TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Por:   •  7/4/2015  •  Seminário  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDADE I [pic 1]

PRINCIPAIS ASPECTOS:

Sabemos que os indivíduos e a sociedade é formado por diversos setores, dentre os quais, seu objetivo maior é a satisfação do ser humano em conjunto e harmonia com regras de convivência social e econômica. Dentre essas necessidades existem diferentes organizações, dentre elas a econômica, na qual tem como principal objetivo  gerir os recursos, que já sabemos que são escassos e limitados, de melhor forma para atender todas as necessidades dessa organização, seja ela pública ou privada, fazendo com que sua distribuição seja melhor aplicada ou ate mesmo investida. Para isso usamos dos estudos econômicos e de suas teorias para melhor gerir os recursos.

A atual economia do nosso país, já serve de um grande exemplo para tratarmos dos diversos exemplos de dificuldades de distribuição de recursos escassos que temos, como por exemplo AA região nordeste, onde os recursos naturais, como a água, é um recurso bastante escasso em relação a região norte do pais, onde se encontra cerca de 80% das bacias hidrográficas nacionais. São diante desses e de muitos outros exemplos, que podemos entender como é essencial uma boa gestão econômica e administrativa. Baseado em dados de cada região que temos hoje uma escolha do que se deve produzir, como produzir e como deve ser feita a distribuição dessa produção, papel de suma importância na aplicação dos conceitos econômicos adquiridos nos estudos vinculados a matéria.

A constante busca no aperfeiçoamento das aplicações na geração de bens é matéria principal no estudo econômico das capacidades e demandas, levando a busca continuamente de técnicas de aplicações para maior aproveitamento dos recursos de cada setor, seja ele qual for, tendo em vista que as necessidades humanas são infinitas, mais nenhum recurso acompanha a mesma necessidade, que nem por isso deixa de ser limitado de imediato, mais que podemos sempre buscar maneiras de gerir o que temos de acordo com a demanda, que é com certeza a principal base para a melhor aplicação dos recursos. Vimos que os bens podem ser classificados em primários, que são essências para existências da vida, como ar, alimento, etc. e também podem ser secundários, que são necessidades de convívio social, como educação, entre outros.

Os bens de natureza econômica nada mais é que os bens que tem valor de acordo com sua raridade no mercado ou demanda. Entre as subclasses temos os bens de consumo direto, que visão suprir a necessidade individual de cada cidadão, que pode ser Duráveis como por exemplo: eletrônicos e automóveis ou ate mesmo Não Duráveis como por exemplo: alimentos e roupas. Não podemos deixar os Bens Intermediários, que são os bens que dão origem a outros bens, como matéria prima, insumos e material de trabalho e por ultimo, mais nem menos importante que são os  Bens de capital que são aqueles que  são consumidos gradativamente, como por exemplo: Maquinas e ferramentas.[pic 2]

A elaboração de de recursos e projetos para uma eficaz aplicação dos recursos de produção é subdividida em fatores, são eles: Terra ou recursos Naturais, Recursos humanos ou Trabalho, Capacidade empresarial, Capital e Tecnologia. Fatores que visam a satisfação dos consumidores e buscar outros recursos para a satisfação dos consumidores. Vale ressaltar que cada fator tem seu custo, que são correspondentes respectivamente aos fatores, são eles: Trabalho/Salário, Capital/Juro, Terra/Aluguel, Tecnologia/Royalties e Capacidade Empresarial/Lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com