter, silicone de adição e silicone de condensação.

Reprodução do detalhes superficiais: A precisão da reprodução dos detalhes superficiais depende da viscosidade da mistura e da habilidade do material de moldagem em ser adaptar intimamente com os tecidos moles e duros. Portanto, um material com baixa viscosidade é desejável, mas ele não deve ser tão baixa que o material não possa ser contido na moldeira de moldagem. O ideal é que o material de moldagem a ser empregado deve ser suficientemente fluido durante sua inserção para prevenir deslocamento dos tecidos moles; tais materiais são considerados mucostáticos.

A FIDELIDADE DIMENSIONAL E ESTABILIDADE SÃO DEPENDETES DOS FATORES:

MOLDEIRA: Sendo a moldeira propensa à distorção, então o modelo desta moldeira também será distorcido. Logo, moldeiras altamente flexíveis devem ser evitadas. Uma boa adesão entre a moldeira e o material de moldagem é muito importante. Se o material de moldagem extravasar da moldeira, isto distorcerá novamente a moldagem.

CONTRAÇÃO DO MATERIAL DE MOLDAGEM: Quando o material de moldagem toma presa por meio de uma reação química ou por alguma mudança no estado físico, ambas geralmente resultam em alguma contração do material de moldagem. Uma vez que o material está firmemente aderido à moldeira, esta contração aumenta o espaço previamente ocupado pelos tecidos duros e moles. Além das alterações nas dimensões durante a presa, existe também uma leve contração térmica do material de moldagem na medida que ele resfria da temperatura natural da boca para temperatura ambiente.

DEFORMAÇÃO PERMANENTE: Quando é feita a moldagem de um paciente dentado, haverá retenções devido as formas bolhosas das coroas dentarias. Nesse caso, o material de moldagem deve ser suficientemente flexível para permitir a remoção das regiões retentivas sem causar distorção; desta forma os materiais de moldagem rígidos não são adequados para esta finalidade.

ESTABILIDADE DE ARMAZENAGEM: Geralmente, existe uma demora significativa entre a realização e a moldagem e sua chegada ao laboratório de prótese onde o modelo será vazado. É importante que o material não contraia, não expanda e nem distorça durante este período de tempo.

TÉCNICA DE MOLDAGEM: no caso dos materiais de moldagem de silicone, em particular, existe uma variedade de técnicas de moldagem a ser empregada. É importante que a técnica apropriada seja usada para cada material.

MATERIAIS DE MOLDAGEM RÍGIDOS:

GODIVA: A godiva de moldagem é um material termoplástico com uma temperatura de transição vítrea em torno de 55-60°C. Acima da temperatura de transição vítrea, ela se torna macia e toma uma nova forma. Com o resfriamento da temperatura na boca, ele endurece e pode ser removida, retendo a forma (moldagem) da cavidade oral. Portanto, não existe reação química envolvida no uso deste material.

Composição: A composição das godivas para moldagem tende a variar de produto para produto. Elas consistem em uma combinação de resinas e ceras, plastificadores e cargas, cada um possuindo uma função especifica.

  • Resinas e ceras: As resinas são substancias orgânicas amorfas que são insolúveis em água. É caracteristicamente sem sabor, inodoras, sem cor e grudentas ao toque. As ceras usadas nas godivas para moldagem incluem a cera de abelha e a colofônia.
  • Plastificadores: As ceras e as resinas, se usadas isoladamente, tendem a produzir um material frágil com tendência à pegajosidade.
  • Cargas: Para superar a pegajosidade, controlar a fluidez e minimizar a contração devido à contração térmica, adiciona-se carga ao material.

Propriedades: A godiva para moldagem é mucocompressiva, já que é o material de moldagem utilizado com viscoso. Ela se torna rígida quando resfriada, possui uma alta viscosidade, de forma que a reprodução dos detalhes superficiais não é muito boa. A reprodução poderá ser melhorada pelo aquecimento do material de moldagem após a primeira moldagem, reposicionando-o na boca do paciente. Mesmo assim, a qualidade de detalhes superficiais não é tão boa. Portanto, é mais indicada como uma maneira simples e rápida de se reproduzir uma moldeira individual.

A condutividade térmica da godiva de moldagem é muito baixa, significando que durante o amolecimento o lado externo sempre amolecerá primeiro. Isto pode dar a impressão de que o material está pronto para uso, quando a parte interna ainda pode estar rígida.

Aplicação: Sua principal aplicação é para o registro de moldagens preliminares de arcadas edentadas. Isto fornece um modelo no qual uma moldeira individual pode ser construída, e que depois será usada com um material de moldagem de baixa viscosidade para o registro do fino detalhamento superficial.

PASTA ZINCO-ENÓLICA: Esse material de moldagem é na forma de duas pastas. Existe tipicamente uma pasta base, consistindo em óxido de zinco, óleo de oliva, óleo de linhaça, acetato de zinco e um traço de água e uma pasta catalisadora, consistindo em eugenol e cargas. O óxido de zinco e eugenol são componentes reativos que participam da reação de presa. A água inicia a reação de presa, e o acetato de zinco está presente para acelerar o processo de presa. Os óleos e as cargas substâncias inertes, que permitem que o material seja usado numa formulação pasta-pasta e auxilia à alcançar características de manipulação adequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com